quinta-feira, 13 de março de 2014

Cabo Maciel aponta que PMs são vítimas do excesso da escala de trabalho do ‘Ronda no Bairro’

CABO-MACIEL-DM-45-573x381
(Foto: Danilo Mello/Aleam)
O deputado estadual Cabo Maciel (PR) destacou da tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na manhã desta quarta-feira (12), uma situação que vem ocorrendo dentro da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM) sobre a escala dos policiais do programa ‘Ronda no Bairro’, escala de 3×1, 3×2 e 2×2. De acordo com o parlamentar essa escala ‘aperta’ vem causando problemas graves junto à categoria.
Nesta semana, relatou Maciel, aconteceu um acidente gravíssimo ocorrido por volta das 3h30 desta terça-feira (11), com uma guarnição de serviço do “Ronda no Bairro” da 20ª. Companhia Interativa Comunitária (Cicom) que colidiu com um barranco ferindo gravemente os policiais militares João Paulo Rodrigues Nascimento (o Farol) e Tiago Marreiros. “Mas por incrível que pareça ninguém quer dar importância”, reclamou Maciel.

Escolinha PIN = 44
“Isso está acontecendo porque o policial militar está dormindo ao volante da viatura; ele não descansa mais, trabalha como se fosse um robô, sendo obrigado a trabalhar e trabalhar sem quase descanso e o pior não dá mais assistência à sua família, ou seja, não tem mais vida social”, alertou Maciel.
Cabo Maciel lembrou que desde novembro do ano passado vem falando sobre a questão da escala de trabalho do programa “Ronda no Bairro”. O parlamentar salientou que o governador Omar Aziz (PSD) precisa ser informado sobre o tratamento que esses policiais estão tendo. “Porque, infelizmente, só chegam  ao conhecimento do governador as coisas boas, porque essas pessoas necessitam estar no Poder”, declarou o parlamentar, direcionando seu pronunciamento ao coronel QOPM Amadeu da Silva Soares Junior, que é secretário Executivo do Programa ‘Ronda no Bairro’.
O parlamentou defendeu que é necessário se ter respeito ao policial militar, não somente em relação à escala de serviço, mas em muitas coisas paralelas, como no período da folga muito pequeno desses policiais. “Isso faz com que ele (policial), em  algum momento, durma ao volante e provoque um acidente involuntário”, advertiu.
Em aparte o líder do governo na Assembleia, deputado estadual Sinésio Campos (PT) se solidarizou ao pronunciamento do deputado republicano convidando-o para uma reunião de trabalho, envolvendo a liderança do governo e a Comissão de Segurança para debaterem a questão em busca de uma solução que seja benéfica para a categoria.

Nenhum comentário: