segunda-feira, 29 de julho de 2013

Cabo Maciel destaca VIII Mostra de Gestão de Itacoatiara que aconteceu na praça da Matriz

Deputado Cabo Maciel elogia o excelente nível da educação de Itacoatiara
Vereador Richardson do Mutirão e Deputado Cabo Maciel presentes a Mostra da Educação em Itacoatiara 

            O deputado Cabo Maciel(PR), destacou a participação de secretários de vários estados brasileiros em Itacoatiara (distante 265km de Manaus), convidados pelo secretário de Educação do Amazonas, Rossieli Soares, para acompanhar a VIII Mostra de Gestão das 19 escolas da rede estadual de ensino da Velha Serpa. Para a presidente do  Consed, Maria Nilene Badeca, o grau de envolvimento da cidade na mostra é algo para servir de exemplo para outros estados.

            Disse Cabo Maciel, após participar de uma “carreata da educação”, pelas principais ruas da cidade para em seguida professores, gestores e alunos se reunirem na praça “Herculano Castro e Costa” da Igreja Matriz N. S. do Rosário, onde aconteceu o evento.
O clima de festa tomou conta da praça da Matriz em Itacoatiara com desfile das bandeiras

            “Foi impressionante o trabalho que vimos no município. O envolvimento das pessoas da cidade, os bancos da praça lotados de pessoas que estavam ali para acompanhar os resultados das escolas, os índices do Ideb. Nos impressionou como o coordenador regional de educação conseguiu envolver todo mundo para falar de educação. Foi uma experiência maravilhosa, que com certeza nós vamos copiar”, comentou a presidente do Consed, que é secretária de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul.
População lota Praça da Matriz para discutir educação em Itacoatiara

            Outro secretário que também elogiou a prática de prestação de contas com a comunidade foi o secretário de Estado de Educação da Bahia, Osvaldo Barreto. “Ficamos encantados, principalmente porque é um trabalho que tem como foco apresentar os resultados das escolas em avaliações como o Ideb. Esse acompanhamento dos índices garante que as escolas não percam o foco de seus objetivos, não tenha dúvida”, afirmou o secretário. Osvaldo disse que o estado da Bahia também pode criar um sistema de prestação de contas semelhante ao que ele viu no Amazonas.
Dep. Cabo Maciel ao lado do vice-prefeito Joselito, de Itacoatiara 

            Realização anual - A Mostra de Gestão é uma atividade realizada anualmente pela Seduc, e tem o objetivo de socializar com a comunidade os resultados educacionais obtidos em cada unidade de ensino ao longo do ano. Com a ajuda das coordenadorias distritais e regionais, escolas do interior e da capital reúnem seus números, mobilizam alunos, e apresentam cada uma a sua maneira, não só o que já foi alcançado, como também as metas para o ano letivo vigente.
Secretário de Educação Rossieli destaca trabalho do Dep. Cabo Maciel como parlamentar

            Em Itacoatiara, por exemplo, a Coordenadoria Regional de Educação do município (CREI) assumiu o compromisso com a comunidade de aumentar de 84,6% para 92,6% o índice de aprovação dos alunos do ensino médio em 2013. Outra meta das escolas estaduais da cidade é diminuir de 7,4% para 3% o índice de abandono dos alunos do ensino médio, no período de três anos (sendo 5% em 2012, 4% em 2013 e 3% em 2014). “Aprendi muito. Em educação tem que ter sempre essa interação para haver troca”, disse Osvaldo Barreto. 
e
Alunos destacam nomes dos secretários de outros Estados presentes ao evento

                O coordenador da Coordenadoria Regional de Educação de Itacoatiara (CREI), professor Reinaldo Santos, disse que o grau de mobilização da comunidade na mostra de gestão de quinta-feira pode explicar o nível da qualidade de ensino que a rede estadual do município experimenta atualmente. “Esse ano, Itacoatiara aprovou 43 projetos no Programa Ciência na Escola (PCE). É o terceiro ano seguido que somos o município que mais aprova projetos no PCE. Isso mostra que a cidade leva a sério a educação”, afirmou Reinaldo.

Nenhum comentário: