segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Cabo Maciel protocola Projeto que defende construção de Pipódromo no Amazonas.

O líder do PR na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Cabo Maciel vai protocolar nesta terça-feira (16), Projeto de Lei que dispõe sobre a criação do Pipódromo no âmbito do Estado do Amazonas.

Em sua justificativa o parlamentar destaca a história das pipas que é recheada de mistérios, de lendas, símbolos e mitos, mas principalmente de muita mágia, beleza e encantamento.


Tudo de começou – continua Maciel -, quando o homem primitivo se deu conta de sua limitação diante da capacidade de voar dos pássaros. Essa frustração foi impulso para que ele dessa asas a sua imaginação.

Com o passar dos tempos estas pipas logo que surgiram eram para fins militares, tornaram-se uma arte popular naquele país. Aos poucos, foram levadas para países vizinhos como Japão e Coréia. No Japão por volta do século XZI eram usadas ao que tudo indica para fins militares visando levar mensagens secretas para aliados.

No Brasil, estima-se que as pipas tenham chegado pelas mãos dos portugueses na época da colonização. Hoje, elas são conhecidas por diversos nomes, dependendo da região do País: arraia (IBahia), pipa (RJ), papapaio e pipa (São Paulo), pandorga (Paraná, Rio Grande do Sulk e Santa Catarina), quadrado, tapioca, balde (Nordeste) e (Maranhão).

A pipa – disse Maciel -, é um dos brinquedos mais utilizados por crianças, adolescentes, adultos, inclusive, pessoas da melhor idade e pessoas portadores de necessidades especiais.

Como tal prática pode provocado acidentes com outras pessoas como por exemplo: motoqueiros que, quando não utiliza o equipamento de segurança antena, pode ocorrer acidentes com lesão grave, quando atingidos pela linha com cerol.

A presente proposta visa incentivar a soltura de pipas, estimulando a prática com segurança, entre crianças, adolescentes, jovens, adultos, pessoas da menor idade e pessoas portadores de necessidades especiais, com a criação de áreas específicas do Estado, os chamados Pipódromo.

Cabo Maciel se manifestou defendendo essa iniciativa por achar que temos a obrigação de preservar sua beleza e simbologia, pois uma infância sem pipa certamente não é uma infância feliz. Todos nós, com maior ou menor sucesso, já empinamos uma pipa, concluiu.

Nenhum comentário: