quinta-feira, 12 de maio de 2016

Você sabia que no dia 27 de Fevereiro de cada ano é comemorado o Dia do Policial Perito e Técnico Explosivista e que esta Lei foi de autoria do Deputado Estadual Cabo Maciel?

Na data de 28 de novembro de 2011 foi sancionada a Lei nº. 3.669, de 28 de novembro de 2011, instituído o Dia 27 de fevereiro, como sendo o dia do Policial Perito e Técnico Explosivista, a ser comemorada todos os anos.

A data de 27 de fevereiro, traz-nos a memória o grave “acidente de trabalho” que vitimou fatalmente 03 (três) peritos da Policia Federal, em Manaus/AM, no laboratório de bioquímica da Polícia Federal, ao tentarem desarticular oito bombas de fabricação caseira, que estavam sendo usadas de maneira criminosa para pesca artesanal.

Nesse Contexto, o desarmamento de artefatos explosivos, geralmente procedidos por Esquadrão Especializado anti-bombas da Policia Militar, da Policia Civil e Policia Federal; no desarme de artefatos explosivos muitos Policiais já tombaram no cumprimento do dever, a exemplo dos Policiais Federais Peritos Antonio Carlos Oliveira, Max Augusto Neves Nunes e Maurício Barreto da Silva, naquele dia fatídico de 27 de fevereiro de 2009, sendo justa a homenagem em suas memórias e de muitos outros, se instituir na circunscrição do Estado do Amazonas, o dia 27 de fevereiro como o dia do Perito e Técnico Explosivista.

Em nível de Policia Militar, possuem Esquadrão anti-bombas, além do Estado do Amazonas, os Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Pernambuco, São Paulo, entre outros.

Não menos importante, o referido Diploma Legal além de enaltecer o Policial Militar Técnico Explosivista, também enaltece o Policial Perito da Policia Civil e da Policia Federal, de uma forma geral, vez que a Polícia cientifica nas ultimas décadas tem se tornado o maior instrumento à disposição do Estado-juiz no esclarecimento da verdade real dos fatos, providenciando elementos que dão a certeza da materialidade e autoria, nas ocorrências de crimes submetidos a Tutela Jurisdicional do Estado, propiciando através de uma sentença de mérito, a paz social e a tranquilidade pública.

Nenhum comentário: