sexta-feira, 11 de março de 2011

Maciel pede agroindústria para reduzir desemprego


Dep. Maciel no Paraná do Simplicio
O deputado Cabo Maciel (PR) destacou, nesta sexta-feira (11), a iniciativa da presidente Dilma Rousseff em criar o Ministério das Micro e Pequenas Empresas, cuja proposta foi lança pelo ex-presidente Luiz Inácio da Silva, mas que não foi implementada em razão da crise econômica de 2008. “É uma proposta brilhante”, definiu Maciel.
Para o parlamentar, o novo ministério significa um novo horizonte para milhares de pequenos produtores, especialmente do interior do Amazonas, que poderão contar com um órgão específico para apóia-los. “Essa iniciativa pode reduzir as desigualdades das famílias que vivem no interior da Amazônia”, argumentou.
Cabo Maciel acentuou que produtos regionais, por exemplo, como açaí, cupuaçu, cacau, café, pupunha, buriti, castanha, banana e outros têm muita aceitação no mercado nacional e internacional, porém não são comercializados por falta de compradores ou indústrias de beneficiamento.
Dep. Cabo Maciel na zona rural do Novo Remanso

O parlamentar republicano citou a cidade de Itacoatiara como exemplo. Lá, um grande parque industrial madeireiro gerava centenas de empregos e chegou a atrair pequenas indústrias de móveis, mas nos últimos anos a escassez de madeira reduziu as atividades e hoje o município procura alternativas para conter o desemprego. “A agroindústria pode ser essa alternativa”, sugeriu Maciel.
Mandioca no Paranazinho
“Embora muitas famílias e pessoas tenham deixado a zona rural, a agricultura ainda é um ponto fundamental para o desenvolvimento de Itacoatiara, uma vez que possui produção agrícola diversificada com vastos campos de café, feijão, cacau, abacaxi, banana, além de horticultura e produtos de viveiros, hortaliças, legumes e etc”, concluiu Cabo Maciel.

Nenhum comentário: