sábado, 30 de julho de 2011

Seixo e areia retirada em São Sebastião do Uatumã passa em frente a Urucará

"A qualidade de vida do homem depende da qualidade e estabilidade do ambiente onde ele vive, trabalha e retém o seu sustento".
CRIME AMBIENTAL
Especial (Urucará/Am – Jerson Aranha

Balsa cheia de areia extraida dos rios de São Sebastião
O deputado Cabo Maciel (PR), denunciou ontem, que além do aumento da venda de drogas já detectadas, também há denuncias de crimes ambientais tais como: caça do peixe-boi (em extinção), quelônios, animais silvestres, pesca predatórias e grandes queimadas sem licenciamento ambiental, o que exige também intervenção imediata do Batalhão Ambiental, uma vez que na circunscrição do município de Urucará existem reservas de preservação ambiental sem fiscalização a mercê dos criminosos ambientais, inclusive com prática desses delitos por particulares e empresas de outros Estados e até do estrangeiro.
Vereadores reúnem com membros da Comissão da ALEAM
A denuncia do parlamentar foi baseada em levantamento que está sendo feito por Técnicos da Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa do Amazonas (ALE-Am), constituída por Oficiais PM e Praças PM e servidores efetivo da ALE-AM, que encontram-se em missão em Urucará.
Balsa cheia de pedra de seixo passa em frente de Urucará
Acrescentou Cabo Maciel que as balsas vindas de São Sebastião do Uatumã trafegam livremente em frente à sede do município de Urucará, principalmente à noite, que é proibido transportar esse tipo de material sem a Licença de Operação (LO), em média, segundo especialistas cerca de 250 (metros cúbicos) de areia ou pedra de seixo. Essa atividade predatória desregrada nos rios da região está provocando transformações numa paisagem que antes era atrativo para os moradores e visitantes.
Brocas utilizadas pela empresa nas obras
O parlamentar republicado pede a intervenção urgente do Poder publico e ambientalistas para ajudar a salvar os rios que estão sofrendo degradação provocada pela retirada desregrada de areia e pedra de seixo do seu leito. Se não for tomada nenhuma providencia a erosão e o assoreamento poderá acontecer em vários trechos dos rios próximos de Urucará, além de afungentar os peixes que devido à ação das dragas que escavam os rios.

ANDRADE GUTIERREZ
Uma grande quantidade de areia no porto da Gutierrez

A empresa Andrade Gutierrez que já contratou cerca de 800 homens para trabalhar nas obras do Linhão, vem sendo apontada como responsável pelo estrago que esta causando aos rios uma vez que retira toneladas de área e pedra de seixo do fundo dos rios sem se preocupar com o impacto ambiental que poderá causar a população de São Sebastião do Uatumã e demais municípios vizinhos da região do Baixo Amazonas.

Nenhum comentário: