sábado, 28 de maio de 2011

Dep.Cabo Maciel é contra PM assumir no lugar de delegado


Cabo Maciel diz que PM assume as broncas e não recebe nada pelo cargo
Policiais presente na festa da entrega do Porto Novo Airão

O presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, deputado Cabo Maciel (PR), disse que não é missão constitucional da Polícia Militar e, sim da Polícia Civil assumir a vaga de delegado nos municípios do Amazonas. Por isso, sua luta junto ao governador Omar Aziz e ao secretário de Segurança Zulmar Pimentel para que nomeie os novos delegados.
Na opinião do parlamentar a PMAM vem agindo inconstitucionalmente, além de estar descumprindo dois dispositivos Código de Processo Penal Militar, pois quando esta pode realizar as funções de polícia judiciária, só é permitido nas infrações penais militares.
Além do mais o policial militar quando assume a função de delegado não recebe nenhuma vantagem, apenas a responsabilidade e a pena caso cometa qualquer infração no desenvolvimento de sua atividade. Enquanto que se um investigador assume a função recebe gratificação pelo cargo.
Cabo Maciel conversa com policiais de Novo Airão
Lembra Cabo Maciel, que se caso algum agente da referida instituição, venha a intimar alguém para ser ouvido ou qualquer outra diligência, no sentido de instruir o Termo Circunstanciado, acabará passando vexame e sentirá a sua autoridade, de policial, desprestigiada, pois a lei, não confere poderes para tal ato e o termo ficará inacabado. Além de estar “usurpando”as funções de outra instituição, lavrando Termo Circunstanciado, aliás a palavra correta seria prevaricando, pois ao realizarem a atribuição de outrém, no caso a PM entrando na seara da Polícia Civil.

2 comentários:

TokaRaul disse...

Sr. depto. Maciel, parabens pela sua atitude! Tambem vejo um total descaso das autoridades, pois, já foi feito concurso da policia civil, e EXISTEM delegados classificados para assumir os cargos nas delegacias, porem, nao os orgaos competentes para aproveitar estes classificados por negligencia e outras mais, não querem chama-los... e quem perde é a população... só quem ganha são os bandidos de terno ou não.

Reika disse...

Bela iniciativa, precisamos de Deputados comprometidos por um sistema de segurança de qualidade. O interior do Estado do Amazonas sempre esquecido merece profissionais legítimos e preparados para o cargo de delegado. Sou a favor de uma 2ª academia de polícia reaproveitando os "não eliminados" que aguardam a conveniência e oportunidade da autoridade administrativa, o que não falta é necessidade para o ato convocatório, além de ser uma viabilidade de celeridade e economia para o Estado.