Páginas
▼
terça-feira, 31 de maio de 2016
Cabo Maciel parabeniza atuação do DENARC na Zona Sul de Manaus.
O Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc) prendeu, em flagrante, na tarde desta segunda-feira, dia 30, por volta das 17h, Antônio Silvino Fernandes da Silva, 30, e Diego Velasquez de Souza Rocha, 30, envolvidos com o tráfico de drogas na capital. Com os infratores foram apreendidos, aproximadamente, 15 quilos de substâncias entorpecentes, entre oxi, pasta-base de cocaína e cocaína pura.
De acordo com o diretor do Denarc, delegado Samir Freire, as prisões ocorreram em um laboratório de drogas situado na Rua Dois do bairro Petrópolis, zona Sul. Conforme a autoridade policial, as investigações sobre o caso tiveram início há 15 dias, após o recebimento de denúncias anônimas informando a comercialização e preparo de drogas no local.
“Montamos campana no lugar indicado durante alguns dias e observamos a movimentação dos infratores. Hoje conseguimos efetuar o flagrante. Com Antônio e Diego foram encontrados cerca de 15 quilos de substâncias entorpecentes, entre oxi, pasta base de cocaína e cocaína. Também apreendemos no imóvel quatro balanças de precisão, um celular e material para refino e preparo das drogas”, declarou Samir Freire.
O diretor do Denarc informou ainda que no local foram encontrados petrechos, como liquidificadores, embalagens plásticas, solução de bateria, dentre outros materiais utilizados no preparo das substâncias ilícitas. Durante consulta ao sistema de dados da instituição a equipe da unidade constatou que Diego já tinha passagem pela polícia por roubo.
Antônio e Diego foram autuados, em flagrante, por tráfico de drogas, associação para o tráfico e petrechos. Após os procedimentos legais, eles serão encaminhados à Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, onde irão permanecer à disposição da Justiça.
“Parabéns pelo excelente trabalho desempenhado, o DENARC é imprescindível no combate ao trafico de drogas, sempre investigando a fundo as rotas do trafico no estado do Amazonas, trabalhando em conjunto com a Policia Militar e Federal em prol da segurança do Estado” – disse Cabo Maciel.
POLICIAIS MILITARES DO AMAZONAS MOSTRAM O SIGNIFICADO DE POLÍCIA COMUNITÁRIA.
Casa de idosos ajudados por PMs será inaugurada DIA 12 DE JUNHO com feijoada beneficente.
Há dois meses, dois policiais militares do Amazonas, ( SD PM Gilson Moreno e SD PM Paulo Melo) lotados respectivamente na 23º CICOM e 3º Colégio Militar da Polícia Militar, iniciaram uma campanha nas redes sociais para ajudar um casal de idosos que viviam em situação precária e com risco de vida em um casebre na rua Constituinte no bairro de Santa Etelvina.
O que começou com uma iniciativa entre amigos policiais, tomou proporções gigantescas nas redes sociais e atingiu toda a sociedade amazonense.
Os policiais militares formados em 2011, mostram de forma ativa, prática e direta (além do espirito humano solidário) o verdadeiro sentido de uma POLÍCIA COMUNITÁRIA., pois foi através do olhar humano e servil, eles puderam proporcionar juntamente com os amigos e sociedade uma condição mais dígina ao casal de idosos.
Ações como essas engrandecem a Instituição Policial Militar, pois mostram que muito mais que agentes públicos de segurança, os policiais militares é um elo conjunto e mutuo da sociedade.
Parabéns pela ação conjunta POLÍCIA MILITAR E SOCIEDADE.
Você conhece o conceito de Segurança Pública?
O Presidente da Comissão de Segurança Pública – CSP da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, Cabo Maciel, tem o dever de lhe explicar.
Numa sociedade em que se exerce democracia plena, a segurança pública garante a proteção dos direitos individuais e assegura o pleno exercício da cidadania. Neste sentido, a segurança não se contrapõe à liberdade e é condição para o seu exercício, fazendo parte de uma das inúmeras e complexas vias por onde trafega a qualidade de vida dos cidadãos.
Quanto mais improvável a disfunção da ordem jurídica maior o sentimento de segurança entre os cidadãos.
As forças de segurança buscam aprimorar-se a cada dia e atingir níveis que alcancem a expectativa da sociedade como um todo, imbuídos pelo respeito e à defesa dos direitos fundamentais do cidadão e, sob esta óptica, compete ao Estado garantir a segurança de pessoas e bens na totalidade do território brasileiro, a defesa dos interesses nacionais, o respeito pelas leis e a manutenção da paz e ordem pública.
Paralelo às garantias que competem ao Estado, o conceito de segurança pública é amplo, não se limitando à política do combate à criminalidade e nem se restringindo à atividade policial.
A segurança pública enquanto atividade desenvolvida pelo Estado é responsável por empreender ações de repressão e oferecer estímulos ativos para que os cidadãos possam conviver, trabalhar, produzir e se divertir, protegendo-os dos riscos a que estão expostos.
As instituições responsáveis por essa atividade atuam no sentido de inibir, neutralizar ou reprimir a prática de atos socialmente reprováveis, assegurando a proteção coletiva e, por extensão, dos bens e serviços.
Norteiam esse conceito os princípios da Dignidade Humana, da Interdisciplinariedade, da Imparcialidade, da Participação comunitária, da Legalidade, da Moralidade, do Profissionalismo, do Pluralismo Organizacional, da Descentralização Estrutural e Separação de Poderes, da Flexibilidade Estratégica, do Uso limitado da força, da Transparência e da Responsabilidade.
Todos Juntos em prol a preservação do Meio Ambiente.
O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia.
Através do Decreto Federal 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também estabeleceu que neste período em todo território nacional se promovesse a Semana Nacional do Meio Ambiente que tem por finalidade apoiar a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do País.
O Dia Mundial do Meio Ambiente, também denominado WED, chama a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental. Por meio do WED, O Programa da ONU para o Meio Ambiente personaliza questões ambientais e possibilita a cada um perceber não somente sua responsabilidade, mas também o poder de se tornar um agente para a mudança, apoiando uma forma de desenvolvimento mais justa e sustentável.
Cabo Maciel reúne com lideranças do Ramal do 14 na Sepror para cobrar asfaltamento.
A recuperação e asfaltamento do ramal do 14, situado na BR-319, Careiro Castanho∕AM foi o principal assunto de pauta do deputado estadual Cabo Maciel (PR), com o secretário de Estado da Produção Rural (Sepror), deputado estadual Sidney Leite (Pros), na tarde desta segunda-feira (30), em cumprimento a promessa de campanha do governador José Melo (Pros), com os moradores da região do Castanho.
O asfaltamento do ramal do 14, foi apontado pelo deputado Cabo Maciel como o mais importante da região, uma vez que atende a população no inverno e no verão, além de dar acesso direto a 12 comunidades. Participaram o encontro os representantes do ramal, Branco do 14 e Sargento PM Edivaldo.
O secretário Sidney Leite prometeu rever a programação da Sepror e o aporte de recursos necessário para realizar a obra ainda este ano para aproveitar o início do verão, de modo que facilite o escoamento da produção dos produtores da região.
segunda-feira, 30 de maio de 2016
Cabo Maciel intervém junto a direção do Correios para manter Agencia funcionando em Novo Remanso.
O líder do PR na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Cabo Maciel voltou a cobrar junto à direção regional da Empresa de Correios do Amazonas a permanência do Banco Postal na Vila de Novo Remanso/Itacoatiara. Disse Cabo Maciel que o fechamento da Agencia do Correio vai prejudicar mais de 18 mil pessoas, sobretudo dos produtores de abacaxi, mamão, maracujá, além de outras produções agrícolas e comerciantes da região.
Além dos empresários e comerciantes a permanência da Agencia dos Correios, que funciona há mais de dez anos, em Novo Remanso, vem atendendo a população a efetuar o pagamento de luz, água, telefone, além de pagamentos previdenciários.
Além de defender o funcionamento da Agencia do Correio em Novo Remanso, Cabo Maciel cobrou a abertura de outra agência na Vila de Lindóia em local próximo ao posto da Polícia Militar, evitando assim que as pessoas tenham que se deslocar até a sede do município.
Deputado Cabo Maciel enaltece recorde em apreensão de drogas pela SSP-AM, em apenas cinco meses.
A SSP-AM registrou apreensão de cerca de três toneladas de drogas em cinco meses, as ações de combate ao tráfico de drogas realizadas pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), Polícia Militar e Polícia Civil, já resultaram, neste primeiro semestre do ano, na apreensão de cerca de 3 toneladas de drogas em todo Estado, sendo a maior parte em Manaus.
De janeiro até a última quarta-feira (25), a SSP-AM registrou 2.943,65 toneladas apreendidas, quantidade superior ao mesmo período do ano passado. A prioridade enquanto sistema de Segurança, não é apreender droga, mas isso tem sido necessário para combater o crime organizado, que utiliza os recursos da venda de drogas para fomentar outros crimes.
A última apreensão ocorreu na terça-feira à noite, quando aproximadamente 150 quilos de drogas do tipo ‘skank’ foram apreendidos com três homens na avenida Torquato Tapajós, Zona Oeste, em ação coordenada pela Secretaria Executiva-Adjunta de Inteligência (Seai) da SSP-AM, com apoio de integrantes do Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (Fera) da Polícia Civil.
Cabo Maciel destaca que neste ano, a expectativa não é superior o recorde de mais de 10 toneladas apreendidas no ano passado, marca superior a somatória dos últimos dez anos. As quadrilhas modificam sua forma de atuação e as estratégias também precisam ser modificadas. O combate intenso ao tráfico tem resultado também na redução dos homicídios.
Deputado Cabo Maciel destaca ato heroico de Guardas Municipais.
Mesmo sem armamento, guardas municipais prenderam dupla após assalto a taxista na Ponta Negra. Na tarde de sexta-feira, por volta das 16h50, um rapaz foi detido e um adolescente apreendido suspeitos de roubo majorado na Ponta Negra, zona oeste da capital.
De acordo com guardas municipais, a dupla tinha pegado um táxi na Cachoeirinha e anunciado o assalto nas proximidades da Marina do Davi. Foi quando o taxista, gritou por socorro e foi ouvido pelos servidores municipais.
Assim que viram os guardas, a dupla tentou fugir. Um deles foi logo capturado, mas o outro saiu correndo pela avenida Coronel Teixeira. Uma outra equipe de guardas motorizada conseguiu efetuar a detenção do segundo suspeito perto do anfiteatro.
Enquanto isso, o primeiro ainda feriu um fotógrafo que tirava retratos da orla de Manaus ao tentar roubar seu equipamento.
Policiais militares da 19ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) assumiram a ocorrência na delegacia.
Parabéns ao comandante do 8° BPM
Parabéns ao comandante do 8° BPM por cobrar providências da Amazonas Energia a respeito das câmeras do Ciops que foram queimadas.
"Fiz esta cobrança anteriormente pelo descaso com a população de Tabatinga. Não podemos tolerar o tratamento que está concessionária vem dando a esta população. Providências tem que serem tomadas e se for o caso acionarei Ministério Público Estadual contra esta empresa" diz Deputado Estadual Cabo Maciel.
Índios Tenharim ameaçam voltar a cobrar pedágio na Transamazônica, diz Cabo Maciel
Desde a chacina ocorrida em dezembro de 2013 quando três homens foram brutalmente assassinados na Reserva Tenharim, em retaliação a morte do Cacique Ivan Tenharim que foi encontrado morto às margens da estrada. Os índios da etnia Tenharim já espalham pela cidade de Humaitá que breve voltam a fazer a cobrança do pedágio na rodovia RB-230 Transamazônica, pois estão sentindo-se prejudicado com a suspensão da cobrança.
O clima de tensão que toma conta dos usuários da rodovia Transamazônica chamou atenção do líder do PR na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Cabo Maciel, que cobra interferência da Fundação Nacional do Índio (Funai).
A preocupação do parlamentar republicano é que região sul do Amazonas voltou a ficar tensa, com o anúncio dos índios ao ameaçar cobrar novamente o pedágio culminado também com a demora da justiça em julgar os 5 índios assassinos que tiraram a vida de três homens no final de 2013.
Apreensão de 800 quelônios no Sul do Amazonas é destacado pelo deputado Cabo Maciel.
A apreensão de 800 quelônios pelos policiais militares da 4ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) e agentes ambientais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no período de 21 a 24 de maio no Sul do Amazonas. Foi destacado pelo presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Cabo Maciel (PR), ressaltando a importância do trabalho dos militares na Amazônia.
A apreensão do último final de semana superou a última registrada pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama), em dezembro de 2012, que foi de 408 quelônios, dos quais 380 foram devolvidos vivos à natureza, e 444 ovos de tartaruga. Muitos chegavam a pesar mais de 50 quilos, alguns com idade estimada em mais de 100 anos.
Cabo Maciel ressaltou ainda o empenho e o compromisso da equipe da 4ª CIPM, comandada tenente Laurênio Silva, intensificando as blitz nas embarcações que navegam na região próximo as unidades de conservação situadas ao longo dos rios Purus e Sapatini.
Força Tática apreende mais de 40 quilos de drogas.
Meus parabéns a Policiais Militares da Força Tática do Batalhão Humaitá por esta grande operação, retirando esta grande quantia de drogas de circulação, impedindo que chegue a inúmeros filhos e filhas de nossas famílias humaitenses, Amazonenses e Paraenses. Parabéns pelo combate feroz e assíduo ao narcotráfico em nossa Amada Cidade de Humaitá!
Humaitá -AM pela sua localização e por ter estrada a BR-230 e BR-319 que a liga com todo o país, é conhecida como rota do trafico de entorpecentes tanto que é levada para a Capital Manaus como para Pará, essa droga veio da Bolívia passou por Porto Velho aonde fizeram a troca de veículos e de transportadores (conhecidas como mulas por carregar as drogas até o seu destino, ou até aonde eles foram contratados para levar as drogas não significa que seja o destino final da droga), para chegarem no seu “destino” que era Urucará -PA.
Hoje sexta-feira ( 27) a Força tática a equipe Delta no primeiro turno, por volta das 10 horas, fazendo policiamento no Porto da Balsa na Avenida Transamazônica ( A Balsa que atravessa o Rio Madeira na BR230 que liga Humaitá a Apuí e ao Pará), realizou abordagem em um veiculo montana ford de Porto Velho-RO com a Placa JUN 8212 de cor prata, durante abordagem o conduto e o passageiro apresentaram bastante nervosismo. Logo em seguida os policiais viram outra montana só na cor vermelha, de Porto Velho -RO Placa NDH 1120, acharam suspeita e também fizeram a abordagem e o condutor e dois passageiros também apresentaram nervosismo.
Nos dois veículos estavam 4 homens e uma mulher, Valdelina do Carmo Silva, Jemisson Aquino Evangelista, Anderson Pereira Barbosa, Dilberto Pereira de Lima e Alexsandro de Oliveira.
Diante das suspeitas os dois veículos foram escoltados até o 4 BPM, para que através da internet fossem pesquisados os nomes dos suspeitos, onde de inicio foi encontrado um mandado de prisão contra o Jemisson Aquino Evangelista pelo art. 33 (Art. 33. Importar, exportar, remeter, preparar, produzir, fabricar, adquirir, vender, expor à venda, oferecer, ter em depósito, transportar, trazer consigo, guardar, prescrever, ministrar, entregar a consumo ou fornecer drogas, ainda que gratuitamente, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar), e seu carona Anderson Pereira Barbosa respondendo processo criminal.
Realizado a abordagem no veículo montana na carroceria tinha fundo falso, encontraram os entorpecentes, apresentados sendo: na Montana prata encontrado 30 tabletes substancia entorpecentes, possivelmente cocaína, 22,52 quilos na Montana vermelha, continha 28 tabletes, totalizando 21, 976 quilos.
Cabo Maciel destaca Moto Honda como parceira da segurança pública.
A doação de quatro motocicletas da empresa Moto Honda da Amazônia, a Secretaria de Segurança Pública (SSP), que serão destinadas para formação de policiais Militares, Civis e Bombeiros na condução dos veículos, que são utilizados paras as ações de segurança na capital. Foi destacada pelo presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Cabo Maciel (PR), no Plenário da Casa.
A iniciativa da Moto Honda vem atender uma necessidade do secretário Sérgio Fontes, que vem se destacando a frente da SSP no combate ao tráfico de drogas.
Para o parlamentar republicano a Moto Honda tem sido uma empresa parceira com os órgãos de segurança pública do Estado e merece elogios principalmente ao vice-presidente da Moto Honda, Júlio Coga.
Metade dos prefeitos do Estado do Amazonas na ‘mira’ do Ministério Público.
É com estarrecimento, tristeza e euforia que vejo esta esta notícia de que Metade dos prefeitos do Estado do Amazonas na ‘mira’ do Ministério Público.
Dos 30 chefes de Executivo municipal que são alvo de investigação pelo órgão, 14 já foram denunciados à Justiça, entre eles Adail (Coari), Xinaik (Iranduba) e Maria Barroso (Pauini).
Estarrecimento por ver que o administrador público do Executivo perdeu o foco na população e no bem comum.
Tristeza por saber que quem sofrerá as consequências será a população desses municípios, e haverá sucateamento e escassez de recursos nos setores da saúde, educação, segurança, social e demais.
Euforia em saber que o Ministério Público do Amazonas vem executando brilhantemente seu papel de combater esses ilícitos e rigoroso em punir tais malfeitores do dinheiro público.
Cabo Maciel participa de Audiência Pública que debate Cadeia Produtiva de Jacarés.
O deputado Cabo Maciel destacou o aumento população dos jacarés no Amazonas e da possibilidade do abate de forma manejada para ajudar nossos irmãos que que vivem no interior e são vítimas desses repteis.
Cabo Maciel relatou o grande números de pessoas que são atacadas no interior do Amazonas, muitos ficam mutilados, principalmente as crianças que são as grandes vítimas dos ataques.
Cabo Maciel critica a “politicagem” no Festival Folclórico de Parintins.
Na manhã desta quarta-feira (25), o deputado estadual Cabo Maciel (PR) discursou no Pequeno Expediente, criticando o que classificou como “politicagem” na realização do Festival de Parintins (a 369 km de Manaus).
Exemplificando custos apresentados em planilha pela organização, o deputado citou a sonorização, que, de acordo com ele, poderia ser mais barata. “Temos que acabar com a ‘politicagem’ dentro do boi, isso é uma pouca vergonha o que está acontecendo. Essa sonorização, por exemplo, é possível fazer com R$ 300 mil – sendo R$ 100 mil para cada noite – não só para o festival em si como para os eventos paralelos que ocorrem na cidade”,afirmou.
Por outro lado, Maciel reconheceu a perda da arrecadação, mas deixou claro que não concorda com a suspensão não só do Festival de Parintins como outros do Estado. “Estas festas são patrimônio do nosso estado e alavancam a economia do estado, mas a verdade é que ninguém pode fazer milagre. Eu creio que com muito menos de R$ 18 milhões se realize um Festival muito bom, a contento do povo amazonense e dos turistas”, declarou.
Violência nas Escolas
O parlamentar abordou também o caso de assalto na Escola Estadual Vasco Vasquez, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus na noite da última segunda-feira (23) em que três alunos foram esfaqueados. “Com a retirada dos vigilantes armados as escolas ficaram simplesmente desamparadas em termos de segurança. É inadmissível hoje os bandidos pularem o muro das escolas para assaltar os alunos. Por isso, gostaria de pedir ao Governador que reavaliasse a questão”, afirmou, lembrando o projeto de patrulhamento ‘Ronda Escolar’ da Polícia Militar (PM).
quarta-feira, 25 de maio de 2016
Cabo Maciel, como presidente da comissão de Segurança Pública, faz um alerta a quem irá trafegar por rodovias neste feriado.
DIRIGIR SEM FAROL BAIXO DURANTE O DIA EM RODOVIAS IRÁ GERAR MULTA, ALÉM DE SER CONSIDERADA INFRAÇÃO MÉDIA COM PERDA DE QUATRO PONTOS NA HABILITAÇÃO.
Motoristas serão obrigados a usar farol baixo ao trafegarem de dia em rodovias e túneis sem iluminação no Brasil. Até então, o Código de Transito Brasileiro (CTB) apenas recomendava que as luzes baixas do carro fossem acesas na estrada, independentemente de condições de luminosidade.
A medida foi sancionada pelo Presidente interino Michel Temer, e publicada no Diário Oficial da União na edição dessa terça-feira. O descumprimento da norma será considerado infração média, com perda de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação e Multa de R$ 85,13.
O Conselho Nacional de Transito já havia editado uma resolução que recomendava o uso de farol baixo nas rodovias durante o dia. Agora, o Brasil se soma à Argentina e Uruguai, na América Latina, e a países da Europa que já adotam o uso de faróis acesos durante o dia.
A medida tem como objetivo aumentar a segurança nas estradas. O Brasil apresenta uma taxa de 23,4 mortes no transito para cada 100 mil habitantes, segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgada no dia 19 de maio. O País tem o quarto pior desempenho do continente americano.
“O transito brasileiro é um dos que mais matam no mundo, aproximadamente 50 mil vítimas fatais por ano. Essa proposta, além de não ter custos, pode resultar em menos acidentes. Acredito ainda que não apenas nas rodovias, mas também deveria ser aplicado no dia-a-dia das cidades” – disse Cabo Maciel.
Cabo Maciel comemora derrubada do veto da anistia a PMs do Amazonas pelo Congresso.
O Congresso Nacional derrubou, ontem, veto a projeto de anistia de policiais e bombeiros militares que participaram de movimentos reivindicatórios no Amazonas e em mais oito Estados.
No Amazonas, cerca de 300 policiais e bombeiros podem ser beneficiados com a medida, incluindo 90 policiais da ROCAM, que lideraram uma manifestação em abril de 2014.
O veto foi rejeitado por 286 deputados contra 8 votos favoráveis e 1 abstenção. No Senado, o placar foi de 44 Contrários ao veto, 7 favoráveis e 1 abstenção.
"Vetar a anistia a estes Policias Militares no momento de crise econômica que estamos enfrentando seria extremamente prejudicial e poderia causar um desequilíbrio na corporação" - disse Cabo Maciel.
Cabo Maciel cobra mais apoio para o programa Ronda Escolar para ajudar na segurança dos alunos da capital e interior do Estado
Usando a tribuna nesta quarta-feira (25), durante o pequeno expediente o presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Cabo Maciel (PR) cobrou do governador José Melo e do Comandante Geral da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) maior atenção para o programa Ronda Escolar para que possa ajudar na segurança dos nossos alunos, evitando o que aconteceu com os alunos da Escola Vasco vasques na Zona Leste.
Maciel citou como exemplo, a 13a CICOM que funciona na Zona Norte de Manaus, que realiza um trabalho excelente junto as escolas dos bairros Alfredo Nascimento, Aliança com Deus e Cidade de Deus.
Cabo Maciel parabeniza a ação da 4ª Cicom em escola no bairro Grande Vitória.
Através do programa Ronda Escolar, os Policiais Militares da 4ª Cicom, sob o comando do capitão PM Marcelo Cruz realizaram palestra no Centro Educacional Estrela da Manhã, a Soldado Regina Reis ministrou a palestra com temática “Boas Maneiras”, onde estavam presentes 36 crianças do jardim 1, 2 e 3, com idade entre 3 e 5 anos. Os policiais da 4ª Cicom vêm realizando estas palestras para orientar os alunos e quanto aos cuidados na ida e vinda da escola, repassando sempre dicas de segurança.
Cabo Maciel defende cumprimento da Lei da Pedofilia no Estado
O deputado estadual Cabo Maciel (PR), destacou a Lei Promulgada Nº205 do D.O.E 10.11.2014, de sua autoria que proíbe esses estabelecimentos de hospedar crianças ou adolescentes em hotel, motel, pousadas, pensão, ou estabelecimento semelhante, nos mesmos moldes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Cabo Maciel acionara a Secretaria de Segurança Pública para que faça o cumprimento de sua Lei em blitz surpresas nos hotéis, motéis, pousadas, pensão e outros estabelecimentos de hospedagem sem o acompanhamento dos pais ou responsáveis.
terça-feira, 24 de maio de 2016
NOTA DE REPÚDIO
O Presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, Deputado Estadual Cabo Maciel, REPUDIA COM VEEMÊNCIA o Mandato de Prisão nº 0206728- 29.2016.8.04.0001.0007, oriundo da 1ª Vara do Tribunal do Júri da Capital, determinando a prisão do Cabo PM Edmilson Pimentel Rodrigues, na Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa, em flagrante afronta a regra determinada no Artigo 295 Caput e Inciso V, do Código de Processo Penal Brasileiro - CPP, que determina que os Militares Estaduais com prisão provisória devem ser recolhidos nos Quartéis ou presídios militares, e não nas cadeias públicas ou presídios com os demais presos comuns. Tal regramento também está devidamente reconhecido pelo Colendo Supremo Tribunal Federal – STF e pelo Egrégio Superior Tribunal de Justiça – STJ.
Destarte, o mandato de prisão repudiado, além de contrariar o Código de Processo Penal Brasileiro – CPPB está condenando a possíveis agressões ou atentados contra a vida do Cabo PM Edmilson Pimentel Rodrigues, que é Policial Militar e não pode ser recolhido com os demais presos comuns, devendo o ato ilegal e arbitrário ser retificado em caráter de urgência.
Além do que, a Polícia Militar possui presídio próprio e acolhe presos comuns em situação de perigo, não se justificando o tratamento discriminatório dado pela Excelentíssima Senhora Juíza de Direito, Titular da 1ª Vara do Tribunal do Júri da Capital em desfavor do Cabo PM Edmilson Pimentel.
Manaus-AM, 24 de maio de 2016.
Deputado Alcimar Maciel Pereira – Cabo Maciel, Presidente da
Comissão de Segurança Pública da ALEAM.
Cabo Maciel parabeniza Detran e Manaustrans pelo reforço ao Programa Maio Amarelo.
O líder do PR na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Cabo Maciel, parabenizou na manhã desta terça-feira (24), a ação do Departamento Estadual de Transito (Detran) e do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Transito (Manaustrans), que durante este mês mobilizou suas equipes de fiscalização em diversas zonas de Manaus.
O objetivo do Projeto de Lei Ordinária Nº 314/2015 de 21/10/2015, de autoria do deputado Cabo Maciel tem como objetivo reduzir acidentes fatais e vítimas de trânsito na cidade de Manaus e no interior do Estado.
Cabo Maciel insiste na implantação do Ticket Alimentação para os militares do Amazonas.
A implantação do Ticket Alimentação voltou a ser defendido pelo presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Cabo Maciel (PR) ao secretário de Segurança Pública (SSP), delegado federal Sérgio Fontes.
Cabo Maciel tem sido a voz dos servidores da Segurança Pública junto ao governador José Melo (Pros) e secretário de Segurança, Sérgio Fontes na cobrança do Ticket Alimentação para os policiais militares.
O pedido foi feito ao secretário Sérgio Fontes para que levasse a proposta para o governador estudar a possibilidade da implantação do Ticket nesse momento em que encerrou o contrato da empresa Ripasa com o fornecimento da alimentação dos militares.
Cabo Maciel lembra a perda do Senador Jefferson Peres.
O líder do PR na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Cabo Maciel destacou nesta segunda-feira (23), o sofrimento muito grande com o passamento acontecido em 2008, a morte do senador Jefferson Peres (PDT), considerado pelo parlamentar como um cidadão de inúmeras qualidades e também no exercício do mandato ou dos mandatos que exerceu, principalmente no Senado da Republica, e, em outros Estados onde era reconhecido na via pública, recebia as parabenizaçôes do povo.
Lembra Cabo Maciel que o senador Jefferson Peres conquistou, no cenário nacional, o reconhecimento como sendo alguém que participava da atividade política tendo a ética como algo incorporado ao exercício do mandato.
Maciel fez essa referência para lembrar a data e como cidadão brasileiro, prestou sua solidariedade a toda família, e ao povo amazonense diante de algo que foi surpreendente, uma vez que o senador Jefferson Peres não apresentava nenhum sinal de estar com a saúde abalada.
Cabo Maciel encerra afirmando que a vida continua, tendo a certeza de que o Senador Jefferson Peres continuará na memória de todos nós como sendo um político que dignificou a atividade pública.
Vereadores do Baixo Amazonas vão debater Segurança Pública em Itacoatiara/AM.
Confirmado para às 10h do dia 8 de junho na Câmara Municipal de Itacoatiara/AM, Audiência Pública para tratar sobre Segurança Pública, que contará com a participação de vereadores de todas as Câmaras Municipais do Baixo Amazonas. A iniciativa é do vereador Richardson do Mutirão (PR-Itacoatiara), presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara de Itacoatiara.
Participarão da Audiência Pública o deputado Cabo Maciel (PR), presidente da Comissão de Segurança Publica da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), serão convidados ainda os Vereadores, Juizes, Promotores de Justiça dos municípios de Itacoatiara, Silves, Itapiranga, São Sebastião de Uatumã e Urucará.
O combate as drogas, abuso sexual contra menores, assaltos as embarcações que navegam na região que são atacados pelos piratas dos rios.
segunda-feira, 23 de maio de 2016
Projeto do Cabo Maciel ganha força junto ao Detran e Manaustrans no Estado.
Projeto de Lei Ordinária aprovada Nº 314/2015 de 21/10/2015, de autoria do deputado estadual Cabo Maciel (PR), que institui a Campanha Maio Amarelo, de educação e prevenção de acidentes de trânsito, mobilizou equipes de agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans), atuaram no final de semana em diversas áreas autuando cerca de 140 veículos, removido por infrações como estacionar em local proibido e sobre o passeio público.
Cabo Maciel destacou as atividades do Detran e do Manaustrans com objetivo de reduzir acidentes fatais e vítimas de trânsito na cidade de Manaus e no interior do Estado.
Lembra Cabo Maciel que os agentes de trânsito percorreram as ruas do centro, calçadões e vias do comércio local para coibir estacionamento irregular de veículos em áreas proibidas por sinalização e sobre calçadas.
Cabo Maciel cobra viaturas de duas e quatro rodas e fluvial para Silves.
A aquisição de viaturas de duas e quatro rodas e uma fluvial foi cobrada pelo presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Cabo Maciel (PR), reuniu com o secretário de Segurança Pública (SSP), delegado Federal Sérgio Fontes, durante reunião na sede do órgão.
Cabo Maciel destacou o trabalho do delegado João Junior, a frente da delegacia de Silva/AM, que apesar das dificuldades enfrentada pela crise conseguiu baixar o índice de violência no município.
Deputado Estadual Cabo Maciel destaca iniciativa da 17ª Companhia Interativa Comunitária – Cicom pela implementação do programa “Rede de Vizinhos Protegidos”.
Os Policiais Militares foram homenageados por moradores do Conjunto Jardim Versales pela implementação do programa “Rede de Vizinhos Protegidos”.
O projeto tem como intuito integrar a comunidade à Polícia Militar do Amazonas (PMAM). A intenção é desenvolver estratégias de segurança pública entre os moradores e os policiais.
O programa está sendo aplicado no conjunto Versales desde setembro do ano passado. A parceria da comunidade tem diminuído a criminalidade do bairro.
Segundo o tenente Proença, responsável pela implementação no conjunto, os policiais pretendem aplicar o projeto aos demais conjuntos e bairros da área de atuação da 17ª Cicom.
Conforme Proença, após o desenvolvimento do projeto, agora os moradores preocupam-se com a propriedade do vizinho e qualquer anormalidade tratam de acionar a polícia.
Cabo Maciel cobra cumprimento da Lei da Pedofilia.
O presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Cabo Maciel cobra do secretário de Segurança, delegado federal Sérgio Fontes uma fiscalização mais rigorosa nos hotéis, motéis, pousadas, pensão e outros congeneres para impedir a presença de menores nesses locais, em cumprimento a lei de sua autoria.
Apoio ao Festival Parintinense!
Deputado Estadual Cabo Maciel expressa toda sua solidariedade ao Povo Parintinense neste momento conturbado para a realização de sua maior festa folclórica e maior expressão cultural amazonense.
Sou fã incondicional deste ópera cabocla e de toda a magia proporcionado por seus artistas. Incomparável evento!
Não são só três dias de festival, é a economia injetada de fora na cidade, é a alegria de recepcionar os turistas, é poder mostrar o talento e o carisma do povo parintinense.
Estarei me unindo a todos os deputados, artistas, indo ao Governador do Estado e ao Senador Omar Aziz para que aja esta grandiosa festa. Lutarei com afinco para que se reverta este cenário.
Sei da atual situação financeira de nosso Estado e do Brasil. Mas não se pode abandonar a nossa raiz e espelho cultural.
É dever do Estado oferecer lazer e cultura para o seu povo: Garantido e Caprichoso são patrimônios culturais do Amazonas e do Brasil, e são a identidade da cultura de um povo. Cabe ao Estado oferecer as condições necessárias para o desenvolvimento das agremiações.
A cidade de Parintins prepara-se um ano para este três dias. O habitante Parintinense, o povo amazonense e o turista respiram e vivem euforicamente esta festa. Nada mais justo do que proporcionar este evento.
Que não se sacrifique a história cultural, a expressão artística, a riqueza imaginária de nosso povo. Viva o festival folclórico de Parintins e viva os seus cidadãos!
sexta-feira, 20 de maio de 2016
Policial paraplégico vítima de bandido tem apoio do deputado Cabo Maciel em Manacapuru para disputar uma vaga na Câmara Municipal.
Dando prosseguimento ao seu projeto político de ampliar em todo Estado a representação da bancada militar nas Câmaras Municipais, o líder do PR na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Cabo Maciel definiu pelo nome do Cabo Aleandro Gonçalves Noronha, que recebeu apoio da tropa como pré-candidato a uma cadeira a Câmara Municipal de Manacapuru para as eleições deste ano. Apesar da dificuldade para se locomover o policial Aleandro vem recebendo ajuda dos familiares e dos próprios policiais para visitar os parentes e amigos em busca dos votos que vão lhe garantir o mandato.
Aleandro Noronha, lotado no 9º Batalhão de Polícia Militar, em Manacapuru (a 68 km de Manaus), vitimado com um tiro nas costas, no dia 12 de janeiro de 2010 foi vítima do bandido Jhoninho e dois outros homens que são acusados do atentado, quando tirava serviço no arraial de Santo Antônio, no bairro da Terra Preta, em Manacapuru.
O tiro acertou o lado esquerdo do peito do policial e a bala ficou alojada próxima à coluna vertebral causando preocupação aos familiares e a tropa.
Após receber os primeiros atendimentos no hospital Lázaro Reis, a vítima foi transferida para um hospital em Manaus e depois de algumas semanas constatou-se que Aleandro tinha se restabelecido, mas a bala havia deixado-o paraplégico.
Ainda em Manacapuru o policial disse que o homem que efetuou o disparo é moreno, magro e tem olhar caído, as características identificadas pela vítima e o depoimento de uma testemunha que presenciou o atentado, levaram a polícia a suspeitar de Jhoninho, velho conhecido de polícia, morador do bairro da Liberdade, que já responde processo, acusado de ter atirado no Soldado Aleandro Gonçalves Noronha.
Cabo Maciel incentiva jovens parlamentares.
O estudante Leonardo Lívio dos Santos Silva (titular) e Wesley Silva Lima, ambos do Centro de Educação SESC (José Tadros), serão acompanhado pelo deputado estadual Cabo Maciel (PR) e sua assessoria nos próximos dias de vigência da 9ª edição do Parlamento Jovem da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Os 02 jovens estudantes são alunos do Ensino Médio oriundo de escolas públicas da capital amazonense.
Durante o período em que estiverem sendo acompanhados os jovens vão conhecer a rotina na Aleam e ter a vivência do processo democrático. Além de ver de perto o trabalho parlamentar que é exaustante, mais necessário na vida das pessoas.
Durante esse período os jovens irão elaborar um projeto que será apresentado no Plenário da Casa, além de se atualizarem com que vem acontecendo com o Estado, deverão dominar a Constituição Estadual e Federal.
Os jovens parlamentares Leonardo Lívio e Wesley Lima foram recepcionados pelos assessores do deputado Cabo Maciel, que começaram a orientar na execução do projeto a ser defendido em Plenário na próxima semana.
20 de Maio Dia do PEDAGOGO
Quero parabenizar todos os profissionais da educação pelo empenho, dedicação e esmero que tratam o ato de educar, mesmo com todas as dificuldades impostas, estão sempre aptos a doar-se pelo progresso da nossa juventude.
E nesta data em especial, parabenizo todos os profissionais pedagogos que contribuem incessantemente para o desenvolvimento intelectual, ético e moral das nossas crianças e adolescentes.
Aleam debate Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes.
Confirmado para as 8 hs desta segunda-feira (23), no auditório “Belarmino Lins”, o II Seminário Intersetorial de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e adolescentes, de autoria do deputado Luiz Castro.
O evento vem complementar a discussão sobre a Lei nº 4288/2016, aprovado em 2015, Projeto de Lei de autoria do deputado Cabo Maciel, que proíbe esses estabelecimentos de hospedar crianças ou adolescentes em hotel, motel, pousadas, pensão, ou estabelecimento semelhante, nos mesmos moldes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Cabo Maciel acionara a Secretaria de Segurança Pública para que faça o cumprimento de sua Lei em blitz surpresas nos hotéis, motéis, pousadas, pensão e outros estabelecimentos de hospedagem sem o acompanhamento dos pais ou responsáveis.
Vereador Dirlan veio agradecer Cabo Maciel pela chegada da viatura de 4 rodas em Apuí/AM.
O primeiro secretário da Câmara Municipal de Apuí∕AM (distante a 453 km de Manaus), vereador Dirlan Gonçalves (PR), desembarcou na manhã desta quinta-feira (19), em Manaus para agradecer o empenho do deputado estadual Cabo Maciel em conseguir junto ao Comando Geral da Polícia Militar uma viatura de quatro rodas para atender a população do Sul do Amazonas.
O empenho do deputado Cabo Maciel em favor da população de Apuí foi destacado pelo edil republicano em reconhecimento ao empenho do parlamentar, uma vez que a distância entre o município e a capital se faz necessário ter alguém que possa representar bem Apuí em Manaus.
O vereador Dirlan Gonçalves acompanhado do vereador Sales (PSC), acompanhados do deputado Cabo Maciel participaram de uma reunião com o secretário de Segurança Pública, delegado federal Sérgio Fontes para tratar de demandas de Apuí.
Cabo Maciel cobra aumento do efetivo e viaturas de duas e quatro rodas para Itacoatiara.
O aumento da violência no município de Itacoatiara (distante a 265km de Manaus), Região Metropolitana de Manaus foi um dos principais assuntos de pauta do líder do PR na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Cabo Maciel com o secretário de Segurança Pública do Amazonas, delegado federal Sérgio fontes, que prometeu reunir com o Comandante Geral Rubens de Sá para o aumento do efetivo e envio de novas viaturas de duas e quatro rodas.
Aumento muito nos últimos meses – disse Maciel -, o aumento das ocorrências de crimes violentos e assassinatos brutais devido o reduzido efetivo do 2º Batalhão da Polícia Militar de Itacoatiara.
Cabo Maciel acrescentou ainda ao secretário Sérgio Fontes, que o Batalhão de Itacoatiara serve com policiais os municípios de Nova Olinda, Borba e Envira, contribuindo para reduzir ainda mais o efetivo da Velha Serpa.