quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Cabo Maciel critica SAMU de Itacoatiara e cobra telefone para atendimento.

O deputado Cabo Maciel (PR) criticou, nesta terça-feira (1º), no plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Itacoatiara (Distante 211 km de Manaus), e cobrou a instalação de um telefone público para contatar o SAMU no município.

Segundo ele, no último domingo (29) quatro pessoas gravemente feridas em um acidente envolvendo duas motocicletas esperaram atendimento por mais de 1 hora.

Da tribuna do parlamento, Maciel disse que, para acionar o Samu, os moradores de Itacoatiara ligam para uma unidade localizada em Manaus, e essa unidade comunica o SAMU de Itacoatiara. O deputado criticou ainda a série de perguntas feitas pelos atendentes quando o usuário solicita atendimento.

“A pessoa liga aí tem um questionário: Qual é a rua? Qual é o beco? Como é o nome das vítimas? Qual é o município? Depois passa para o médico e lá se vão mais dez, quinze minutos. Estamos brigando por saúde, por sobrevivência! Será que temos condições de ficar respondendo pergunta vendo pessoas agonizando no chão?”, criticou Maciel.

Para ele, a solução é instalar um número público gratuito para o SAMU de Itacoatiara, como já acontece na maioria das cidades brasileiras, que usam o 192. “Tem que facilitar isso. Tem que ter telefone público de emergência dentro do município. Duas pessoas faleceram, e o município sentiu! Sentiu porque duas pessoas morreram agonizando duas horas no chão”, afirmou.

O deputado informou que encaminhará indicações e ofícios para todos os órgãos competentes solicitando a instalação de telefones de atendimento do SAMU no próprio município.

Nenhum comentário: