segunda-feira, 26 de março de 2012

Cabo Maciel cobra reforma para Vila Olímpica de Manaus

Deputado lembra que o Amazonas precisa estar preparado para atender o calendário esportivo do Comitê Olimpico Brasileiro (COB).



“A Fundação Vila Olímpica Danilo de Mattos Areosa (FVO), do Governo do Amazonas, conforme noticiado na imprensa local, irá fazer parte de uma publicação do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) que será lançada durante os Jogos Olímpicos de Verão de Londres 2012, que acontecem de 27 de julho a 12 de agosto na capital da Inglaterra”. A notícia deixou preocupado o deputado estadual Cabo Maciel (PR), que encaminhou requerimento à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM) solicitando reforma urgente na estrutura do complexo esportivo que é referencia na America do Sul.

O parlamentar republicano disse que o piso da pista de corrida está se transformando em pó, conforme pode ser constatado sem muita dificuldade, colocando em risco o treinamento dos atletas que podem adquirir contusões facilmente.
Atleta mostra situação do piso da Vila Olimpica

Maciel lembra que o livro conterá imagens e informações sobre a estrutura da FVO e de mais 172 complexos esportivos do País, que foram selecionados pelo COB como sedes de treinamento para as delegações que disputarão as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.

Com a seleção da Vila Olímpica pelo COB, faz-se necessárias articulações de parcerias com as delegações que virão para as Olimpíadas de 2016 e adequar a estrutura do complexo às exigências do COB.

“Entretanto, vários setores do complexo da Vila Olímpica, já apresentam problemas, e necessitam de reformas urgentes, dentre eles, a Pista de Atletismo que apresenta um desgaste visível, comprometendo o treino de atletas de alto rendimento”, ressaltou Maciel.

Cabe ressaltar, que as exigências do Centro de Alto Rendimento da Região Norte é um projeto do Governo Federal, todas as instruções e investimentos na pista foram feitos, tendo maior qualidade e durabilidade maior, o que não ocorre, com a reforma e uma nova roupagem a pista manterá o certificado de classe dois, um selo de qualidade que iguala a pista a de outros grandes centros olímpicos do País. O certificado é dado pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF).

“Além disso, outros espaços que precisam receber melhorias do Governo Estadual para atender as exigências do COB estão o hotel da Vila Olímpica, que deverá passar de acomodações coletivas para individuais, o refeitório, que receberá climatização e a Academia de ginástica, musculação e condicionamento físico necessita de reforma, ampliação e reaparelhamento”, destacou Cabo Maciel.

“As quadras de futsal, handebol, vôlei e basquete também necessitam de reformas, assim como as áreas de treinamento do tênis de mesa e judô. As adequações representarão um legado para os atletas do Estado, principalmente aqueles que praticam esportes de alto rendimento e que utilizam a Vila para treinamento”, concluiu Cabo Maciel.

Nenhum comentário: