terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Deputado Cabo Maciel solicita a construção de uma Maternidade de Pronto Atendimento de Urgência e Emergência no município de Carauari/Am.


O município de Carauari é uma cidade que está localizada no interior do estado do Amazonas, que faz parte da mesorregião do sudeste Amazonense e a microrregião de Juruá. A cidade de Carauari se encontra à margem esquerda do rio Juruá, possui o terreno bastante elevado e acidentado.

O porto possui uma grande ladeira, considerado bastante íngreme, que vai se desmoronando devido o movimento impetuoso das águas do rio Juruá, que ali bate fortemente, a população da referida localidade segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2014 sendo de 27.645 mil habitantes.

Carauari é considerada uma cidade central na região, geograficamente analisado no mapa do Amazonas está distante da capital “Manaus” 780 km, possui aproximadamente 43 comunidades que compõe a zona rural do município.

Atualmente, Carauari tem passado por momentos difíceis, que o coloca em situação constrangedora, quando tratamos em alguns assuntos específicos como o caso da saúde, pois destacamos que o serviço que é oferecido e prestado ao público local tem sido de péssima qualidade, devido à estrutura física que atualmente está toda comprometida, deteriorada e com problemas no sistema elétrico e hidráulico, além disso, os profissionais que ali ainda prestam serviços tem que improvisar salas, e isso tem sido um tanto constrangendo quando o atendimento tem que ser feito ao público feminino, além disso, o hospital local não tem condições de atender situações graves tanto de sua sede, quanto de pessoas que vem de outros municípios próximos em buscam de atendimentos na área de urgência e emergência.

Atual hospital do município não oferecem exames complexos tais como tomografias computadorizadas, análises clínicas em laboratório, ultrassonografias, RXs (radiologia), entre outros.

Apesar do caos existente, o hospital do município funciona dentro de suas possibilidades, quando o paciente necessita de atendimento em centro especializado, o paciente é transladada a capital do estado, que só ocorre por meio de transporte aéreo, gerando as famílias, problemas econômicos que fogem a sua natureza, sendo que muitas das vezes essas famílias ficam desamparadas chegando passar constrangimentos, pedindo abrigo a desconhecido, e casos extremos a de pedir dinheiro na rua.

Por esta razão, solicitei que seja construída uma Maternidade no município de Carauari/AM, equipado com tecnologia e centro de UTI-CTI e aparelhos médicos modernos para realização de exames complexos sem que tenha que ser mandado a Manaus (capital), ou mesmo que o paciente tenha que ser deslocado a capital, e desta forma o poder público poder oferecer aos moradores da região, um melhor conforto no atendimento dos pacientes e seus acompanhantes, bem como tornar o município referência em atendimento de algumas especialidades, e poder ser oferecida aos municípios próximos da região.

Alcimar Maciel Pereira
Deputado Estadual

Nenhum comentário: