quinta-feira, 7 de abril de 2011

Dep. Cabo Maciel e outros deputados exaltam a Polícia Militar


Dep. Cabo Maciel presidindo a homenagem da PMAM
A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou, na manhã desta quinta-feira (7), sob a presidência do deputado Ricardo Nicolau (PRP), sessão especial alusiva aos 174 anos de criação da Polícia Militar do Amazonas, proposta pelos deputados Alcimar Maciel, o Cabo Maciel (PR), e Sinésio Campos (PT).
Ao abrir a sessão, o deputado Cabo Maciel fez um elogio ao trabalho da imprensa que “está denunciando de forma clara e imparcial as mazelas que estão acontecendo na instituição policial”.

Para o parlamentar, são situações que denigrem o bom trabalho que se quer empregar na polícia e que devem ser denunciadas não só pela imprensa, mas também pela população. Maciel afirmou que, “como político” vai poder lutar ainda mais pela corporação no sentido de buscar melhorias para a categoria. “Vamos tentar mudar as regras, pois não é admissível que soldados entrem nessa função e saiam na mesma. Essa situação tem que acabar”, ressaltou.

Polícia Militar fundada em 1837

O comandante-geral da PMAM, coronel Almir David, ao iniciar seu pronunciamento, pediu um minuto de silêncio em homenagem ao coronel José Moreira Nunes que faleceu na quarta-feira (6) e, em seguida, apresentou um histórico a Polícia Militar, criada no dia 4 de abril de 1837, tendo como primeira missão o combate à rebelião da Cabanagem (1835-1840), em Belém (PA).

O comandante parabenizou o trabalho dos militares que honram a instituição e disse que, conforme determinação do governador Omar Aziz, vai iniciar este ano a fase piloto do programa Ronda nos Bairros, que prevê policiamento mais próximo da população e com mais mecanismos de controle da ação policial.
O plenário lotado pelos convidados para homenagem a PMAM

Para o secretário estadual de Segurança, Zulmar Pimentel, a Polícia Militar vem executando um bom trabalho nos últimos anos, com uma equipe renovada e com o objetivo de dar mais segurança à população. Ressaltou o trabalho efetuado pelo ex-comandante da PMAM, tenente-coronel Dan Câmara, destacando que o importante é realizar um bom trabalho e poder sair de cabeça erguida e com a consciência de dever cumprido.
O plenário lotou de policiais para a solenidade dos 174 anos
Em seu discurso, o deputado Ricardo Nicolau lembrou que, há dois anos, por ocasião dos 172 anos da PM, foi autor de uma proposta em homenagem à corporação. Segundo ele, desde quando iniciou a sua vida pública e política, propôs homenagens com esse teor. “Reconheço que houve avanços na PM, há homens valorosos e muito por fazer. Fazer segurança pública não é fácil. Vamos, portanto, valorizar o trabalho dessas pessoas envolvidas na defesa de toda a coletividade”, disse o presidente da Aleam.
Tropa em forma na Cia de Guarda

Segundo Ricardo Nicolau, para se ter qualidade na segurança pública é preciso valorizar o policial, dar oportunidade a ele, oferecendo benefícios e um processo contínuo de especialização. “São pessoas que deixam o seio das famílias para cuidar da população. Parabenizo a Polícia Militar por esse trabalho valioso e de dedicação pela sociedade e coloco a Assembleia Legislativa do Estado à disposição da corporação”, enfatizou.
Vários Policiais foram homenageados pela PM
Os deputados Luiz Castro (PPS), Washington Régis (PMDB), José Ricardo (PT), Marcelo Ramos (PSB), Fausto Souza (PRTB) e Chico Preto (PP), em apartes, foram unânimes em ressaltar o bom trabalho que vem sendo efetuado pela instituição, valorizando aqueles que estão engajados em elevar o trabalho-fim da polícia militar de maneira séria e competente.
Um minuto de silêncio em homenagem as crianças do Rio
Presentes à solenidade, ainda, Conceição Santiago, promotora de Justiça representando o Ministério Público do Estado; conselheiro- presidente do TCE, Júlio Assis Corrêa Pinheiro; coronel PM José Alves da Silva, sub-comandante geral da Polícia Militar do Amazonas; coronel PM Herbert Campos de Araújo, chefe do Estado Maior da Polícia Militar do Estado do Amazonas; vereador Luiz Augusto Mitoso, representando a Câmara Municipal de Manaus; Oreni Campelo Braga da Silva, presidente da Amazonastur; capitão-de-corveta Sérgio Vieira Pires da Silva, representando o comandante do 9° Distrito Naval e o major Ênio Malveira, representando o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do
Amazonas.

Nenhum comentário: