sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Professora Zueth Ferreira da Costa, é homenageada com a medalha do Mérito Educacional do Amazonas - Professora Ignês de Vasconcellos Dias, por indicação do Deputado Cabo Alcimar Maciel






Homenageada
Professora Zueth Ferreira da Costa
Natural de Itacoatiara – AM
Indicação: Deputado Alcimar Maciel


Formação:
Nível fundamental no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora em Manaus em 1950.
Concluiu o segundo grau no Colégio Nossa Senhora do Rosário em Itacoatiara em 1970.
Concluiu o terceiro grau em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais em parceria com UFAM em 1985.

Estado Cívil: Casada com Jurandir Pereira da Costa e mãe de: Julio Augusto Ferreira da Costa; Ricardo Antônio Ferreira da Costa; Roberto Ferreira da Costa; Judeth Maria Ferreira da Costa; Antônio Ferreira da Costa e Maria do Socorro Ferreira da Costa
Data e local de nascimento: 16 de outubro de 1931 no município de Itacoatiara. Reside na Avenida Parque, 622 – centro – Itacoatiara-Am.

Experiência Profissional:
Inicia como professora ruralista em 1965.
Atuou como professora para o segundo grau nos seguintes Espaços de Ensino: Grupo Escolar Elis Ribeiro; Grupo Escolar Coronel Cruz; Grupo Escolar Luiza Vasconcelos; Grupo Escolar Jamel Amed e Ginásio Mendonça Furtado. Se aposentou em 1995. No exercício de sua honrada carreira no magistério, deixou um legado de conhecimentos e amigos na educação do município de Itacoatiara.

De 1969 a 1972, teve presença marcante como primeira dama do município de Itacoatiara, na época em que seu esposo Jurandir Pereira da Costa administrava o município de Itacoatiara.

Estado Cívil: Casada com o ex-prefeito Jurandir Pereira da Costa e mãe de: Julio Augusto Ferreira da Costa; Ricardo Antônio Ferreira da Costa; Roberto Ferreira da Costa; Judeth Maria Ferreira da Costa; Antônio Ferreira da Costa e Maria do Socorro Ferreira da Costa

Data e local de nascimento: 16 de outubro de 1931 no município de Itacoatiara – Am. Residente na Avenida Parque, 622 – centro – Itacoatiara-Am.


Da Medalha:
Quem foi IGNÊS DE VASCONCELLOS DIAS?
Nascida em Itacoatiara em 1921 e faleceu em 2005 na cidade de Manaus, a professora Ignês de Vasconcelos Dias dedicou sua vida ao magistério, desde a sua formação no curso de professora normalista do Instituto de Educação do Amazonas, onde chegou a ser diretora da referida instituição de ensino. Por seu excelente trabalho, foi nomeada secretária de Educação do Estado do Amazonas. Foi graduada em direito, mas nunca deixou a atividade educacional, ensinando em várias escolas públicas de Manaus.

Foi representante no Amazonas do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (Inep), participando ativamente do treinamento e atualização do professorado leigo nas zonas rurais dos municípios do estado. Nessa função idealizou e instalou o Centro de Treinamento Padre José de Anchieta com o objetivo de preparar os professores que atuariam nas zonas rurais por meio do curso de formação de professores, ministrado em tempo integral em regime de excelência em educação supletiva. Era membro do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas.
Atualmente, Ignês de Vasconcellos é uma das maiores referências educacionais do nosso estado, sendo homenageada em nomes de escolas e prêmios de educadores.

A criação da honraria
A Medalha do Mérito Legislativo Educacional - Professora Ignês de Vasconcelos Dias, foi criada para homenagear os profissionais que se destacaram no setor nos últimos anos. Foi idealizada pela ex-deputada Therezinha Ruiz e subscrita pelo deputado Sinésio Campos. Foi instituída pela Assembleia Legislativa do Amazonas, através da Resolução Legislativa nº 14/2008.

A escolha da homenageada
A professora aposentada Zueth Ferreira da Costa, foi indicada pelo Deputado Alcimar Maciel, em razão do reconhecimento dos relevantes serviços prestados a educação itacoatiarense pela signatária da justa homenagem. Pelo fato da homenageada não poder estar presente no evento, designou sua filha Judeth Maria Ferreira da Costa para receber a comenda, que foi entregue solenemente pelo Deputado Alcimar Maciel.

Do evento:
A solenidade de entregada da Medalha do Mérito Legislativo Educacional - Professora Ignês de Vasconcelos Dias, ocorreu as 15 horas do dia 04 de dezembro de 2013, no plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas. Onde foram homenageadas 35 personalidades que se destacaram no cenário educacional do Amazonas. O evento foi presidido pelo presidente da ALEAM - Deputado Josué Neto e foi dirigido pelo Deputado Sidney Leite. O Deputado Alcimar Maciel homenageou a professora itacoatiarense Zueth Ferreira da Costa e os demais deputados indicaram os demais agraciados.

Nenhum comentário: