segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Polícia Militar promove 50 sargentos

Cabo Maciel tem acompanhado de perto o andamento dos processos dos militares

O presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Amazonas(Aleam), deputado Cabo Maciel(PR) disse que o Chefe da Casa Civil, Raul Zaidan confirmou para terça-feira(1º.10), a publicação no Diário Oficial do Estado(DOE), da relação dos nomes da promoção de 50, de 2º para 1º sargento da Polícia Militar do Amazonas.
               
              O deputado Cabo Maciel teve papel importante para destravar os processos dos militares junto ao Chefe da Casa Civil. Em seguida destacou que os novos sargentos serão promovidos por merecimento, por tempo de serviços de acordo com as normas atuais da PMAM.

Casa Civil prepara lista e vai anunciar nos próximos dias nomes dos convocados do cadastro reserva

Os convocados do Corpo de Bombeiros já aconteceu devido o número de processo ser menor.
Dep. Cabo Maciel durante encontro na Casa Civil

                O Chefe da Casa Civil do Governo, Raul Zaidan confirmou para os próximos dias a convocação de 1.200 concursados do cadastro reserva e 90 alunos Oficiais do último concurso de 2011, para serem submetidos a exames de saúde e de aptidão física. A informação é do deputado Cabo Maciel(PR), após reunião na sede do governo, acrescentando que todos devem se apresentar até o dia 21 de outubro para entrar na Academia de Polícia.

                Segundo o parlamentar republicano a relação completa dos convocados do último concurso da Polícia Militar será feita através do Diário Oficial do Estado (DOE).
Dep. Cabo Maciel em visita a Academia da PMAM

                Cabo Maciel disse reconhecer a ansiedade dos concursados, mas devido o grande acúmulo de processo, além do cumprimento de algumas exigências da Procuradoria Geral do Estado (PGE) o Comando da PMAM tem demorado em fazer a convocação.


Enquanto isso, Cabo Maciel promete que vai continuar defendendo a convocação imediata dos concursados e acompanhando de perto o andamento da conclusão do trabalho para que possa anunciar com prioridade os nomes dos remanescentes.

domingo, 29 de setembro de 2013

Regulamento Disciplinar dos Militares em debate na Assembleia Legislativa

A preocupação de quem tem compromisso com sua categoria.
Todos os dias acontece a reunião

Depois de 35 anos de existência o Regulamento Disciplinar da Polícia e Bombeiro Militar do Amazonas (RDPMAM) está sendo discutido artigo por artigo há mais de 20 dias no Auditório “Beth Azize” da Assembleia Legislativa do Amazonas(Aleam) pelo deputado Cabo Maciel (PR), com representantes do Comando Geral da PMAM, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Corregedoria Militar, Detran e dirigentes das Entidades de Classe dos Militares.
Todos tem direito ao debate para melhorar o Regimento

Cabo Maciel considerou arcaico a legislação atual que esta em vigor desde janeiro de 1978, assinado pelo ex-governador Henoc da Silva Reis, que especifica e classifica as transgressões disciplinares que estabelece normas relativas à amplitude e à aplicação das punições disciplinares, à classificação do comportamento policial-militar das praças.

Técnicos da Comissão de Segurança discutem RDPMAM na ALEAM

O parlamentar republicano defende um regulamento moderno que atenda as necessidades do PM/BM do Amazonas como o código de ética, hoje praticado em Minas Gerais, que serve como modelo para todo Brasil.

Cabo Maciel e vereadores visitam comunidades de Parintins para ouvir moradores

Por Jerson Aranha
Vereadores Gelson e Cabo Ernesto e Cabo Maciel (centro)

O deputado Alcimar Maciel (o Cabo Maciel - PR), os vereadores Ernesto de Jesus Cardoso (Cabo Ernesto - PTN) e Gelson Moraes (PT), percorreram no último final de semana mais de uma dezena de comunidades rurais de Maranhão, Varre Vento, Santo Antonio do Tracajá, São Thomé e Paraíso na região de Uaicurapá. Depois seguiram na região de várzea da margem esquerda do rio Amazonas como: Paraná do Espirito Santo de Baixo e do Meio, Santo Antonio de Brasília e do Boto, Vila Bentes e Caburi. Os parlamentares foram ouvir as demandas atendendo convite feito pelas lideranças parintinenses.
Dep. Cabo Maciel e Vereadores recebido pelos moradores

Cabo Maciel e vereadores ouviram dos moradores as dificuldades vividas por eles, e pedidos de cobrança e soluções dos poderes executivo, estadual e municipal para amenizar os problemas nas localidades.
Cabo Maciel conversa com moradores

A assessoria do deputado Cabo Maciel, anotou cada uma das reivindicações dos moradores para encaminhar aos órgãos competentes os pedidos como: postos de saúde e medicamentos, mas na maioria não existe poços artesianos. Há também a falta de salas de aula, ambulanchas e luz elétrica. “Vou até o responsável do Programa Luz Para Todos no Amazonas para que o programa chegue às comunidades. Vou requerer junto ao governo do Estado uma escola com 12 salas de aula para a comunidade Santo Antônio do Tracajá”, concluiu Cabo Maciel.

Moradores com os parlamentares


Festa do camarão na comunidade Brasília


Comunitários reúnem com Cabo Maciel


Cabo Maciel na Vila Bentes


Deputado cumpre agenda nas comunidades de Parintins


quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Cabo Maciel destaca eleição da UEA de Itacoatiara


Professora Andreza Mourão - Eleita diretora da UEA

            O deputado Cabo Maciel(PR) destacou no pequeno expediente da Assembleia Legislativa do Amazonas(Aleam), desta quinta-feira(26), a vitória obtida pela professora Andreza Bastos Mourão, eleita com mais de 50% dos votos recebido dos docentes, discentes e técnicos para assumir a direção da Universidade do Estado do Amazonas (UEA-Itacoatiara - distante a 265km de Manaus).
 
            Disse Cabo Maciel que a nova diretora da UEA é autora de 05 (cinco) livros na área de informática, Especialista em Sistema de Informação e Aplicações em WEB e Mestra, Sistemas Digitais pela USP e possui publicações nacionais e internacionais, além de ter participado de várias Coordenações da UEA.

Cabo Maciel sugere criação de um fundo do Governo Federal destinado ao sistema carcerário




(Foto Alberto César Araújo/Aleam)     
Dep. Cabo Maciel critica sistema carcerário do Amazonas
 
Nesta manhã de quinta-feira (26) na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), durante o Pequeno Expediente, o deputado estadual Cabo Maciel (PR) utilizou a tribuna para cobrar do Governo Federal maior comprometimento com o sistema prisional por meio da criação de um fundo destinado ao sistema carcerário.

Segundo o deputado, o governo precisa criar este fundo para se comprometer mais com a segurança pública. “O Governo Federal precisa criar um fundo para a segurança pública, no mesmo molde que criou para a educação e a saúde, porque este é um assunto que preocupa muito a população brasileira. Hoje temos cadeias superlotadas, com poucos agentes penitenciários em todo o País, não só no Amazonas. Esse fundo é importante para que o Governo Federal também tenha uma parte de responsabilidade na segurança pública, dando um apoio melhor ao combate do tráfico de drogas”, justificou.

Ainda sobre o tema, o parlamentar também manifestou repúdio ao sistema prisional de Itacoatiara (a 176 km de Manaus), que teve uma rebelião por conta da denúncia de que o diretor do presídio mantém um envolvimento amoroso com uma presa. “Peço que o secretário de Justiça apure essa denúncia, que é grave, e coloque uma pessoa com mais comprometimento com o sistema, pois na rebelião, o diretor sequer dignou-se a comparecer ao presídio e fazer negociações”, afirmou.

Em aparte, o deputado estadual José Ricardo (PT) concordou com Maciel, mas ressaltou que o Estado também poderia se comprometer mais com a segurança pública, investindo na qualidade dos presídios. “Realmente o Governo Federal precisa disponibilizar mais recursos para o sistema penitenciário, mas o que deve ser observado também é que há um desinteresse efetivo por parte do Governo do Amazonas, pois investe em uma série de obras mirabolantes, mas não se preocupa com os presídios superlotados que foram condenados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) durante a última inspeção”, frisou.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Cabo Maciel denuncia, no Ceará, superlotação de presos de justiça nas delegacias do Amazonas

Fortaleza, CE – 25/09/2013 – Durante audiência na Assembleia Legislativa do Ceará, o deputado Cabo Maciel (PR) cobrou urgência na realização de concurso público para preenchimento de vagas de carcereiro e agentes penitenciários
Fortaleza, CE – 25/09/2013 – Durante audiência na Assembleia Legislativa do Ceará, o deputado Cabo Maciel (PR) cobrou urgência na realização de concurso público para preenchimento de vagas de carcereiro e agentes penitenciários
O presidente da Comissão de Segurança Pública na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Cabo Maciel (PR) denunciou no plenário da Assembleia Legislativa do Ceará (ALC) a superlotação de presos de justiça nas cadeias das Delegacias do Amazonas.
A maior gravidade apontada pelo parlamentar é a falta de carcereiro que gera ausência de atendimento aos direitos previsto na Lei de Execução Penal, violação a princípios básicos previsto no Código de Processo Penal e policiais civis e militares abrindo e fechando portas  de celas em claro desvio de função.
Cabo Maciel cobrou urgência na realização de concurso público para preenchimento de vagas de carcereiro e agentes penitenciários, “porque toda vez que os presos fogem os policiais militares ainda são responsabilizados pelas fugas”, justificou.
Cabo Maciel prometeu recorrer ao Ministério Público cobrando proibição de permanência de detentos condenados nas unidades policiais do Amazonas, sob a pena de multa diária em caso de descumprimento.

TEXTO e FOTO: Assessoria do Deputado

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Deputado Cabo Maciel congratula-se com os moradores do Bairro da Colônia, pela passagem dos seus 159 anos de história, tradição e convida a todos a participarem desta festa!

PROGRAMAÇÃO CULTURAL:
BAIRRO DA COLÔNIA 159 ANOS DE HISTÓRIAS E TRADIÇÃO
 
01/10/2013(Terça-Feira)
CAMARA MUNICIPAL:
17h:00h - Seção especial na Câmara Municipal em Homenagem aos 159 anos do Bairro da Colônia.

02/10/2013(Quarta-Feira)
ANIVERSÁRIO DO BAIRRO DA COLÔNIA – 159 anos!
06:00h - Alvorada Musical pelas ruas do Bairro e Salva de fogos;
18:30h – Carreata pelas ruas do Bairro;
19:30h – Semifinal do Circuito de Futsal do Bairro da Colônia.
LOCAL: Quadra de Esportes da Escola Dr. Vicente de Mendonça Junior.

03/10/2013 – (Quinta-Feira)
MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS!
18h:00h - Missa de Ação de Graças pelo Aniversário de 159 anos do Bairro da Colônia;
LOCAL: Igreja do Divino Espírito Santo;

04/10/2013 – (Sexta-Feira) - Quadra de Esportes da Escola Dr. Vicente de Mendonça Junior.
19:00h – Concurso Mussa Colônia
20:30h – Final do Circuito de Futsal do Aniversário de 159 anos do Bairro da Colônia.
LOCAL: Quadra de Esportes da Escola Dr. Vicente de Mendonça Junior.

05/10/2013 – (Sábado)

AÇÃO DE CIDADANIA
08:00h às 12:00h - Atendimento de beleza e estética, saúde e outros.
LOCAL: Escola Estadual Dep. Vital de Mendonça.

DIA DE LAZER
09:00h - Jogos, Gincanas e muita recreação para todas as idades.
LOCAL: Quadra da Escola Dep. Vital de Mendonça

17:30h – Inicio da Programação
(Exposições fotográficas, artísticas, Homenagens aos moradores Ilustres do bairro.)
 

SHOW MUSICAL: Grupo Raízes Cabocla e Banda Tome Xote.
LOCAL: Praça da Polícia

No Ceará, Cabo Maciel cobra criação de Fundo para Segurança Pública

Cabo Maciel reclamou que o Governo Federal não investe na segurança dos estados e leva os melhores policias à Força Nacional
A Assembleia Legislativa do Ceará iniciou, no Plenário 13 de Maio, discussão sobre a situação carcerária brasileira. Mediado pelo vice-presidente da Casa, Tin Gomes (PHS), a audiência pública foi solicitada pelo presidente da Comissão de Defesa Social da AL, deputado Delegado Cavalcante (PDT), e tratou da questão da retirada dos presos recolhidos nas delegacias de polícia, número de casos de homicídios e os meios de combater a impunidade. Além de um intercâmbio de experiências positivas entre os estados da Federação. O deputado Cabo Maciel (PR) cobrou durante sua participação a criação de um Fundo para segurança pública brasileira a exemplo do que acontece com a saúde e educação.
O evento contou com a presença de advogados, defensores públicos, policiais civis do País, integrantes do Ministério Público de vários estados, deputados estaduais, federais, vereadores e Polícia Militar.
O Amazonas foi representado pelo presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Cabo Maciel que cobrou a criação de um Fundo para Segurança Pública a exemplo, do que acontece com a Educação e com a Saúde, além de concurso público para preenchimento de vagas agentes carcerários, administrativos e para Polícia Rodoviária Federal (PRF), para  combater a toneladas de drogas que ultrapassam as fronteiras através de caminhões e carretas todos os dias.
Cabo Maciel denunciou ainda o desvio de função dos policiais civis e militares do Amazonas que passaram a abrir e fechar portas de celas para presos que superlotam as cadeiras das delegacias.
Maciel cobrou uma parceria forte do Governo Federal com os governos estaduais, uma vez que só o governo estadual não terá força e recurso suficiente para impedir que toneladas de drogas ultrapassem as fronteiras. Além do mais, não adianta só construir presídio, tem que ressocializar os detentos.
Ao concluir Cabo Maciel alfinetou que o Governo Federal, dizendo que além de não investir na segurança dos estados que fazem fronteira com o Brasil, ainda faz o favor de retirar os melhores policiais para compor a Força de Segurança Nacional.
A promotora de Justiça Fernanda Marinho, responsável pelo evento, apontou a necessidade de construir unidades prisionais em número suficiente para abrigar todos os detentos que estão com mandados de prisão em aberto no País. Segundo ela, são mais de um milhão de mandados em aberto e, destes, 60 mil só no Ceará. “Quando o Estado não recolhe a gente paga com a vida”, reclamou. Segundo ela, a solução é fortalecer e investir na Polícia Civil.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Cabo Maciel reunirá com direção da Vivo para cobrar torre de telefonia móvel para Caburi

Manaus, AM - 23/09/2013 - Deputado Cabo Maciel (PR) vai formalizar pedido a Vivo para que seja feito estudo de viabilidade para que Caburi receba sinal de telefonia móvel.
Manaus, AM - 23/09/2013 - Deputado Cabo Maciel (PR) vai formalizar pedido a Vivo para que seja feito estudo de viabilidade para que Caburi receba sinal de telefonia móvel.


A implantação de uma torre de telefonia móvel da empresa Vivo na comunidade de Caburi, no município de Parintins (a 369km de Manaus), para beneficiar cerca de 20 mil famílias, será uma das metas a ser alcançada pelo líder do PR na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Cabo Maciel. O parlamentar, acompanhado dos vereadores Cabo Ernesto e Gelson Moraes, visitou a comunidade no último final de semana e ouviu o apelo do presidente da Comunidade Francisco Valeriano Nunes que será encaminhado à direção regional da Vivo.


Para que a população seja beneficiada, Cabo Maciel vai formalizar pedido a Vivo para que seja feito estudo de viabilidade para que Caburi receba sinal de telefonia móvel. O parlamentar disse que, além de Caburi, serão beneficiados os moradores de Mocambo, Zé Açu, Monte Sinai, Panuaru, Espírito Santo e diversas comunidades de Barreirinha.


Cabo Maciel lamentou ainda que não exista nenhuma operadora instalada na Região. “Os moradores tem sofrido bastante com a falta de comunicação e vem causando diversos transtornos e prejudicando sensivelmente o desenvolvimento da região”.


TEXTO e FOTO: Assessoria do Deputado

Deputado Cabo Maciel no barco com sua assessoria, visitando comunidades de Parintins juntamente com o vereadores Cabo Ernesto e Vereador Gelson

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Deputado Cabo Maciel parabeniza a Escola Estadual João Bosco Ramos de Lima pela conquista do Prêmio de Gestão 2013



O deputado Cabo Maciel também parabenizou a Escola Estadual João Bosco Ramos de Lima, localizada no bairro das Pedreiras, município de Itacoatiara, pela conquista do Prêmio de Gestão, numa avaliação de 117 escolas pelos membros do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). Segundo ele, a escola recebe alunos das comunidades da periferia e presos de justiça autorizados a estudar.

“Antes, os pais não queriam colocar seus filhos para estudar naquela escola pelo alto índice de periculosidade existente na mesma. Gestores, professores e pais se reuniram e fizeram um trabalho de requalificação da escola. Todos contribuíram para que a escola saísse da área vermelha e chegasse ao ponto em que hoje está, recebendo prêmio de gestão”, disse.

ALEAM - Assessoria

Cabo Maciel denuncia prejuízos causados pelo não funcionamento do porto de Itacoatiara

Manaus, AM - 18/09/2013 - Deputado Cabo Maciel (PR) discursa da tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas durante o Pequeno Expediente. (Foto: Elisa Garcia Maia/Designer - Frank Chaves - Aleam)

Primeiro orador a falar no Pequeno Expediente desta quarta-feira (18), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado Cabo Maciel (PR) voltou a cobrar uma definição do governo para o porto de Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus), que segundo o parlamentar mostra descompromisso para com a população do município, “uma vez que, com a paralisação das atividades portuárias, os pais e mães de família filiados ao Sindicato dos Portuários tem de viajar a Manaus para trabalhar no porto do Chibatão e outros portos para sobreviver”.

“O porto já está há oito anos fechado, mas ele é um porto apto e ativo para fazer exportação a largo”, disse Cabo Maciel, lamentando o fato de que o porto estar ativo para fazer exportações não seja divulgado para os empresários de Itacoatiara, o que segundo ele tem causado prejuízos para quem trabalha com produtos para exportação.

Segundo Maciel, a Capitania dos Portos fez algumas exigências ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para que o porto pudesse ser reaberto para atração de barcos regionais, um deles seria o memorial descritivo e o projeto assinado por um engenheiro naval, com prazo até 15 de setembro para protocolar a documentação, para ser analisada e autorizada a reabertura do porto.

O deputado explicou que a falta desse protocolo da documentação tem atrapalhado o aquecimento da economia do município, a geração de emprego e renda e os sindicatos que estariam operando no porto se tivesse aberto. “Mas tem atrapalhado principalmente a população que precisa viajar para outras cidades por via fluvial, que arrisca a vida na madrugada, pagando lanchas, voadeiras para levá-los até os barcos em movimento”, lamentou.

Cabo Maciel informou já ter conversado com o superintendente regional do Dnit, Fábio Galvão, para que o mesmo se desloque hoje a Brasília para tratar do assunto com o comandante da Secretaria Aquaviária do Dnit. “Disse ao superintendente Fábio Galvão que aguardarei até sexta-feira o protocolo junto à Capitania dos Portos, e caso isso não aconteça, vou representar junto aos Ministérios Públicos Estadual e Federal”, disse.

ALEAM

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Hoje a noite, reunido com comunitários da igreja de São Sebastião em Parintins

O Dep. Cabo Maciel agradece a todos pelo convite, participação e manifesta o prazer de estar em suas agradáveis companhias!

Deputado Cabo Maciel é recepcionado por amigos e correligionários no aeroporto do Municipio de Parintins, hoje a tarde!


Foto: Chegada no aeroporto do Municipio de Parintins obrigado pela recepção meus amigos
Obrigado pela recepção meus amigos!

Deputado Maciel articula reunião com o secretario Robério Braga e o presidente do bairro da Colônia, para tratar do evento comemorativo dos 159 anos do bairro da Colônia, o mais antigo de Itacoatiara.

Foto

No dia 18 de setembro, o Deputado Cabo Maciel reuniu com professores em sua residência em Itacoatiara.

Foto: Reuniao hoje a noite com professores em itacoatiara

Deputado Cabo Maciel embarcou hoje a tarde para Parintins, onde vai cumprir agenda de visitas as comunidades e a tropa do município, em companhia dos vereadores Cb.Ernesto e Gelson.

Foto: Neste momento embarcando para Parintins com nossa equipe,amanha faremos visitas em varias comunidades com os vereadores cb.Ernesto e Gelson e toda  tropa.
Deputado Cabo Maciel e o assessor Gerson Aranha, no momento antes do embarque para Parintins, hoje a tarde.

Deputado Cabo Maciel comunica a turma de 2001 que já articulou junto a Casa Civil a correção da data de promoção da referida turma para 01/09/2011 de forma retroativa

Foto: Boa tarde queridos amigos da turma de 2001,quero comunicar que ja mantive reuniao com o chefe da casa civil do governo Dr.Raul Zaidan o mesmo ja esta tomando providencias quanto a publicação do diário oficial do estado quanto a data de promoção desta turma 1/9/2013 para a data  certa 1/9/2011 retroagindo aguardem a nova publicação no diário oficial com a data certa 1/9/2011,compartilhem e contem comigo.


Amigos da turma de 2001, quero comunicar que estive reunido com o chefe da casa civil do governo Dr.Raul Zaidan, o mesmo já esta tomando providencias quanto a publicação do diário oficial do estado, quanto a data de promoção desta turma 1/9/2013, para a data certa 1/9/2011, retroagindo aguardem a nova publicação no diário oficial com a data certa 1/9/2011.

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Cabo Maciel entra na briga para corrigir promoção de 367 PMs


Publicação do Diário Oficial tira retroativo dos militares


            Mais um erro cometido na promoção os 367 policiais militares de soldado/02 para soldado/01, que se daria a partir de 01/09/2011, terá a intervenção do presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Cabo Maciel (PR), que já acionou o setor jurídico da CSP para acionar o Comando Geral da PMAM para que seja retificado o erro da data da publicação, conforme Diário Oficial de 17 de setembro, que consta a relação dos beneficiados.

            Sempre atento às questões dos policiais militares e o prejuízo que os mesmo vão sofrer sem receber o retroativo, nem quando essa situação será resolvido o parlamentar republicano já acionou o setor jurídico da Comissão de Segurança para questionar o direito dos militares junto ao Comando Geral. 

            Destacou Cabo Maciel que a Promoção por antiguidade deve contar de 1º de setembro de 2011, conforme termos do artigo 1º, I, “c” e art. 2º da Lei Nº 2.814, de 21 de julho de 2003, alterado pela Lei Nº 3.041, de 08 de março de 2006, combinado com ao art. 2º , III, “f” da Lei Nº 3.514/2010, os Soldados PM de 2ª Classe, a graduação de Soldado PM de 1ª classe, do Quadro de Praças Policiais Militares (QPPM), da Polícia Militar do Amazonas.