sexta-feira, 4 de outubro de 2013

“Itacoatiara completa 330 anos”, garante historiador Francisco Gomes em lançamento de livro


Sessão Ordinária

De autoria do deputado estadual Cabo Maciel (PR), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou na tarde de quinta-feira (03), sessão especial, em homenagem aos 330 anos de fundação da cidade de Itacoatiara-AM (distante 170 quilômetros da capital por via área e 266 km de rodovia). A sessão foi presidida pelo deputado estadual Josué Neto (PSD).

O deputado Cabo Maciel parabenizou o município por esta data festiva, destacando o trabalho feito pelo historiador Francisco Gomes que conta no lançamento de seu livro a verdadeira história de Itacoatiara, que completa na realidade 330 anos segundo o autor, num trabalho de pesquisa e estudo que engrandece o município, sua cultura e o povo que ali reside.

IMG_8348

Participaram do evento na composição da Mesa, Ester Araújo, secretária de Educação de Itacoatiara; vereador Raimundo Silva, representando a Câmara Municipal de Itacoatiara; desembargadora Marinildes Mendonça Lima; presidente da Academia Amazonense de Letras, Arlindo Porto; historiador Francisco Gomes da Silva;

Durante a solenidade foram entregues pelo presidente Josué Neto e pelo deputado Cabo Maciel placas comemorativas alusivas aos 330 anos de fundação de Itacoatiara, à secretária de Educação de Itacoatiara, Ester Araújo e ao historiador do município de Itacoatiara, Francisco Gomes de Araújo.

IMG_8436
Na presidência dos trabalhos o deputado Josué Neto (PSD) parabenizou, em primeiro lugar, todas as famílias itacoatiarenses que durante esses anos construíram com muito esforço, o município de Itacoatiara e, vivem, hoje, talvez, um momento de dificuldades, mas que não é diferente dos momentos de dificuldades que passam os demais municípios do Amazonas.

Contudo, assinalou Josué, como sempre não podemos perder nunca a esperança porque Itacoatiara é um município que tem, talvez, a melhor posição geográfica do Amazonas, fica próximo do rio Madeira, onde a escoação dos produtos chega aos demais estados brasileiros, via Rondônia, alem de estar próximo de Manaus ligado via estrada (AM-010), cerca de 170 quilômetros.

IMG_8392
O grande sonho, disse Josué, é que o Porto de Itacoatiara tenha em pleno funcionamento estrutura de tamanha importância como tem o 
Porto de Santos para o Estado de São Paulo. “Esta Casa, assim como o Governo do Estado do Amazonas tem trabalhado bastante visando o futuro para que os incentivos da Zona Franca de Manaus (ZFM) cheguem aos municípios que compõem a Região Metropolitana de Manaus (RMM).

Assim sendo, no futuro, observou Josué, será Itacoatiara quem vai receber os produtos que virão para a ZFM, tão quanto, os produtos que serão exportados para o resto do Brasil por via fluvial.
 
“Outro sonho, o da duplicação da rodovia (AM-010) é um sonho que está próximo e já acontece no município de Manacapuru mesmo se sabendo que essa estrada e menor cerca de duas vezes, afirmando ainda que para se concretizar um sonho basta apenas não desistir, como aconteceu com a construção da “Ponte sobre o Rio Negro” que era um sonho que vinha se concretizando a mais de sessenta anos e hoje é uma realidade, que muitos não acreditavam.

Num discurso em tom de indignação o historiador Francisco Gomes assinalou que o desinteresse pela história da maioria dos municípios amazonense e Itacoatiara não é diferente e prima pela falta de informação e no fato de não procurar se aprofundar nos arquivos para dar a real conotação da história.

Para Francisco Gomes o desinteresse de se estudar as origens da cidade é geral, afirmando, ainda, que o município de Itacoatiara é estratégico e merece destaque especial por parte do governo por sua posição estratégica de estar às margens do rio Amazonas e a poucos quilômetros de outro rio, também, de grande importância como é o Madeira, além de que a cidade de Itacoatiara será a cidade do futuro.

FONTE: Diretoria de Comunicação

Nenhum comentário: