quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Deputado Cabo Maciel alerta para o crescimento do tráfico de animais silvestres na tríplice fronteira (Brasil, Colômbia e Peru).


O Brasil é um dos principais alvos dos traficantes devido a sua imensa diversidade de peixes, aves, insetos, mamíferos, répteis, anfíbios e outros. As condições de transporte são péssimas. Muitos morrem antes de chegar ao seu destino final. Segundo o IBAMA, a exploração desordenada do território brasileiro é uma das principais causas de extinção de espécies.


Maciel explica que o Inciso III do Art. 29 da Lei 9605/98 (Lei dos Crimes Ambientais) prevê pena de seis meses a um ano e multa a quem vende, expõe à venda, exporta ou adquire, guarda, tem em cativeiro ou depósito, utiliza ou transporta ovos, larvas ou espécimes da fauna silvestre, nativa ou em rota migratória, bem como produtos e objetos dela oriundos, provenientes de criadouros não autorizados ou sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente. Entretanto, o comércio ilegal de animais silvestres é a terceira atividade clandestina que mais movimenta dinheiro sujo, perdendo apenas para o tráfico de drogas e armas.


A atuação dos Policiais Militares do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) na fiscalização na feira municipal de Tabatinga, distante 1.108 km de Manaus, foi determinante para a apreensão de 40 kg de carne de animais silvestres e 300 Kg de pirarucu fresco neste ano. O Parlamentar Militar ressalta que o 8º Batalhão de Polícia Militar (8º BPM), sob o comando do Major PM Huoney Herlon, tem sido fundamental no combate ao trafico de animais silvestres na tríplice fronteira. A Base Anzol, reativada recentemente, que conta com efetivos de Policiais federais, civis, militares e soldados do Exército, atuando em conjunto, também contribuem fiscalizando embarcações no Rio Solimões.

Para Maciel, as Forças de Segurança que atuam nas fronteiras precisam de todo apoio possível para desempenhar suas funções constitucionais e reduzirem os índices relevantes de tráfico de animais silvestres na tríplice fronteira.

Nenhum comentário: