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quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Cabo Maciel destaca importância do Terminal de Carga em Itacoatiara

Por Jerson Aranha
Dep. Cabo Maciel e Senador Alfredo Nascimento
O presidente da Comissão dos Portos na Assembleia Legislativa do Amazonas(Aleam), deputado Cabo Maciel destacou no Plenário Ruy Araujo o anúncio feito pelo ministro de Transportes, César Borges, sobre a construção de Terminal de Cargas em Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus), orçado em R$ 80 milhões, colocando o município em posição geograficamente privilegiada.

Disse Cabo Maciel que de acordo com o projeto inicial executado ainda quando o senador Alfredo Nascimento era ministro dos Transportes constava de quatro balsas de 100 metros cada uma, com capacidade para receber guinchos, capaz de movimentar todo tipo de “containers” em seu interior.
    
             Acrescentou ainda Maciel que Itacoatiara terá o segundo maior Terminal de Cargas do Amazonas, será construído no terreno onde funcionou a Portobrás e deverá ter processo de licitação aberto também no mês de novembro. 

Cabo Maciel defende aprovação de PCCR para praças da Polícia Militar

Cabo Maciel mantém firme sua luta pela Lei de Carreira dos PMs

 (Foto: Elisa Garcia Maia/Aleam)
Aproveitando a aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) para os Servidores da Educação, o deputado estadual Cabo Maciel (PR) voltou a defender a aprovação do PCCR dos Praças da Polícia Militar (PM), na manhã desta quinta-feira (31) na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).       

  Segundo o deputado, o Projeto de Lei que trata do PCCR dos Praças já está pronto, mas ainda não foi enviado para aprovação na Assembleia porque não foi discutido entre o governador Omar Aziz e as entidades de classe. “Peço que o governador possa avaliar a carreira dos praças da PM, porque, diferente dos oficiais da PM que possuem um Plano de Cargos, os praças aguardam há tempos por um plano que os amparem”, declarou.

Assembleia vai a Humaitá discuti sobre Segurança Pública com a população

Deputado Cabo Maciel (PR) garante que Audiência Pública servirá para que a população possa se manifestar a respeito da falta de segurança existente no município
Deputado Cabo Maciel (PR) garante que Audiência Pública servirá para que a população possa se manifestar a respeito da falta de segurança existente no município


O presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Cabo Maciel (PR), confirmou para o dia 11, no plenário da Câmara Municipal de Humaitá a realização de Audiência Pública sobre segurança pública no município. Os técnicos da Comissão constituída na maioria por militares seguirão, no início do mês, para o sul do Amazonas, onde farão um levantamento junto à população.

Garante Cabo Maciel que a realização dessa Audiência Pública servirá para que a população possa se manifestar até mesmo anonimamente a respeito da falta de segurança existente em Humaitá.

Cabo Maciel informa que a presença da Comissão de Segurança em Humaitá faz parte do projeto parlamentar do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Josué Neto (PSD), que incentiva a presença do Poder Legislativo por meio das Comissões Permanentes no interior do Amazonas.

Texto e Foto: Assessoria do Deputado

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Cabo Maciel comemora liberação de recursos para construção do Terminal de Carga de Itacoatiara



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O presidente da Comissão dos Portos da Assembleia Legislativa do Amazonas(Aleam), deputado Cabo Maciel(PR) comemorou o anuncio feito pelo ministro dos Transportes, César Borges que prevê a aplicação de R$ 420 milhões em projetos de infraestrutura para o Amazonas. O parlamentar destacou recursos de R$80 milhões destinado a construção novo Terminal de Cargas de Itacoatiara.

Disse Cabo Maciel que Itacoatiara terá o segundo maior Terminal de Cargas do Amazonas, será construído no local onde funcionou a Portobrás e deverá ter processo de licitação aberto também no mês de novembro.
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Outros R$120 milhões serão destinados para a revitalização do Porto de Manaus e do Porto da Manaus Moderna, este último abrigará um terminal hidroviário para receber barcos regionais. De acordo com o Ministério, a expectativa é que a licitação ocorra em dezembro deste ano.

Cabo Maciel questiona ausência dos oficiais na reunião de reformulação do RD da Polícia Militar


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(Foto: Danilo Mello/Aleam)

O deputado estadual Cabo Maciel (PR) criticou durante a Sessão Ordinária desta quarta-feira (30), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a ausência dos oficiais designados pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM) para participar do trabalho de reformulação do Regulamento Disciplinar da Polícia e Bombeiro Militar do Amazonas (RD-PMAM) nas reuniões que vem sendo realizadas pela Comissão de Segurança da Assembleia para debater o assunto.
“A Comissão de Segurança tem feito a coisa muito organizada. Tem encaminhado o convite, mesmo a presença dos oficiais tendo sido determinada pelo comando da PM, por se tratar de uma lei de suma importância. Nós trouxemos o debate para esta Casa porque sabemos que se a mudança do RD-PMAM for feita dentro da estrutura do Comando da PM, nós vamos terminar o mandato, o coronel Almir David  sairá do seu posto e a reformulação não vai sair da gaveta. Por isso tive uma conversa com o chefe da Casa Civil e solicitei que pudéssemos discutir o assunto, dentro desta Casa, com a participação das entidades de classe para que a gente pudesse chegar a um consenso”, contou.
Segundo Cabo Maciel, que preside a Comissão de Segurança da Assembleia, o RD-PMAM precisa ser urgentemente reformulado por se tratar de uma lei com dispositivos arcaicos e que em quarenta anos de vigência não sofreu alterações. De acordo com o parlamentar, nas oito reuniões realizadas pela Assembleia, 53 artigos dos 72 que compõem o RD-PMAM já foram analisados.
“É preciso melhorar o nosso regulamento, que é arcaico e prevê punições sem o mínimo de fundamento hoje. O RD-PMAM tem 40 anos e nunca sofreu mudança. Quando estiver pronto será protocolado no comando da PM, na Casa Civil, esta proposta de consenso para o governador Omar Aziz”, afirmou.

Cabo Maciel inicia uma nova luta pelo porto de Tefé

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O presidente da Comissão dos Portos da Assembleia Legislativa do Amazonas(Aleam), deputado Cabo Maciel(PR) inicia uma nova luta juntamente com os vereadores municipios em favor da construção do porto do município de Tefé (distante a 523km de Manaus). Disse o parlamentar que esse é um antigo sonho da população tefeense para que possam ter um local digno para o embarque e desembarque de passageiros e cargas.

Cabo Maciel garantiu que levará inicialmente o problema ao conhecimento do senador Alfredo Nascimento(PR) para que possa tomar pé da situação e iniciar sua luta em busca de uma solução pela entrega do porto a população.

Ação Cível pode garantir vagas dos concursados da PMAM

Cabo Maciel luta para corrigir a injustiça!
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Os concursados da Polícia Militar do Amazonas(PMAM) estiveram reunidos com o representante dos policiais militares na Assembleia Legislativa do Amazonas(Aleam), deputado Cabo Maciel(PR), com o Defensor Público, Carlos Filho, para tratar da eliminação do concurso. O Defensor Carlos Filho garantiu abrir uma ação cível para ajudar os mesmos na garantia das vagas.
Cabo Maciel tem acompanhado os concursados nessa luta, por considerar injusta a eliminação dos mesmos, uma vez que o concurso foi prorrogado até 2015. A maioria se inscreveu e participou do concurso dentro da idade-limite que é 28 anos, conforme exigência do Edital, além do mais eles tiveram despesas com a realização de exames para apresentarem a Comissão Examinadora.

Chegou a vez de Itacoatiara - Em reunião com governador Omar Aziz, ministro dos Transportes assegura investimentos de R$ 420 milhões em portos e na BR-31

O pacote de investimentos inclui a recuperação do Porto de Manaus. Foto: ME/Portal da Copa
Gov. Omar Aziz
Gov. Omar Aziz em reunião com Min. César Borges
Durante encontro com o ministro dos Transportes, César Borges, em Brasília (DF), na manhã desta quarta-feira, dia 30 de outubro, o governador do Amazonas, Omar Aziz, anunciou o compromisso firmado entre o Governo do Estado e o Ministério que prevê a aplicação de R$ 420 milhões em projetos de infraestrutura para o Amazonas. O pacote de investimentos inclui a recuperação de cerca de 200 quilômetros da BR-319, compreendendo os municípios do Careiro da Várzea e Careiro; a construção de um novo porto em Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus); e a recuperação do Porto de Manaus e do Porto da Manaus Moderna, ambos na capital do Estado.
“Assumimos compromissos aqui com o governador Omar Aziz para que na Copa do Mundo, que será em junho do ano que vem, nós já tenhamos um porto para servir Manaus e todos aqueles que estiverem visitando a cidade nesse momento importante para o Brasil”, afirmou o ministro César Borges. A presidenta Dilma Rousseff autorizou a execução das obras que terão recursos exclusivos do Ministério dos Transportes.
O governador do Amazonas, Omar Aziz, que estava acompanhado do senador Alfredo Nascimento, ressaltou a importância dos investimentos para o desenvolvimento da economia, principalmente no interior do Estado.  O diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), general Jorge Ernesto Pinto Fraxe, também esteve presente na reunião.
“Nós conseguimos recursos importantes para o município de Itacoatiara, já que sabemos da importância de ter um porto lá desse porte, tanto para a nossa economia quanto para a economia do município. A restauração da BR-319 também é muito importante para os municípios do Careiro Castanho e Careiro da Várzea e a questão do transporte de pessoas no Porto da Manaus Moderna, que tem dificuldades atualmente. São mais de R$ 400 milhões em investimentos que nós estamos conseguindo hoje levar para o Amazonas com a sensibilidade do ministro, o apoio do senador Alfredo. Acho que é desta forma, trabalhando em conjunto com a bancada unida, que os objetivos são alcançados e melhoramos a qualidade de vida da nossa população”, destacou Omar Aziz.
Recursos – Serão investidos R$ 220 milhões somente na recuperação dos 200 quilômetros da BR-319. A previsão é que a licitação da obra ocorra no fim de novembro. De acordo com o Ministério, a execução dos trabalhos não depende de licenciamento ambiental, pois se trata de uma rodovia já existente.
No Porto de Itacoatiara, que deverá ter processo de licitação aberto também no mês de novembro, o Ministério aplicará R$ 80 milhões. E cerca de R$ 120 milhões serão destinados para a revitalização do Porto de Manaus e do Porto da Manaus Moderna, este último abrigará um terminal hidroviário para receber barcos regionais. De acordo com o Ministério, a expectativa é que a licitação ocorra em dezembro deste ano.
De acordo com o senador Alfredo Nascimento, que já foi ministro dos Transportes, as novidades dizem respeito a compromissos firmados anteriormente pela presidente Dilma Rousseff. “São compromissos assumidos na época que estive no ministério e que agora estão sendo resgatados com a participação efetiva do novo ministro. São boas notícias para o nosso Estado e fico feliz em estar contribuindo”, disse Alfredo.
Os recursos, no total de R$ 420 milhões, são oriundos do Ministério dos Transportes e o Governo do Estado deverá participar no acompanhamento da execução dos recursos e fiscalização dos trabalhos.
Segundo o ministro, a parceria com o Governo do Amazonas irá garantir mais benefícios. “Além disso, estamos com previsão, ainda em parceria com o Governo do Estado, de entregar até dezembro 13 portos hidroviários importantes no Amazonas”, garantiu o ministro César Borges. (Blog da floresta)

 PORTO e ARRAIAL = 0415
Vibro com essa excelente noticia, pois sei da extrema importância que o porto de Itacoatiara tem para a economia local e regional. E agradeço ao Governador Omar Aziz, ao Senador Alfredo Nascimento e ao Deputado Cabo Maciel por essa conquista, bem como,  ao Prefeito Mamoud Amed e ao Sr. Fabio Galvão, superintendente do DENIT, que não mediram esforços para reabrir o nosso antigo porto, reconduzindo a construção do novo porto de cargas da cidade a pauta de desenvolvimento econômico do Estado do Amazonas. O novo Porto vai ser construído no bairro do Jauari II, próximo ao Terminal de Petróleo da empresa Equador Log, cujo projeto foi paralisado no mandato da administração municipal anterior do ex-prefeito Peixoto e de outros seus aliados que comungavam com essa ideia, que acabaram promovendo uma serie de mudanças no seu projeto básico, cuja situação acabou emperrando seu andamento. Ai meus amigos, nem porto velho, nem novo, ficamos mais de 4 anos a ver navios. E agora sem as interferências desses seres que se achavam iluminados e profundos conhecedores da engenharia naval, isso agora esta superado. E muito pelo contrario, agora conta com o apoio necessário que o projeto requer por parte dos nossos agentes públicos. Tivemos o nosso velho porto reaberto recentemente com a determinação do Dep. Maciel que abraçou a causa, e agora temos a assinatura do convenio para a construção do novo porto pelo Ministro dos Transporte e pelo Governador Omar. Com isso Itacoatiara retoma a rota do seu desenvolvimento, pois nosso município nasceu para “crescer, viver e reinar”, como vaticina o hino simbólico da Velha Serpa, criado pela Madre Rita de Cassia Dias em 1954. E não vai ser nenhum aventureiro que vai criar nenhum tipo de obstáculo para impedir nossa cidade de voltar a ser senhora do seu destino, e certamente os seus portos serão os fatores que irão consagrar sua redenção econômica e social, eu pelo menos acredito piamente nisso! (Frank Chaves)

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Deputado Cabo Maciel reuniu esta tarde no auditório da ALEAM, dando continuidade a reformulação do RDPMAM.

Deputado cabo Maciel nesta tarde na Assembleia Legislativa do Amazonas, em reunião com a comissão de segurança pública, corregedoria e órgãos afins, tratando assuntos relativos a RDPMAM e a Lei de n. 3.278 que integra procedimentos aplicáveis a Polícia Civil, ao Departamento de Trânsito, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar e assuntos correlatos.


Cabo Maciel denuncia problema de falta de água em escolas do interior

Fotos: Jerson Aranha
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O deputado Cabo Maciel relatou durante o Pequeno Expediente desta terça-feira (29), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a viagem que fez, no último fim de semana, aos municípios de Manacapuru, Itacoatiara e Rio Preto da Eva. Durante a visita, o parlamentar observou as dificuldades das comunidades, destacando os graves problemas que continuam a assolar as escolas da região.

Cabo Maciel disse que em quase todas as comunidades visitadas tanto em Manacapuru quanto em Itacoatiara a realidade era a mesma: as crianças, ou seja, “a maioria dos estudantes das escolas públicas ainda consome água cheia de lama, o que está causando sérios problemas de saúde às crianças, com doenças infecto-contagiosas”, denunciou o deputado.
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Ao relatar o problema, Maciel solicitou ao Governo do Estado e as prefeituras locais para que sejam tomadas as medidas necessárias, como a instalação de poços artesianos para que as comunidades tenham acesso a água potável. Encerrando seu discurso, Cabo Maciel enviou seus votos de pêsames à família do policial Josué Meza, que foi morto durante troca de tiros com marginais no município de Coari.

Cabo Maciel insiste na cobrança do Luz para Todos para comunidades do Rio Arari

Cabo Maciel acompanha implantação do programa na região de Itacoatiara.
URUCURITUBA SET = 052
O líder do Partido da República na Assembleia Legislativa do Amazonas(Aleam), deputado Cabo Maciel voltou a cobrar a implantação do programa Luz para Todos nas comunidades do Rio Arari/Itacoatiara. O programa acaba de contemplar as comunidades do Paraná do Amatari, Lago do Jacaré e Lago do Januário, todas em Itacoatiara.

Agora, Cabo Maciel cobra atenção dos dirigentes do programa Luz para Todos para as comunidades rurais situadas no Baixo, Médio e Alto Solimões, Baixo e Médio Amazonas e Madeira perfazendo um total de 226 comunidades sendo que 100 já foram contemplados pelo programa o que representa 70% de domicílios beneficiados.

Acrescentou ainda Cabo Maciel que o programa foi prorrogado e deverá encerrar no fim deste ano, com o alcance da meta estipulada para o Amazonas conforme decreto publicado no Diário Oficial da União do dia 11 de julho.

Cabo Maciel confirma seu voto em favor do novo Plano de Carreira e Salário dos Professores


Cabo Maciel destacou ação do governador Omar Aziz em favor da educação.

O líder do PR deputado Cabo Maciel assegurou aos pSEDUC - CANAÃ = 592rofessores da rede pública da capital e do interior presentes no Auditório Canaã, que vão ter seu voto favorável na aprovação do projeto do novo Plano de Cargos, Carreiras e Salários(PCCS) da Educação.

A declaração do Cabo Maciel aconteceu logo depois que o governador Omar Aziz (PSD) fez a entrega nesta segunda-feira (28), ao presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, deputado Josué Neto (PSD) do projeto que será votado até 5ª feira.
SEDUC - CANAÃ = 445
Cabo Maciel disse que surgiu na política como sindicalista defendendo os profissionais da segurança pública. Por isso, acredita que até o final de novembro os professores amazonenses serão contemplados com novos salários contidos no novo PCCS.
SEDUC - CANAÃ = 605

Falta de fiscalização facilita ação dos barcos pesqueiros do Pará nas áreas de reserva ambiental


URUCURITUBA SET = 682
Dezenas de barcos de pesca paraenses estão invadindo o território amazonense de forma predatória em muitos casos contando com auxílio de cargas explosivas. A denuncia é do presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Amazonas(Aleam), deputado Cabo Maciel(PR), que pede providência dos órgãos ambientais do Estado.
URUCURITUBA SET = 688
A falta de fiscalização tem facilitado a ação dos barcos paraenses que fazem um verdadeira arrastão nas águas do rio Amazonas. Inicialmente os municípios afetados eram Nhamundá, Parintins, Maués e Barreirinha. Agora, começaram a invadir a região de Urucurituba e Vila de Augusto Montenegro.
URUCURITUBA SET = 696
O mais grave – acrescenta Cabo Maciel – as embarcações paraenses saem do Amazonas sem recolher os impostos relativos ao comércio de peixes e o mais grave não respeitam as áreas de proteção ambiental.
URUCURITUBA SET = 671

ANTE PROJETO DE LEI DE AUTORIA DO DEPUTADO CABO MACIEL ELEVA A IDADE-LIMITE DOS PM/BM PARA 59 ANOS

24.5.12 SOLDADOS = 48
Para evitar novas injustiças no futuro com base na edição da Lei Nº 3.498, de 19 de abril de 2010 que estabelece o limite de 28 (vinte e oito) anos de idade para o ingresso na Corporação da PM/BM o presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Amazonas(Aleam), deputado Cabo Maciel(PR) protocolou Ante Projeto de indicativo ao governo elevando a idade-limite dos Praças PM/BM, dos Oficiais QOAPM e dos Oficiais QOPM para 59 (cinquenta e nove) anos de idade.
Explica Cabo Maciel que os Oficiais e Praças ao atingir a idade-limite de 51 anos, será agregado ex-ofício e transferido para a Reserva Remunerada, de forma proporcional, com apenas 23 anos de contribuição, o que é injusto.

Hoje, por exemplo, 80 (oitenta) policiais militares encontram-se com processo no setor de promoções da PMAM (DPA-4) após atingirem a idade-limite (COMPULSÓRIA) da respectiva graduação, os quais se encontram ameaçados de DESPROMOÇÃO. Até o final do ano esse número sobe para mais de 200 PMs que serão prejudicados.

Atualmente a idade-limite dos Praças PM/BM, Oficiais QOA PM/BM, e Oficiais QOPM/BM é determinada na seguinte ordem:

PRAÇAS PM/BM (art. 90, I, “b”);
- Cabos e Soldados = 51 anos;
- 3º Sargento = 53 anos;
- 2º Sargento = 54 anos;
- 1º Sargento = 55 anos;
- Subtenente = 56 anos.

OFICIAIS QOA PM/BM (art. 90, I, “e”):
- 2º Tenente = 52 anos;
- 1º Tenente = 54 anos;
- Capitão = 56 anos.

OFICIAIS QOPM/BM (ART. 90, i, “a”):
- Capitães e Tenentes = 48 anos;
- Major = 52 anos;
- Tenente-coronel = 56 anos;
- Coronel = 59 anos

Seinfra vai construir porto na Vila Rica de Caviana para ajudar na escoação dos produtos

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Atendendo reivindicação do deputado estadual Cabo Maciel a Vila Rica de Caviana/Manacapuru vai ganhar um moderno porto para atender os moradores e produtores rurais no embarque e desembarque de cargas e passageiros. Engenheiros e técnicos da Secretária de Infraestrutura do Amazonas(Sinfra) foram até a Vila fazer a medição e levantamento do local a ser beneficiado.
“Com a construção do porto em Caviana os produtores rurais poderão enviar para Manacapuru e Manaus toda produção de Macaxeira, pupuha, laranja, tangerina e outros produtos que movimentam a economia da população”, destacou Cabo Maciel.

Cabo Maciel e vereadores Ney Nobre e Richardson do Mutirão cumprem maratona de visitas em Itacoatiara

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O presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Amazonas(Aleam), deputado Cabo Maciel(PR) atendendo convite de vários líderes das comunidades rural de Itacoatiara(distante a 265km de Manaus) percorreu acompanhado dos vereadores Ney Nobre(PRB) e Richardson do Mutirão(PR), cerca de 19 vilas e distritos no período de 18 a 20 de outubro. Um fato inédito vem acontecendo na política itacoatiarense, onde os vereadores depois de eleitos voltam para agradecer os votos e ouvir os reclamos da população.
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Durante os três dias de visitas a zona rural de Itacoatiara foram constatados uma série de dificuldades por qual passam as famílias com relação à falta de água potável, serviço de saúde, educação e segurança pública.
Diante do levantamento feito junto aos moradores os parlamentares vão formalizar requerimentos e encaminhar aos órgãos competentes para que providências sejam tomadas em favor da população que vive esquecida nas comunidades rurais da Velha Serpa.
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No primeiro dia(18 sexta-feira), a comitiva liderada pelo parlamentar republicano iniciou sua visita pelas comunidades Santo Antônio do Caxinauá, Monte Moriá do Lago do Arumã, Nossa Senhora do Perpetuo Socorro (Rio Preto da Eva), Nossa Senhora de Fátima e Boa Esperança(Paraná do Amatari), encerrando a noite na comunidade São José no Paraná da Simplícia.
No sábado(19), começou sua peregrinação na Vila do Engenho, seguindo para as comunidades São João, Monte Sinai, Nova Vida, Batista Peniel, Paracuuba-(Rio Preto da Eva) e Areal-Ramal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
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No último dia de visitas que aconteceu no domingo(20), a comitiva do deputado Cabo Maciel realizou a primeira reunião na comunidade da Boca do Tarumã, seguindo para São Pedro de Iracema (Malvina), São Raimundo (Ilha Grande do Soriano), encerrando na Vila de Novo Remanso com os empresários produtores do abacaxi de Novo Remanso.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Mercado Adolfo Lisboa



Um Pouco da Histório do Adolpho Lisboa:

Cel. Adolpho Lisboa
O Mercado Municipal Adolpho Lisboa, um dos mais importantes centros de comercialização de produtos regionais em Manaus, foi construído no período áureo da borracha. Por ser um dos mais importantes exemplares da arquitetura de ferro e, não tendo similar em todo mundo, foi tombado em 1º de julho de 1987 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Antes da existência do mercado, até 1855, funcionava no local do mercado, a Ribeira dos Comestíveis para comercializar produtos vindos do interior do Amazonas. A ribeira supria as necessidades da cidade, mas, com o início do ciclo da borracha, a cidade sofreu um intenso processo de migração, aumentando a demanda de produtos. Desta forma, os governantes da época perceberam a necessidade de construir um Mercado Público.
Foi assim, que em 1883 começou a montagem do Mercado. Os pavilhões de ferro foram importados da Europa. Com duas fachadas totalmente distintas, uma de frente para o rio Negro e outra para a Rua dos Barés, o conjunto foi construído com quatro pavilhões: o principal, central e maior; dois laterais (de peixe e carne) e o “Pavilhão das Tartarugas”. O corpo central do edifício é vazado por um portão, cuja bandeira ocupa quase a metade do segundo pavimento. No térreo, esse portão é ladeado por duas janelas de vergas retas coroadas com frontões triangulares, e no segundo pavimento há dois pares de janelas geminadas.
Sobre a bandeira do portão principal, existe uma cartela cravada com o nome Adolpho Lisboa que, na época da construção da fachada, era prefeito da cidade de Manaus. Posteriormente Lisboa deu o nome ao mercado.


Quem Foi Adolpho Lisboa:
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O coronel (porque comissionado nesse posto para comandar o Regimento Militar do Estado - RME, em nossos dias, a PMAM) Adolpho Lisboa nasceu na capital da província da Bahia, "de cor morena, cabelos pretos lisos e olhos pardos", em 22 de janeiro de 1862, filho do capitão Felippe Guilherme de Miranda Lisboa, então servindo no 7º Batalhão de Infantaria do Exército, e de Olympia Rosa de Oliveira Lisboa. Sua chegada à Amazônia ocorreu aos cinco anos de idade, segundo fonte do RME, ou quando recém-nascido, conduzido por seu pai, este transferido para o 5º Batalhão da mesma arma, com sede em Belém. Esta notícia reputo mais confiável, porque o mesmo foi batizado na freguesia de Afogados, quando do trânsito da família por Recife.

Fonte:Portal Amazônia.
Biblioteca Virtual do Amazonas.

A 4 de julho de 1899 foi inaugurada a luz elétrica nos dois quartéis dos dois batalhões estaduais, 1º e 2º corpos.
Quartel da Polícia Militar do Amazonas, c1898
Por ato de 10 de dezembro de 1900 foi nomeado, em comissão, inspetor do Regimento Militar, o capitão do Exército Adolpho Guilherme de Miranda Lisboa, que assumiu também o cargo de comandante. A 2 de fevereiro de 1902 tiveram lugar na Cachoeirinha, as primeiras grandes manobras do Regimento Militar do Estado. Por essa ocasião o Regimento recebeu a rica bandeira oferecida pelo Estado da Bahia, por intermédio do Dr. Leônidas de Sá, às forças que combateram em Canudos, sob o comando do Dr. Candido Mariano, o qual fora convidado por uma comissão de oficiais para assistir a esse ato solene.
Coronel Adolpho Lisboa,

Em 9 de maio foi dispensado do cargo de coronel comandante do Regimento o capitão Adolpho Lisboa que, a 12 de agosto, foi novamente nomeado em comissão. A 26 de abril de 1903 realizou-se, ainda na Cachoeirinha, um grande exercício de campanha em que tomou parte todo o Regimento Militar do Estado. Assistiram às manobras os falecidos almirante Alexandrino de Alencar e general Henrique Valadares.



História do Mercado Municipal Adolpho Lisboa

Ícone da época áurea da borracha, o mercado municipal de Manaus é considerado patrimônio histórico do Brasil
Um dos ícones da chamada arquitetura do ferro no Brasil, o Mercado Municipal Adolpho Lisboa é um dos símbolos da cidade de Manaus e constitui uma relíquia dos tempos áureos da época da borracha.

Juntamente com o lendário Teatro Amazonas e a elegante Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, é um dos edifícios mais importantes do nosso acervo patrimonial histórico, graças à sua bela arquitetura fortemente influenciada pelo estilo Art Nouveau e ao inestimável valor cultural que representa para o povo manauara.

Construção do Mercado Municipal
Sua construção remonta ao final do século XIX. Construído pela firma Backus&Brisbin, sediada em Belém, as obras foram iniciadas em dois de agosto de 1882, no tradicional Bairro dos Remédios e o contrato previa apenas a construção de um mercado de ferro e alvenaria de pedra e tijolo, nos moldes do mercado central de Paris, o famoso LesHalles.  

O sistema do mercado francês de dispor pavilhões que se interligavam revelou-se atraente para cidades do mundo inteiro, que podiam encomendar a quantidade de pavilhões necessários e, por se tratarem de estruturas moduladas em um sentido, podiam ter seus comprimentos variáveis, de acordo com as necessidades de cada lugar.
O mercado de Paris viria a inspirar muitos outros – na França e mundo afora - construídos a partir do final do século XIX. A generosidade dos vãos, a luminosidade e ventilação do espaço, marcados por cobertura em ferro, lanternins e venezianas, propiciavam a comercialização dos mais variados gêneros alimentícios, especialmente ideais para lugares quentes e úmidos como o Brasil.

Portanto, o pavilhão central do mercado, inaugurado em 15 de julho de 1883, pelo Presidente da Província, José Paranaguá, obedecia aos modernos padrões da arquitetura em ferro, que se alastrava pelo mundo afora, desde que a revolução industrial tivera início. Era na realidade um grande galpão, em duas águas, sem grandes pretensões estéticas, calçado em lajes de pedra calcária de Lioz, procedentes de Portugal.
As colunas de sustentação da estrutura possuem gravadas em seus fustes o nome: “FRANCIS MORTON, ENGINEERS, LIVERPOOL”, não deixando a menor dúvida em relação a sua procedência: Inglaterra, país que possuía a técnica e matéria-prima em abundância para a nova tecnologia que aos poucos se tornaria bastante difundida.

A fachada voltada para o Rio Negro era mais cuidada, possuindo duas edificações em alvenaria de tijolos, além da entrada, executada no mesmo material.


Ampliação com construção de mais pavilhões
Em 1890, foram construídos dois pavilhões laterais, iguais. Na realidade eram galpões abertos, com estrutura de coberta em madeira e cobertos de telhas de zinco. Com o crescimento da cidade, o edifício sofreu uma ampliação e um cuidado maior com a fachada, voltada para a Rua dos Barés, durante a administração do prefeito Adolpho Guilherme de Miranda Lisboa, em 1906, tendo os dois pavilhões laterais sido substituídos por dois iguais, em ferro fundido, cujas fachadas apresentam frontões curvos acompanhando as formas dos arcos de coberta, que por sua vez ostentam delicados ornatos em ferro e vidros coloridos, ao gosto do Art Nouveau, muito em voga neste período.
Estes dois pavilhões são provenientes da famosa firma de fundição escocesa Walter Macfarlane e destinam-se para a venda de peixe e carne, respectivamente. A fachada da Rua dos Barés receberia um tratamento mais rebuscado, em estilo eclético, de alvenaria de tijolos e é atribuída ao engenheiro FelintoSantoro.

Em 1909, é edificado o Pavilhão das Tartarugas, localizado no centro do pátio sul e destinado à comercialização de quelônios, iguaria tradicional da culinária amazônica. Totalmente fechado com chapas de ferro, venezianas do mesmo material e vidro, possui coberta, com chapas onduladas, composta de quatro águas que se desdobram nas entradas, formando um pequeno frontão, decorado com ferro fundido e vidro colorido.

Este pavilhão, assim como os outros dois, também é de procedência da mesma firma escocesa. Já no triênio 1911-1913, durante a administração do Prefeito Jorge de Moraes, surgem os dois pequenos pavilhões octogonais, montados próximos às extremidades do Pavilhão das tartarugas, homenageados com os nomes dos Estados do Amazonas e Pará.

Destinaram-se, originalmente, à função de café & botequim e são igualmente procedentes da mesma empresa Walter Macfarlane, de Glasgow. Apesar de não apresentarem nenhuma inscrição, a comparação com os catálogos da firma não deixam a menor dúvida quanto à sua origem. Neste mesmo período, foi instalado o gradil de ferro fundido, oriundo da Praça D.
Pedro II, sobre base em alvenaria de pedra e dois portões, fechando a parte sul (com fachada voltada para o Rio Negro) e construídas duas escadas de alvenaria em Lioznas laterais do edifício e infelizmente desaparecidas anos depois.


O Mercado faz parte do cotidiano da população
Ao longo dos anos, o Mercado Municipal Adolpho Lisboa serviu a toda a sociedade, transformando-se em um símbolo da arquitetura do período áureo da economia da borracha e uma relíquia, para todo o Brasil, da arquitetura do ferro, tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em nível nacional, um reconhecimento pelo seu inestimável valor arquitetônico e cultural.

A lenda de que é uma cópia do mercado de Paris, não possui fundamento, uma vez que não obedeceu a um projeto, mas na realidade, fora construído aos poucos, em trinta anos, dentro de um mesmo período histórico: A Era da Borracha (1880 –1913), mas que certamente ajudou a fortalecê-lo como um mito.


Parte da cultura amazonense
Para os manauaras, o mercado é até hoje um local de reconhecimento de nossa própria cultura, onde podemos encontrar desde os produtos mais típicos da região, tais como as ervas medicinais e temperos nativos oriundos do interior do Estado, até os saborosos peixes de água doce e o artesanato indígena, tão apreciados não apenas pelos visitantes brasileiros, mas do mundo todo, que buscam saber um pouco mais sobre a cultura e os costumes do povo amazônico. 








Palácio Provincial  (1874) - "O prédio foi por mais de cem anos quartel da Polícia Militar; atualmente abriga cinco museus abertos à visitação pública. Nestes 344 anos de história, rendo minha homenagem a cidade de Manaus e aos militares do Amazonas, que desde a fundação da Província estiveram sempre apostos, defendendo a segurança do povo amazonense, especialmente  ao povo manauara. (Dep. Cabo Maciel)

O Palacete Provincial integra o conjunto arquitetônico da Praça Heliodoro Balbi, na cidade de Manaus. Localizado no centro, é um imóvel centenário impregnado de importantes fatos ligados à vida social e política do povo amazonense.

A denominação de Palacete Provincial advém do fato de haver servido de sede do governo da Província do Amazonas e de residência de seus presidentes.
Sua construção foi iniciada pelo comerciante português Alexandre Paulo de Brito Amorim para servir de residência a sua família.

Alexandre Amorim chegou a Manaus em 1851, pouco antes da instalação da Província e logo se tornou um dos mais importantes comerciantes da cidade. Falecido em 1881, foi vice-cônsul de Portugal, Cavaleiro da Ordem de Cristo e fundador da Companhia Fluvial do Alto Amazonas, tendo implantado a linha de navegação Manaus / Liverpool, na Inglaterra.

O comerciante não concluiu a construção do imóvel e, em 1867, já pertencendo ao Sr. Custódio Garcia, capitão da Guarda Nacional, o prédio foi comprado pelo presidente da província José Bernardo Michellis.

As obras foram concluídas no dia 25 de março de 1874 e, até 1875, o Palacete passou a abrigar simultaneamente várias repartições públicas: a Assembléia Provincial, a Repartição de Obras públicas, a Biblioteca Pública e o Liceu Provincial, atual Colégio Amazonense D. Pedro II.

O Palacete Provincial foi inaugurado oficialmente somente em 28 de fevereiro de 1875, quase um ano depois de haver sido dado como concluído. Nele moraram e cumpriram missões de governo os presidentes da Província do Amazonas até 1888.

A partir de 1892, o Palacete Provincial passou a ser comando da Polícia Militar, ficando conhecido popularmente por mais de cem anos como Quartel da Polícia Militar.

Restaurado entre 2007 e 2009, o Palacete Provincial está sob a responsabilidade da Secretaria de Estado de Cultura e abriga o Museu de Numismática, o Museu da Imagem e do Som do Amazonas, a Pinacoteca do Estado, o Museu de Arqueologia, o Museu Tiradentes e o Ateliê de Restauro de Obras de Arte.

O Museu de Numismática Bernardo Ramos tem seu acervo constituído por valiosas coleções de moedas da Antiga Grécia, do Império Romano, do Brasil em seus períodos de Colônia, Império e República, além de moedas, cédulas, Medalhas e condecorações.

O Museu da Imagem e do Som do Amazonas objetiva resgatar, preservar e divulgar a produção regional da cultura amazônica, materializada pela imagem e pelo som – cinema, fotografia, música, televisão, rádio, revistas e outros – organizados em acervos museológicos, iconográficos, bibliográficos, arquivísticos,  audiovisuais e multimídia.

A Pinacoteca do Estado possui um acervo de aproximadamente mil obras de arte, nas mais diversificadas técnicas e de autoria de mais de 300 artistas diferentes, oferecendo um panorama abrangente da produção artística brasileira dos séculos XIX e XX, ilustrado, principalmente, por artistas regionais.

O Museu de Arqueologia trata dos acervos recolhidos no território do Estado do Amazonas e desenvolve, a partir da sua exposição, processo pedagógico de informação e orientação da população sobre o valor deste patrimônio.

O Museu Tiradentes foi constituído a partir da antiga sala de armas existente no Quartel da Polícia Militar e conta a história da corporação militar amazonense desde seus primeiros dias.

O Ateliê de Restauro de Obras de Arte dispõe de equipamentos para atividades técnicas de alto nível relativas à conservação e restauração de obras de arte e de acervos em papel e tecido.

O Palacete Provincial mantém ainda, conforme modelo identificado em 1900, o Gabinete do Comandante Geral da Polícia Militar do Amazonas, com mobiliário de época, e conserva os livros de registros individuais dos membros da corporação.


Fonte: Fundação Joaquim Nabuco
Assessoria

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Reabertura do Porto de Itacoatiara aquece economia de Itacoatiara


PORTO e ARRAIAL = 0415
Sobre a reabertura do Porto de Itacoatiara, o parlamentar demonstrou profunda indignação com algumas pessoas que continuam difundindo aos quatro cantos, o fracasso do porto, o que para ele, todos que foram contra a reforma, “não passam de uns irresponsáveis ligados aos exploradores de passageiros que buscam as embarcações no meio do rio, correndo sérios riscos de acidentes”.
Para Cabo Maciel, a reabertura do porto já ocasionou o reaquecimento da economia do município, quando 17 embarcações regionais já atracaram para descarga de mercadorias e embarque de passageiros, os quais não correm mais o risco de embarque no meio do rio.
Encerrando seu discurso, Maciel destacou a capacidade do porto para exportação a largo, uma característica que pode facilitar o carregamento de grandes embarcações gerando mais empregos e renda ao povo de Itacoatiara.

Cabo Maciel destaca 8ª reunião sobre o novo Regulamento Disciplinar da Polícia Militar do Amazonas


Sessão Ordinária
(Foto: Danilo Mello/Aleam)

O deputado Cabo Maciel (PR), em seu pronunciamento da tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta quinta-feira (17), falou sobre a 8ª reunião da Comissão de Segurança Pública da Assembleia, com representantes do alto comando da Policia, da sociedade civil, e de outros órgãos de segurança do Estado, onde está sendo discutido os itens do Regulamento Disciplinar da Polícia Militar do Amazonas (RDPMAM).
Segundo o parlamentar o regulamento atual existe há 35 anos e é considerado como arcaico diante da legislação atual, além de ter sido inspirado no Regulamento Disciplinar do Exército, tornando-se inadequado para realidade da PM.
Ao comentar sobre o regulamento, Maciel destacou a discussão com representantes de órgãos de segurança e entidades de classe em torno da Lei 3.278/08, que é o Regimento Disciplinar dos Servidores da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, cujo mesmo possui mais de 200 artigos que tratam das punições, “mas não olha o lado humano dos policiais em sindicância e dos advogados que os representam diante da corregedoria”, afirmou Cabo Maciel. “Até o momento não existe se quer, uma sala para que os advogados possam atender aos que comparecem para depor na corregedoria”, completou.