sexta-feira, 20 de maio de 2016

Deputado Cabo Maciel e vereador Dirlan Gonçalves alerta para o aumento da tensão no Sul do Amazonas com a volta da cobrança de pedágio pelos índios Tenharim.

O clima volta a ficar tenso na região sul do Amazonas com o anúncio dos índios da etnia Tenharim retornarem com a cobrança do pedágio em frente da Aldeia situada no 140 km na BR-230 no município de Humaitá. O alerta foi feito pelo deputado estadual Cabo Maciel durante encontro com o secretário de Segurança Pública do Amazonas, delegado federal Sérgio Fontes. Participaram do encontro os vereadores de Apuí (distante a 453 km de Manaus), Dirlan Gonçalves (PR) e Ocivaldo Sales (PSC).

O secretário Sergio Fontes mostrou-se preocupado com a informação e pelo prazo de dez dias dado pelos indígenas, apesar de estarem recebendo vigilância das forças federais, uma vez que a cobrança do pedágio na rodovia BR-230 (Transamazônica), pode gerar novos conflitos envolvendo a população de Humaitá e Apui.

O secretário Sergio Fontes garantiu agendar uma reunião com o presidente regional da Fundação Nacional do Índio (Funai), para que a questão relacionada aos indígenas Tenharim seja esclarecido para tranquilidade dos usuários da Transamazônica.

Nenhum comentário: