Falta pouco, disse Cabo Maciel, para que a população possa sair de Manaus para o Iranduba, Manacapuru e Novo Airão sem ser necessário enfrentar filas quilometricas para apanhar uma balsa. O governador Omar Aziz está se empenhando muito para que isso aconteça.
Uma visão área de toda extensão da ponte |
O deputado Cabo Maciel (PR) elogiou o empenho que o governador Omar Aziz vem tendo para cumprir sua promessa junto a população de entregar a ponte sobre o Rio Negro que liga Manaus ao Distrito do Cacau Pirera no dia 24 de outubro, data em que se comemora o aniversário de Manaus. Homens e máquinas estão executando, desde o dia 1º de setembro, a segunda etapa de asfaltamento da ponte sobre o Rio Negro. Esta é uma das últimas fases para a conclusão do empreendimento, confirmado para ser entregue à população amazonense no dia 24 de outubro deste ano.
Outro trecho da ponte que apresenta uma curva perigosa |
Lembrou Cabo Maciel que conforme o cronograma da obra, até o final na primeira quinzena de setembro a extensão de 3.595 metros da ponte estará pavimentada por uma camada asfáltica de sete centímetros de espessura. O titular da Secretaria de Estado de Região Metropolitana (SRMM), René Levy Aguiar, informou que as últimas etapas para conclusão do empreendimento serão a de iluminação seguida da sinalização horizontal e vertical da ponte. Segundo ele, esses serviços estarão prontos até a primeira quinzena de outubro.
Inicio da ponte saindo de Manaus |
Além do asfaltamento da ponte, a pavimentação segue por mais pelo menos cinco quilômetros de pista, na margem direita do empreendimento, trecho compreendido entre o término da ponte até a AM-070 (Manaus-Manacapuru). Também está em fase final a pintura das grades de proteção da passarela de passeio nos dois lados da ponte e a colocação dos postes de iluminação.
“Estamos praticamente com tudo concluído, a iluminação e a sinalização da ponte só aguardam o término do asfaltamento para serem iniciadas. Já mandamos confeccionar as placas de sinalização vertical. Todos esses detalhes finais estarão prontos até o dia 15 de outubro”, disse Aguiar.
RODOVIA AM-070
Outra preocupação levantada pelo deputado Cabo Maciel foi com relação duplicação da rodovia AM 070, uma vez que após a inauguração da ponte vai aumentar com certeza o fluxo de veículos em direção aos municípios de Iranduba, Manacapuru e Novo Airão. Mas, a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinf), já concluiu o Projeto Executivo para duplicação da AM-070. O projeto agora seguirá para a Comissão Geral de Licitação (CGL) para concorrência pública que vai escolher a empresa que executará a obra, orçada em R$ 200 milhões.
A rodovia é muito perigosa em diversos trechos |
O Projeto Executivo prevê a duplicação da pista desde a ponte sobre o rio Negro até a entrada de Novo Airão. Desse município até Manacapuru essa duplicação já foi feita. Segundo informou a secretária de Estado de Infraestrutura, Waldívia Alencar, o projeto prevê a construção de duas pistas com 7,10 m de largura, com acostamento e drenagem de 2,30 m para cada lado, em uma largura total de 18,80 m e extensão total de 78 quilômetros.
Também está prevista a realização de obras de restauração com pintura e jateamento das pontes, a remoção e construção de guarda-corpo e a duplicação das pontes sobre o rio Miriti e o rio Ariaú, bem como a pavimentação da nova pista duplicada. A obra será completa, com base e sub-base, imprimação e asfaltamento. Em alguns trechos também será construída uma ciclovia. Está orçada, ainda, a iluminação de toda a extensão da rodovia.
A duplicação da AM-070 se faz necessário |
O projeto foi pensado para atender não apenas ao fluxo de veículos que deve aumentar após a inauguração da ponte sobre o Rio Negro, em direção ao Iranduba, Novo Airão e Manacapuru, como também ao grande contingente de carga e de passageiros advindos dos municípios vizinhos, como Anamã, Anori, Codajás e Coari dentre outros, que farão de Manacapuru o portão de entrada e saída de Manaus.
O Governo do Estado mantém, ainda, um contrato de manutenção para garantir a trafegabilidade na AM-070 e a segurança dos motoristas que dela se utilizam. Esse contrato prevê a manutenção das três rodovias: a AM-070; a Carlos Braga, que dá acesso a sede do município de Iranduba; e a de Novo Airão.
Um comentário:
finalmente conseguir por um comentario aqui, menos mal, mas aproveitando só para ratificar deputado da lei de subsidios e os tickets estamos precisando!!!!
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