terça-feira, 19 de março de 2013

Em Sessão Especial, ALEAM homenageia “Dia do Policial Perito e Técnico Explosivista do Amazonas”


Os deputados Berlarmino Lins, José Ricardo e Sidney Leite destacaram o trabalho parlamentar do presidente da Comissão de Segurança Pública da ALEAM, deputado Cabo Maciel.

Representantes especialistas em bombas da PF, PC, PMAM
A Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM) realizou na manhã desta terça-feira (19), Sessão Especial, de autoria do deputado estadual Cabo Maciel (PR), em homenagem ao “Dia do Policial Perito e Técnico Explosivista do Estado do Amazonas”. O deputado estadual Belarmino Lins (PMDB) presidiu a Sessão que contou ainda com representantes da Secretaria de Segurança Pública do Estado e das policias Militar, Civil e Federal.
Autoridades são homenageadas com placas na ALEAM
Durante a solenidade foi apresentado um vídeo institucional da Polícia Militar (CPE) e, em seguida foram entregues placas alusivas à comemoração ao “Dia do Policial Perito e Técnico Explosivista”, além de certificados aos policiais homenageados. Com a palavra, o deputado Cabo Maciel declarou que a sessão especial tinha como objetivo principal homenagear a valorização do profissional da segurança pública e estendia-se a todos os que desempenham uma atividade de risco doando suas vidas para proteger a sociedade com juramento e honra.
Trabalho dos militares explosivistas reconhecido pelo Cabo Maciel
Segundo Maciel, vale ressaltar, nesse contexto, em relação à data escolhida, o episódio ocorrido em 27 de fevereiro de 2009 no Departamento da Polícia Federal no Amazonas, onde policiais peritos federais, de serviço, realizavam trabalho de análise de cilindros quer continha substâncias tóxicas, e, no manuseio do material inesperadamente explodiu, num impacto de grandes proporções, destruindo o setor de trabalho levando a óbito técnicos Antônio Carlos de Oliveira, Max Augusto Neves Nunes e Maurício Barreto da Silva Júnior, que estavam trabalhando no local.
Representante da Polícia Federal Dra. Fabíola é homenageada
O deputado Belarmino Lins (PMDB) elogiou a iniciativa de Cabo Maciel em homenagear esses dignos policiais afirmando que é justa por reconhecer os serviços prestados por eles em prol da sociedade, seguindo o mesmo pensamento os deputados José Ricardo (PT) e Sidney Leite (DEM).

À Sessão, seguiram-se ainda os pronunciamentos de seis militares, além de deputados, que destacaram a ação desenvolvida pelo Grupo Marte. Uma tropa policial especializada cuja missão é atuar de forma preventiva e reativa em ocorrências e atividades envolvendo artefatos explosivos, com eficiência garantindo uma solução que prioritariamente resguarde vidas, minimize danos ao patrimônio e, quando possível, preserve vestígios.

Policiais do Grupo Marte momento antes da homenagem
A presença da polícia técnica nos municípios do interior do Amazonas foi uma das propostas apresentadas pelo deputado estadual Sidney Leite (DEM) durante a homenagem ao Dia do Policial Perito e Técnico Explosivista.

Segundo o deputado, 50% da população do Amazonas reside no interior e ainda não conta com a atuação desses profissionais. A ideia é que a polícia técnica possa estar presente em cidades estratégicas como Tefé, Tabatinga, Eirunepé, Parintins, Lábrea e São Gabriel da Cachoeira.
Dra. Lia - Secretária de Segurança

A implantação do Instituto Médico-Legal (IML) nessas localidades também foi sugerida pelo parlamentar que afirmou que é preciso uma luta conjunta para garantir a autonomia da policia técnica no Estado. Leite parabenizou o trabalho desenvolvido por esses profissionais e ressaltou que essas equipes desenvolvem um grande trabalho para o Amazonas.


Militares antibombas da Polícia Militar recebem homenagem




Cel. Almir David saúda o autor da propositura Dep. Cabo Maciel

Nenhum comentário: