terça-feira, 31 de maio de 2011

Policiais promovidos iniciam curso para Ronda do Bairro

O Deputado Cabo Maciel (PR) tem se mostrado preocupado com o grande volume de droga que chega a Manaus procedente do interior do Estado. Os jovens são as grande vítimas dos traficantes.         

Dep. Cabo Maciel conversa com Cel. Almir David

Oitenta policiais militares promovidos a cabos e sargentos por tempo de serviço iniciaram, nesta segunda-feira (30), o curso de capacitação para o programa Ronda do Bairro. Desde abril deste ano, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) vem qualificando policiais civis e militares para o programa. Dias turmas já foram formadas. A primeira atendeu delegados e a segunda, 260 policiais, entre sargentos, cabos, soldados, escrivães e investigadores.
            Segundo o coronel Almir David, comandante da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), cerca de mil policiais vão atuar na fase piloto do programa, que vai priorizar atendimento mais próximo do cidadão e está previsto para iniciar no segundo semestre deste ano, na zona norte.
            Além das disciplinas de formação para o Ronda do Bairro, o curso de capacitação também vai preparar os servidores para as nova funções relativas aos postos para os quais foram promovidos. “É uma qualificação que tem dois meses de duração e é bastante completa. Eles vão estudar as matérias mais voltadas à parte de humanas, com foco nas relações interpessoais, e depois ainda terão as aulas mais de treinamento, como tiro por exemplo”, disse o coronel.
            O governador em exercício, José Melo, que participou da aula inaugural do curso no auditório do Corpo de Bombeiros, nesta segunda-feira, afirmou que a promoção de policiais faz parte da política do Governo do Estado de valorização do servidor da área de segurança pública. Essa política, detalhou, está mais fortalecida com o Plano Estadual de Revitalização da Segurança Pública, que contempla ainda a contratação de novos policiais e equipagem das polícias civil e militar.
            “O plano do nosso governo contempla todos os ângulos da segurança pública. Ao tempo que estamos adquirindo novas viaturas, para as duas polícias, em fase final para implementar o Ronda do Bairro, com os concursos públicos para aumentar o efetivo das policias, também nos preocupamos com a qualificação dos nossos policiais”, disse José Melo.
Policiais estão treinando para o Ronda dos Bairros
            Em outra ação preparatória para o Ronda do Bairro, a SSP reuniu conselheiros de segurança comunitária da zona Sul de Manaus para apresentar o programa e discutir melhorias na segurança pública. De acordo com o secretário da SSP, Zulmar Pimentel, a expectativa é criar 18 conselhos comunitários de segurança.  A estruturação para execução do programa, segundo Zulmar, também já está em andamento. “O modelo de viatura para o Ronda do Bairro já está sendo testado. Também estamos estudando a construção de mais um DIP (Distrito Integrado de Polícia) e trabalhando na recuperação de outros três”, disse.
            O programa Ronda do Bairro prevê a implantação, a cada raio de três quilômetros quadrados, de uma ronda fixa composta de uma viatura, duas motos e dezoito policiais. O Governo do Estado planeja investir R$ 200 milhões até 2012 para equipar e treinar a corporação, além de aumentar em 5 mil o efetivo policial.

Nenhum comentário: