terça-feira, 18 de junho de 2013

Cabo Maciel denuncia gestão escolar em Caviana e pede providências da Seduc


Deputado Cabo Maciel  vai levar o caso ao conhecimento da Seduc

Diante da resistência da gestora da Escola Estadual Jerônimo Santana, na comunidade de Caviana, em Manacapuru (a 68 km de Manaus), professora Márcia Chagas Moreno, em permitir a realização de Audiência Pública da Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa, na sexta-feira (14), nas dependências da escola, o deputado Cabo Maciel (PR) foi à tribuna nesta terça-feira (18) protestar contra a atitude da gestora e pedir providências da Secretaria Estadual de Educação (Seduc).
“A nossa Audiência de segurança pública se tornou uma Audiência sobre educação”, disse o deputado, tal o índice de rejeição ao trabalho da gestora escolar junto à comunidade. “Quando chegamos ao porto já tinha faixa pedindo a retirada da gestora da escola. Eu nunca vi alguém tão rejeitado quanto vi na manifestação de 342 famílias de Caviana de modo unânime querendo a saída da gestora. Já fizeram até um abaixo-assinado pedindo a sua saída”.
Segundo o Cabo Maciel, a situação chegou a este ponto pela falta de empenho na gestão da escola local, que está com as fossas todas entupidas e os dejetos sendo jogados a céu aberto, o forro está caindo, os banheiros todos entupidos e as pias não tem torneiras. Por essa situação, ele pediu ao presidente da Comissão de Educação, deputado Sidney Leite (DEM), que o acompanhe à Seduc para uma reunião com o secretário Rossieli Soares da Silva para tratar da questão.
Maciel também apresentou outra denúncia, pela não prestação de contas aos pais dos alunos do dinheiro que é repassado pelo Governo para a Associação de Pais, Mestres e Comunitários (APMC). “Vamos preparar o relatório e encaminhar ao secretário Rossieli Soares e à representação da Seduc no município de Manacapuru”, disse ele.
Apoios
Em aparte, o deputado Sidney Leite disse que a Comissão de Educação tem conhecimento desse possível desvio de conduta da gestora da escola. “Já recebemos denúncia e tive o cuidado de pessoalmente encaminhar à Seduc e informei à coordenadora de educação do município de Manacapuru, relatando as dificuldades que a comunidade e estudantes tem de relacionamento com a gestora. Vou cobrar novamente uma posição”, disse.

O petista José Ricardo também aparteou Cabo Maciel, lembrando que atem um projeto tratando sobre a escolha dos gestores de escolas, que segundo ele precisa ser melhor definida, com critérios claros, “para que a escolha não seja indicação política de um vereador, de um deputado ou do prefeito. Precisa ter critérios e acompanhamento parlamentar para fiscalizar o desempenho dos gestores”, argumentou.

Nenhum comentário: