segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Cabo Maciel e Chico Preto fazem homenagem aos dez anos do Proerd


 O deputado Cabo Maciel foi lembrado como amigo e defensor da Polícia Militar no parlamento estadual.

Autoridades presentes na homenagem dos 10 anos do Proerd

Os dez anos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) foram lembrados na manhã desta segunda-feira (3), na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), em Audiência Pública, de iniciativa dos deputados estaduais Cabo Maciel (PR) e Marco Antônio Chico Preto (PSD).

A audiência contou com as presenças de estudantes do programa e de autoridades, entre elas, o comandante da Polícia Militar do Amazonas, coronel Almir David; do secretário executivo da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Sejus), coronel Louismar Bonates; do coordenador do Proed, major Audiney Ferreira; da gestora do Programa de Prevenção às Drogas da Secretaria de Segurança Pública (Previne/SSP), Keila Pinheiro Prata e do representante do Comando Militar da Amazônia, major Vinícius.
Major Aldinei recebe placa do Cabo Maciel

Na saudação feita aos homenageados, Cabo Maciel destacou o trabalho que vem sendo feito nas escolas públicas e particulares. “O Proerd é uma realidade no Estado e tem contribuído quanto à parte de orientação aos alunos e familiares”, disse o parlamentar, ao destacar a importância dos projetos sociais realizados pela Polícia Militar, como o Formando Cidadão; Ecoterapia e creche da PM. “Esse é um trabalho diferenciado, a gente sabe que não é somente combater o tráfico. É trabalhar na prevenção e o Proerd vem atuando nessa área”, completou.
Cel. Bonates é homenageado pela ALEAM

Segundo o deputado, estão de parabéns todos os proerdianos, os instrutores, coordenadores e o comando da Polícia Militar, que trabalham orientando as crianças e adolescentes nas escolas a dizerem não ao aliciamento, contra a presença do tráfico nas salas de aula e nas redondezas das escolas. “Muitas famílias têm sofrido com seus filhos envolvidos com a dependência química”, argumentou.
Os homenageados do Proerd na ALEAM

O deputado aproveitou, ainda, para destacar a atuação do vereador, soldado Jucimar do Proerd (PR), eleito no município de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus) e do Cabo Ernesto, eleito vereador de Parintins – PTN (a 369 quilômetros de Manaus), que serão duas vozes Cabo Maciel destacou, ainda, que apresentou projeto de lei na ALEAM, para que o Estado reconheça o Proerd como programa de governo e que integre um programa da Secretaria de Segurança Pública, com um orçamento próprio para ser usado na orientação e fazer com que as crianças possam dizer não para o tráfico sexual e de drogas.
Coordenadora do Previne, da SSP, Keila Pinheiro Prado, ressaltou a importância do Proerd para as crianças e jovens, ao observarem, ao chegar ao interior, que os integrantes do programa têm orgulho de participar dele.
Cel. Almir David - Comandante Geral da PMAM

Para Almir David o sucesso do Proerd é visível. Ao todo são mais de 300 mil crianças atendidas, entre escolas estadual, municipal e particular nesses dez anos (desde 2002). “É um momento de orgulho. Estamos colhendo os frutos dos programas sociais”, afirmou ele, fazendo agradecimentos ao governador Omar Aziz, pela valorização dos profissionais militares, pela aquisição de ferramentas novas, lançamento de programa Ronda no Bairro e qualidade de vida dos policiais.
Major Aldinei Ferreira - Coordenador do Proerd

Coordenador do Proerd, major Audiney também agradeceu o apoio das autoridades ao programa, a exemplo do governador Omar Aziz, e da primeira-dama Nejmi Aziz, madrinha do programa, além de todos que apóiam o trabalho.

Placas e certificados
O clima era de muita alegria entre os proerdianos

A homenagem foi marcada por apresentação de um vídeo institucional e apresentação de uma encenação musical “Diga Não às Drogas”, pelos alunos da Escola Municipal Maria Ferreira, e entrega de placa comemorativa às autoridades, entre eles, ao comandante da Polícia Militar, coronel Almir David; ao coordenador do Proerd, major Aldinei Oliveira Ferreira; ao secretário executivo da Sejus, coronel Bonates; ao coronel Oldney Caldas e ao soldado Eliezer Figueiredo, representante dos instrutores, além de entrega de certificados aos policiais envolvidos no programa.

O que é?
Alunos do Proerd saudando as autoridades

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), se insere nas ações que compõem as políticas públicas estaduais de segurança pública, sua implantação nas comunidades escolares tem diminuindo consideravelmente os problemas relacionados a drogas, disciplina e principalmente a violência no interior e entorno das escolas.
Desde que foi implantado, em 2002, já chegou a 339.544 alunos (dados de 2011); No total, foram 2.912 escolas atendidas.


Nenhum comentário: