segunda-feira, 19 de março de 2012

Comissão de Segurança da ALEAM traça rota do tráfico e estima 5 mil usuários em Parintins

Investigação !

Especial Parintins (Jerson Aranha)
Dep. preside a solenidade em Parintins

A Equipe Técnica da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM), sob a presidência do Deputado Cabo Maciel (PR) realizou um levantamento completo sobre a rota fluvial do tráfico de drogas na região Amazônica. Segundo relato do Delegado Regional de Policia Civil em Parintins/AM – Dr. Ivo Cunha, estima-se a existência de 5.000 (cinco mil) usuários de drogas, dos quais 20%, ou 1.000 (mil) usuários, são jovens entre 12 e 20 anos de idade. São números assustadores, que preocupam o Presidente da Comissão de Segurança Publica da ALEAM, o que exige das Autoridades, providencias imediatas, em razão da gravidade do problema.

As drogas é um dos principais males da humanidade. Em razão delas temos por conseqüência a prostituição infanto-juvenil e a incidência, cada vez maior, de crianças e adolescentes envolvidas na prática de atos infracionais (crimes), acarretando com isto a desagregação familiar.
Governo precisa implantar posto de fiscalização na região

Destacou Maciel que em particular, no município de Parintins, cada dia mais, em razão das drogas, temos crianças e adolescentes vítimas de traficantes, os quais, sem o menor escrúpulo, adentram nas escolas públicas para atingir crianças e adolescentes. Cujos atos de repressão, ocasionam por conseqüência a superlotação do presídio de Parintins, o que acarretou sua interdição judicial.

Dentro de uma política de combater as causas antes das conseqüências, tornou-se imprescindível para o município de Parintins, em caráter de urgência, bloquear as rotas das drogas para o município, retirando de Parintins essa ‘’desgraça’’ que tanto aflige as famílias parintinenses.

Nesse diapasão, os Técnicos da Comissão de Segurança Pública, sob a liderança do Deputado Cabo Maciel – Presidente da Comissão na ALEAM, investigaram a rota das drogas no município de Parintins, ratificando, as seguintes rotas utilizadas por narcotraficantes:
Líderes comunitários denunciam usuários de drogas

Observa-se no mapa, que o ponto em comum no alto Solimões é o município de Fonte Boa, tendo como ponto estratégico a congruência (intercessão) dos Rios Solimões e Juruá, no qual se sugere a instalação da primeira base flutuante de fiscalização permanente pela Polícia Militar do Amazonas com o reforço da Força Nacional de Segurança Pública, coibindo-se a escoação do tráfico para os municípios afetados em sua rota.

Já no baixo Amazonas, - ressalta Cabo Maciel -, temos como ponto em comum o município de Itacoatiara/AM pelo Paraná do Ramos como ponto estratégico, para a instalação da segunda base flutuante de fiscalização permanente pela Polícia Militar do Amazonas com o reforço da Força Nacional de Segurança Pública.
Mesa das autoridades convidadas para ouvir a população

Municípios afetados com o tráfico de drogas na rota fluvial na calha do Rio Solimões:

Tabatinga, Benjamin Constant, São Paulo de Olivença, Fonte Boa, Tefé, Coarí, Codajás, Manacapuru, Iranduba, Manaus, Itacoatiara e Parintins/AM.

Municípios afetados com o tráfico de drogas na rota fluvial na calha do Rio Juruá:

Juruá, Itamaratí, Eurunepé, Envira, Guajara e Ipixuna, na fronteira com o Estado do Acre/AC.

Rota das drogas oriundas da fronteira com o Estado do Pará/PA, no baixo Amazonas:

Rota 1 – Santarém, Óbidos, Jurití, Parintins/AM.

Rota 2 – Oriximiná, Jurití, Parintins/AM.

Rota 3 – Terra Santa, Juriti, Parintins/AM.

O ponto em comum no baixo Amazonas (outra denominação dada ao Rio Amazonas) é o município de Juriti, no Estado do Pará, posicionado na fronteira do município de Parintins/AM, em cuja fronteira sugere-se a instalação da terceira base flutuante de fiscalização permanente pela Polícia Militar do Amazonas com o reforço da Força Nacional de Segurança Pública.

Municípios afetados com o tráfico de drogas na rota fluvial na fronteira com o município de Juriti/PA: Nhamundá e Parintins/AM.
Líderes comunitários e autoridades civis e militares

O parlamentar defendeu a necessidade de instalação próximo aos três pontos estratégicos, acima sugeridos, de uma Delegacia flutuante da Policia Federal em terra firme ou flutuante próximos as bases, para a autuação e prisão em flagrante delito dos acusados pela prática de tráfico e comercialização de drogas (maconha, cocaína pura ou em pasta base, heroína, craque, oxis, entre outras).

Paralelo ao Rio Amazonas, e separados por uma ilha, na frente do município de Parintins temos o Paraná ‘’Espírito Santo’’ utilizado também como rota alternativa pela via fluvial, na qual baixando o rio, na época da seca, o referido Paraná dá acesso aos municípios de Juriti, Alenquer, Óbitos, Oriximiná e Santarém, no Estado do Pará-PA, e a partir daí para todo o Brasil. E ainda, baixando o rio, na época da cheia, com acesso, através da boca do ‘’Bom Sucesso’’, para os municípios de Nhamundá, no Amazonas, e Terra Santa, também no Estado do Pará-PA.
Paraná do Espirito Santo de Cima

Cabo Maciel ressaltou ainda que subindo o rio, na época da seca, ainda na boca do Paraná ‘’Espírito Santo’’, após a Vila Amazônia – Parintins-AM, tem acesso aos municípios de Itapiranga, São Sebastião do Uatumã, Urucará, Urucurituba e Itacoatiara-AM, que por terra também dá acesso a Capital do Estado, Manaus. E ainda, na época da cheia, acima da boca do Paraná do Espírito Santo, através da boca do Caburi, dá acesso para os municípios de Nhamunda, no Amazonas, Terra Santa e Faro no Estado do Pará-PA. No mesmo sentido (subindo o rio), acima da Vila Amazônia, temos o Paraná do Ramos, através do qual se constatou acesso aos municípios de Barreirinha, Vila de Pedra, Vila de Cametá, Boa Vista do Ramos, Urucurituba e Itacoatiara-AM, escoando para a Capital Manaus e com acesso também para a tríplice fronteira: Brasil – Colômbia – Peru, na mesorregião do sudoeste amazônico, com portal de entrada pela microrregião do Alto Solimões no Amazonas.
Paraná do Espirito Santo debaixo

Nesse contexto, para o Presidente da Comissão de Segurança Publica da ALEAM, não há como combater as drogas no município de Parintins-AM sem fechar e fiscalizar, com rigor, as rotas acima mencionadas, nos três pontos estratégicos identificados e indicados a anterriori, por serem o principal corredor de entrada das drogas, evitando assim, todo o sofrimento das famílias e da sociedade como um todo, nos municípios por onde passam as drogas através dos ‘’soldados do trafico’’.

Nenhum comentário: