quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Cronologia do Sistema Penitenciário do Amazonas

Presos 04

Cronologia das ações

2 de março
42 detentos fugiram por um túnel que media 18 metros de comprimento por 90 centímetros de diâmetro e começava na cela 7 do pavilhão 1 do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), localizado no km 8 da BR-174.

6 de março
Governador Omar Aziz exonera o ex-secretário de Justiça e Direitos Humanos, Márcio Rys Meirelles de Miranda, após a fuga no Compaj.

19 e 20 de março
Dois presos da Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa morrem na cela em um período de 24 horas.

8 de junho
O delegado da Polícia Federal (PF), Wesley Aguiar, assume a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejus).

9 de julho
O Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat), localizado na BR-174, protagonizou a maior fuga do sistema penitenciário do Amazonas. A Sejus aponta que 176 detentos conseguiram fugir durante uma rebelião, quando 11 agentes penitenciários foram feitos reféns.

12 de julho
Detentos da Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa, localizada na Avenida 7 de Setembro, Centro, fazem rebelião. Segundo a Sejus, pelos menos 18 presos ficaram feridos durante o tumulto. No mesmo dia, detentos da Unidade Prisional do Puraquequara (UPP), zona leste, protestam com ‘bate-cela’.

13 de agosto
O diretor do Sistema Penitenciário (Desipe), Divanilson Cavalcanti é exonerado pelo governador Omar Aziz. Assume o tenente Allan Rolim.

24 de agosto
Rebelião no Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat), deixa um preso morto e cinco feridos. A Sejus transfere 108 detentos para a Unidade Prisional do Puraquequara (UPP).

25 de agosto
Presos da Unidade Prisional do Puraquequara (UPP) se rebelam. O motim, de acordo com a Sejus, foi liderada pelos mesmos detentos que iniciaram o tumulto do dia 9 no Ipat. Secretaria intensifica as ações de vigilância e controle nas unidades prisional.

Nenhum comentário: