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sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Investimento milionário promete melhorar transporte de passageiros nos rios da Amazônia

Dragagem e sinalização dos rios e modernização de portos são algumas mudanças

Todos os anos 13,6 milhões de pessoas, ou mais da metade dos 26,2 milhões de habitantes da amazônia brasileira, usam embarcações como meio de transporte na região. A falta de estradas normais, em terra, leva a população a recorrer às hidrovias e fazer do transporte fluvial tão concorrido quanto o rodoviário, devido ao elevado número de rios na bacia hidrográfica da Amazônia. Para melhorar o transporte hidroviário no interior da região e do restante do País, o Ministério dos Transportes criou o Plano Hidroviário Estratégico (PHE) cujo investimento previsto de R$ 26 bilhões promete desenvolver o transporte em embarcações durante os próximos 16 anos.
Ministério dos Transporte anuncia R4 26 milhões para melhorar transporte fluvial no Brasil. Foto: Reprodução/ShutterstockMinistério dos Transporte anuncia R4 26 milhões para melhorar transporte fluvial no Brasil. Foto: Reprodução/Shutterstock
As melhorias prometidas no PHE serão realizadas por meio de dragagem, sinalização e balizamento nos rios, além de investimentos em portos, terminais e embarcações. Este último item compreende a renovação da frota de barcos e aquisição de tecnologias para facilitar a navegabilidade na Amazônia. Os investimentos serão feitos pelo Governo Federal (R$ 17 milhões) e iniciativa privada (R$ 9 milhões), em uma possível parceria público-privada ainda não definida pelo ministério.
Segundo o coordenador do plano, Luiz Ribeiro, os investimentos na Amazônia poderão partir dos donos de todos os tipos de embarcações, transportadoras, estaleiros e empresários de seguimentos interessados no uso das hidrovias para transporte de commodities e minérios. “Além dessas [melhorias] serão somadas outras medidas que ainda serão identificadas”, revelou. “Esperamos que as mudanças comecem a ocorrer a partir de 2014”.
O Ministério dos Transportes divide a Região Hidrográfica do Amazonas em três sistemas hidroviários: sistema rio Amazonas, sistema do rio Madeira e sistema do rio Tapajós. O maior deles é o Sistema Hidroviário do Amazonas com 14 hidrovias que abrangem 11.968 quilômetros. Segundo dados do PHE, uma das principais vantagens do investimento em hidrovias para a Amazônia, em comparação com rodovias e ferrovias, é o baixo impacto ambiental. O modal de transporte fluvial também aumentaria a contribuição para o desenvolvimento sustentável da economia brasileira.

Portal Amazônia

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