terça-feira, 6 de agosto de 2013

Cabo Maciel lamenta problemas e cobra abertura do porto no município de Itacoatiara

A AHIMOC deve encaminhar os documentos para a Capitania liberar o funcionamento do porto


Lamentando que muita gente esteja sendo prejudicada porque o porto de Itacoatiara não funciona, e as pessoas que precisam apanhar um barco, pelo fato do porto estar interditado, se sujeitam a fretar uma passagem de lancha por 15 reais, para chegarem ao barco no outro lado do rio, arriscando a própria vida, o deputado Cabo Maciel (PR) relatou, nesta terça-feira (6), da tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), as providências que vem tomando para reabrir o porto e acabar com os problemas da população.

Dep. Cabo Maciel trabalha para reabrir o Porto de Itacoatiara
O parlamentar disse que teve reunião com o titular da Receita Federal em Itacoatiara, Flemming Zeemann do Pinho que informou que o porto estava previsto perder o alfandegamento simplesmente por falta de algumas documentações, entre elas a que comprovasse a posse do presidente da Administração das Hidrovias da Amazônia Ocidental (Ahimoc), Sabá Reis, e uma portaria do mesmo para o administrador do porto, Paulo Honorato da Silva.

“Essas documentações foram providenciadas depois de muito corre-corre, e já foram entregues à Receita Federal para se abrir um processo de vistoria ao porto, a fim de manter o alfandegamento, que permite operações de importação e exportação”, afirmou Cabo Maciel. Segundo ele, foi necessário também atender a outras exigências da Capitania dos Portos para a abertura do porto, como a colocação das poitas, que já estão prontas em Manaus e devem ser levadas em breve para Itacoatiara.

“Tivemos uma reunião com o capitão César Machado, na Capitania, onde foram feitas algumas exigências ao Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte), as quais estão sendo demandadas para fazer o protocolo na Capitania para manter o porto aberto”, informou o deputado, ressaltando que o porto está preparado para fazer exportação ao largo, “mas isso é pouco divulgado porque tem os interesses de meia dúzia de pessoas que estão ganhando para que isso não aconteça”.

Cabo Maciel lamentou que “enquanto a gente luta para o porto de Itacoatiara reabrir, tem alguns que lutam para que o porto não abra e toda a exportação seja feita pelo porto de Manaus”. Por isso, ele se declarou solidário ao sindicato e a todos os funcionários do porto “que dependem da movimentação do porto para sustentar suas famílias e estão tendo de alguma forma um boicote para que o porto não abra”.

Soldados     

O deputado Cabo Maciel também comemorou a publicação da correção da data de promoção, no Diário Oficial do Estado, dos 93 alunos-soldados da Polícia Militar a soldados, que já estavam há alguns meses trabalhando como soldados e recebendo como alunos. Na edição do dia 24 de junho foi corrigida a data, retroagindo a 15 de março de 2013, data da formação.

Nenhum comentário: