sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Deputado Cabo Maciel alerta para a necessidade do aumento do efetivo nas Viaturas da PM.

O Presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa do Amazonas, Deputado Cabo Maciel (PR-AM), defende que o efetivo das Viaturas da PM, durante o Patrulhamento, seja composto de quatro (04) Policiais Militares como medida de segurança, tendo em vista as ultima ocorrências onde policiais foram alvejados com disparos de arma de fogo. Conforme o POP, (Procedimento Operacional Padrão da PMAM), o efetivo empregado no cotidiano policial militar tem como objetivo alcançar resultados satisfatórios e resguardar a segurança dos policiais militares envolvidos e faz-se necessário que o efetivo seja de, no mínimo, 02(duas) guarnições PM, ou seja, 04 (quatro) policiais militares, (PORTARIA Nº 17, DE 26 DE FEVEREIRO DE 2010).

Diante da ocorrência, do 31/10/2015, onde um policial militar da 27ªCICOM, Cabo P. Soares, foi baleado após a viatura em que ele estava ser atingida por tiros disparados de um grupo de criminosos na Rua 65, Bairro Cidade Nova, Zona Norte de Manaus e horas depois, com o apoio da Ronda Ostensiva Cândido Mariano (ROCAM), os infratores foram detidos. O outro caso foi do oficial da Polícia Militar, Ítalo França, lotado na 6ª CICOM, que foi baleado na noite do dia 02/11/2015, na Avenida Atroaris, bairro Cidade Nova I, Zona Norte de Manaus. Na ocasião um dos infratores foi atingido por um disparo de arma de fogo e o tenente recebeu dois disparos.

Maciel explica que no Patrulhamento Motorizado com 04 (quatro) Policiais Militares, cada integrante da guarnição, tem uma função e utiliza as técnicas de proteção e emprego de força necessária nas abordagens durante o patrulhamento, que é a atividade móvel de observação, fiscalização, reconhecimento, proteção ou, mesmo, de emprego de força, conforme a Resolução nº 006, de junho de 2009. (Manual de Doutrina Operacional da Polícia Militar do Amazonas Pagina 22).

Para o Deputado Militar é importante que as guarnições sejam compostas de 04 (quatro) policiais, pois dará maior proteção aos Militares. Esse procedimento é padronizado e utilizado pela ROCAM e pelo 1º Batalhão de Força Tática do Comando de Policiamento da Capital (CPM). O efetivo policial militar, empregado durante o patrulhamento motorizado, conforme as Legislações da PM é uma medida de segurança e garantia de sucesso nas Incursões, Operações Policiais e nas Abordagens realizadas pela Policia Militar do Estado do Amazonas.

Nenhum comentário: