sexta-feira, 30 de novembro de 2012

ALEAM homenageia os 11 anos do Colégio Nossa Senhora do Rosário, de Itacoatiara


A Escola Nossa Senhora do Rosário mais uma vez foi destaque no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado. O reconhecimento dado pelo Ministério da Educação repercutiu em Manaus através do Deputado Cabo Maciel.
 
Dep. Cabo Maciel, Dom Carillo, Dep. Abdala e diretoria da Escola

O Colégio Nossa Senhora do Rosário, do município de Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus) foi homenageado na manhã desta sexta-feira (30), na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM) pelos seus 11 anos de trabalho prestado à comunidade do município.
A homenagem, de iniciativa do deputado estadual Cabo Maciel (PR) teve a presença do bispo de Itacoatiara e presidente da Associação Cultural Nossa Senhora do Rosário, dom Carillo Gritte, do coordenador regional de educação do município e representante da Secretaria Executiva do Interior de Educação, professor Reinaldo dos Santos Souza e dos diretores do colégio Gracilene Guedes de Castro (pedagógica), Edmilson da Cruz (financeiro) e Delsa Hozana Zerefina (pedagógica).

Em seu discurso, o parlamentar destacou a trajetória da escola, que é bem conceituada no cenário educacional do Estado do Amazonas. Mantida pela Associação Cultural Nossa Senhora do Rosário, de filosofia católica, o colégio foi implantado em meados dos anos 60, sob a gestão das irmãs Dorotéias e posteriormente pelas Adoradoras do Sangue de Cristo. Hoje atende a educação infantil (iniciada neste ano), alunos de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental e do ensino médio.

Em 2011, o colégio obteve 93% de aprovação nos vestibulares realizados por instituições públicas. Já em nível estadual foi classificada em 8º lugar, com 573,56 pontos no último Exame Nacional do Ensino Médio. Nos últimos seis anos têm-se mantido entre as dez melhores do Estado.
O parlamentar destacou, ainda, que todos os anos é grande o percentual de alunos da escola que prestam concurso público e são aprovados, o que só engrandecem o município e a escola. Cabo Maciel sugeriu ao coordenador educacional do município, que apresente um ranking de escolas que mais se destacaram no município para serem homenageadas também. Ele agradeceu a presença de todos e disse que são eles, os professores, gestores, pedagogos, assistentes sociais e servidores da administração que fazem a diferença. “A importância que eles têm, do zelador à direção. Esse conjunto faz a diferença”, reafirmou.
Cabo Maciel destar o trabalho da Escola a nível nacional

Após a apresentação de um vídeo institucional da escola, a presidência da sessão, sob o comando do deputado estadual Abdala Fraxe (PTN), entregou uma placa comemorativa ao presidente da mantenedora do colégio, dom Carillo, pelos serviços prestados.
Dom Carillo, em seus agradecimentos, se comprometeu a lutar para que a escola continue elevando seu nível, seja no ensino, no aprendizado e na inserção no mundo do trabalho, sempre prezando pela disciplina na área da socialização.

A diretora Delsa Zeferino, também agradeceu as homenagens e disse que essa é a segunda vez que a escola é homenageada na ALEAM e por isso estava muito feliz. Segundo ela, desde 2001 o colégio vem se destacando no preparo educacional e cultural, tendo como princípios básicos a disciplina e a formação moral dos alunos. 
O deputado Abdala Fraxe, por sua vez, ressaltou a importância do colégio para o município de Itacoatiara. Ele disse que conhece a orientação pedagógica das escolas religiosas, pois estudou em várias delas e é fruto desse ensino. Segundo ele, a escola também tem papel fundamental na formação de mão de obra para o município. “O papel do Colégio Nossa Senhora do Rosário é muito importante”, completou.

Itacoatiara debate Segurança Pública na Escola Vital de Mendonça


Cumprindo o cronograma de visitas aos municípios amazonenses para debater segurança pública, Cabo Maciel chega hoje a Itacoatiara para ouvir a população.

Dep. Cabo Maciel e Cmte. Geral da PMAM

            Confirmado para as 19h desta sexta-feira(30.11)na escola estadual “Deputado Vital de Mendonça”, bairro da Colônia no município de Itacoatiara a realização da Audiência Pública promovida pela Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM) tendo a frente o presidente deputado Cabo Maciel(PR).
            O evento proporcionará a oportunidade da comunidade itacoatiarense debater com as autoridades do Estado a falta de segurança do município que vem crescendo com o alto índice de roubos, furtos, assaltos e latrocínios.
            O deputado Cabo Maciel autor da proposta encaminhou convite as lideranças comunitárias, Câmara Cidadã de Itacoatiara, Igreja, Prefeito, Poder Judiciários e aproveitou para convidar a população a se fazer presente ao evento.
            Cabo Maciel reuniu na última quinta-feira(28) no município de Rio Preto da Eva, na sexta-feira(29) no município de Presidente Figueiredo e nesta sexta-feira concluirá sua programação com uma Audiência Pública em Itacoatiara.

Cabo Maciel solidariza-se com famílias vítimas de incêndio e quer maior efetivo do Corpo de Bombeiros


O Deputado disse que o comandante do Corpo de Bombeiros precisa levantar da cadeira e falar a verdade para o governador Omar Aziz tomar conhecimento da situação do Corpo de Bombeiros no Amazonas.
 
Dep. Cabo Maciel

O deputado estadual Cabo Maciel (PR) solidarizou-se na manhã desta quarta-feira (28), do Plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), com as famílias que perderam suas casas no incêndio do dia anterior, na rua Artur Bernardes, bairro São Jorge, zona Oeste de Manaus, que atingiu mais de 500 casas e deixou mais de 2 mil pessoas desalojadas.

Cabo Maciel aproveitou para agradecer a Brigada de Incêndio da Infraero, que prestou apoio ao Corpo de Bombeiros no combate ao incêndio. “Reitero, também, o pedido ao Governo do Estado, por meio da Casa Civil, para dar celeridade na aprovação do quadro de redistribuição de efetivos do Corpo de Bombeiro. Hoje temos 550 bombeiros no Estado e algumas bases do interior. E a exemplo de Tabatinga, temos o Corpo de Bombeiros, mas é exclusivo da Infraero, e se houver um incêndio no município, teremos que ser atendidos pelos bombeiros de Letícia (Colômbia)”, afirmou.
Bombeiros presentes na Assembleia Legislativa

Como representante da categoria, o parlamentar cobra o aumento do efetivo para o Corpo de Bombeiros Militares. “Pelo fato de ser pequeno o efetivo, temos viaturas no Corpo de Bombeiros que é para ser operada por sete a oito bombeiros e está sendo operada por dois e com maior dificuldade”, disse ele, pedindo que o Governo do Estado que olhe com carinho para a gerência, para o comando dos bombeiros. “Existe uma insatisfação generalizada de praças e oficiais quanto ao comando. Peço ao governador e ao secretário de Segurança, que possam ter verdadeiramente uma visão ampliada, uma vez que nas pesquisas de Segurança Pública, os bombeiros são aclamados pela população brasileira e não podemos, no Amazonas, ter 550 bombeiros no seu efetivo e trabalhar com uma série de deficiência, principalmente nas emergências, sem que possa estar precisando da Brigada da Infraero para combater o fogo”, argumentou.  
Segundo ele, o apoio e a solidariedade são necessários, mas o Corpo de Bombeiros não pode ter 550 bombeiros e trabalhar com deficiência. “Se tivéssemos melhor estruturado não precisaríamos da presença da Brigada da Infraero nesse combate”, argumentou.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Solução de energia limpa para o interior do Amazonas está em fonte fotovoltaica


O líder do Partido da República na Assembleia Legislativa do Amazonas, Deputado Cabo Maciel tem feito severas críticas aos apagões que virou rotina no município de Itacoatiara, prejudicando os comerciantes, alunos, pacientes em hospitais e as donas de casas que se queixam de terem seus utencílios domésticos queimados.

Deputado Cabo Maciel tem denunciado os apagões em Itacoatiara
Pelo menos 80% do atendimento elétrico às localidades consideradas isoladas do interior do Estado do Amazonas pode ser realizado a partir da geração de energia fotovoltaica (energia solar). Os outros 20% devem ser distribuídos entre fontes a partir de PCH (Pequenas Centrais Hidrelétricas), hidrocinética (mecanismo em formato de roda movida a água) e biomassa, como energia complementar.
A informação foi fornecida pelo engenheiro Áureo Matos, do Processo de Projetos Especiais do Programa Luz para Todos na Eletrobras Amazonas Energia, durante o “Amazonas Greenergy - Simpósio Internacional de Energia Sustentável” que aconteceu ontem (28) no auditório da Fieam, em Manaus.

De acordo com o especialista, de todas as fontes de energia consideradas renováveis existentes no Amazonas, a energia solar seria a mais recomendada considerando o quesito “economicamente viável” para a região. “Especificamente para aquelas áreas que chamamos de remotas (isoladas), a alternativa mais adequada ainda é a energia fotovoltaica, já que não há condição de se montar uma rede aérea ou mesmo fazer o lançamento de cabos subaquáticos por serem regiões de difícil acesso”, explicou. 
Em relação à geração de energia produzida a partir de biomassa, Áureo esclareceu que o maior empecilho se daria na questão da falta de produção em larga escala. “Essa alternativa não é economicamente viável por conta de não termos o produto em quantidade suficiente para a geração de energia elétrica. Isso seria possível somente se houvesse a participação de outros atores da sociedade e dos governos incentivando a produção rural”, enfatizou.

Já o professor-doutor em Planejamento de Sistemas Energéticos, Rubem Souza, que é diretor do Centro de Desenvolvimento Energético Amazônico (CDEAM) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), hoje a solução seria sim a energia fotovoltaica, porém, com algumas ressalvas.
“Eu defendo que, não só no Amazonas como em qualquer outro lugar do Brasil a fonte de energia a ser desenvolvida deve estar de acordo com a realidade de cada região. Por exemplo, se formos instalar usinas fotovoltaicas em áreas de várzea, o custo será muito maior. Por isso, depende de cada local e, no interior do Amazonas, as dificuldades de se trabalhar ocorrem com qualquer tecnologia”, apontou.
Além da questão regional, Rubem Souza também alerta para a questão da vida útil de cada equipamento a ser utilizado; para a exploração dos recursos naturais e para a mão de obra qualificada.

Miniusinas

A Eletrobras Amazonas Energia já desenvolve desde 2011, o “Projeto 12 Miniusinas com Minirredes com Sistema de Faturamento Pré-pago” em seis municípios do interior do Estado (Autazes, Barcelos, Beruri, Eirunepé, Novo Airão e Maués). Pioneiro no Brasil, o Projeto atende aproximadamente 222 unidades consumidoras (entre casas, centro comunitários, escolas, igrejas, etc), o que representa um universo de 1.300 pessoas que hoje utilizam energia elétrica gerada a partir da luz do sol.
A intenção da empresa é poder expandir o Projeto para outras comunidades localizadas em áreas remotas onde não há condições de se instalar redes convencionais de energia elétrica. Para isso, existem estudos que tramitam na Empresa de Pesquisa Energética (EPE) aguardando avaliação.

Redes inteligentes

O Amazonas também possui outro projeto que é referência no Brasil. Trata-se do “Projeto Parintins” que adota o uso do sistema smart grid (redes inteligentes) ao uso conjunto de várias tecnologias integradas ao sistema de energia distribuída.
Também pioneiro nesse formato, o Projeto está em desenvolvimento no município de Parintins e tem como objetivo principal automatizar toda a rede de distribuição, além de adotar a geração de energia elétrica a partir de placas fotovoltaicas (energia solar) a serem instaladas nos tetos de algumas unidades consumidoras daquele município.

Cabo Maciel vai à luta e consegue promoção para Bombeiros Militares


O encontro do Deputado Cabo Maciel com o chefe da Casa Civil Raul Zaidan visa corrigir algumas injustiças que continuam acontecendo no Corpo de Bombeiros. Essa conquista só é reconhecida por quem é beneficiado.
 
Cabo Maciel durante solenidade no quartel do Bombeiros

            Atendendo solicitação do deputado Cabo Maciel(PR) o governador Omar Aziz após seguida reunião com o chefe da Casa Civil, Raul Zaidan, conseguiu a promoção de 27 Bombeiros Militares de 2º Sargentos para 1º Sargentos BM do Quadro de Praças. A publicação do Decreto foi considerado pelo parlamentar republicano como um “presente de Papai Noel”, uma vez que os processos encontravam-se adormecidos nas gavetas do comando.
            A promoção a contar de 19 de setembro de 2012, nos termos do artigo 14, II, de Lei 2.814, de 21 de julho de 2003, os 2º Sargentos BM, a Graduação de 1º Sargento BM do Quadro de Praças Combatentes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amazonas está sendo comemorado pelos militares como uma grande conquista.
Veja abaixo os nomes especificados:
1.     Inocencio Androsse de Oliveira
2.     Éder Auzier Costa
3.     Celi Gonzaga Fonseca
4.     Francisco Stenio de Magalhães
5.     Geison Kleber Amorim dos Santos
6.     Antonio Sérgio da Silva Ribeiro
7.     Raimundo da Silva Braga
8.     Davi Macena Silva
9.     Adeilson Santos de Brito
10.  Jorge Carlos da Silva Medeiros
11.  José de Souza Bello
12.  João de Souza Pereira
13.  Jerry Denner da Cunha Camilo
14.  Carlos Alberto de Olivera Souza
15.  Renê Gonçalves da Silva
16.  Francisco Albertro Nogueira Cavalcante
17.  Elias Ribeiro de Almeida Neto
18.  Marcelo Maurício Soares
19.  Ronildo Ribeiro de Oliveira
20.  Ubiratan Pinhais dos Santos
21.  Gilsomar Nunes de Moraes
22.  Renner Walter Viano Neves
23.  Gilcimar Amorim de Olikveira
24.  Edmilson Fonseca
25.  Eduardo Rodrigues Augustinho
26.  Abel Almeida Monteiro Filho
27.  Ângelo Rogério Amorim da Silva