quinta-feira, 9 de junho de 2016

Deputado Cabo Maciel, membro da Comissão de Educação, destaca aplicação da OBMEP nas escolas do estado.

Para estimular e promover o aprendizado das ciências exatas nas escolas brasileiras de Educação Básica, nesta semana, foram realizadas, em todo o país, as avaliações da 1ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). No Amazonas, 380 mil estudantes matriculados na rede pública estadual de ensino participam da competição educativa.

Chegando à 12ª edição, a OBMEP é promovida anualmente pelos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação e Ministério da Educação, em parceria com o Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa) e Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). No Amazonas, a mobilização para participação dos estudantes conta com o apoio do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Aberta para participação de estudantes matriculados no ensino fundamental (do 6º ao 9º ano) e também do ensino médio (1ª a 3ª série), a OBMEP tem como objetivos estimular e promover o estudo da Matemática, contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica, identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas. Também são objetivos da competição educativa: incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas e contribuir para a integração das escolas públicas com as universidades e institutos de pesquisa, além de promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

A Obmep é uma competição educativa consolidada nacionalmente e que oportuniza o aprendizado e o aperfeiçoamento dos estudantes no segmento da Matemática.

Deputado Cabo Maciel reconhece a importância da Olimpíada para avaliar o nível dos alunos da rede pública.

Nenhum comentário: