quarta-feira, 16 de março de 2011

Setor Hoteleiro Denuncia Caos no Centro de Manaus


Comissão discute assalto contra turistas 


A reunião realizada nesta terça-feira (15) na Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), presidida pelo deputado Cabo Maciel (PR), para discutir a questão da segurança dos turistas no centro da cidade de Manaus, tomou outro rumo após denúncia feita pelo presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, seccional Amazonas (ABIH-AM), Roberto Bulbol, e pelo presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), Paulo Tadros, sobre o caos em que se encontra o centro de Manaus.
Os representantes do setor hoteleiro de Manaus apresentaram inúmeros problemas ligados ao setor público, os quais comprometem substancialmente os negócios desenvolvidos pelos hotéis no centro histórico da cidade.
Os maiores problemas apresentados foram a presença constante de lixo nas ruas principais da cidade onde estão localizados os hotéis.
A questão da insegurança, especialmente no período noturno, poluição sonora e visual (camelôs e vendedores ambulantes) se tornaram uma constante, além da presença de mendigos e doentes mentais em estado desumano que já chegaram até a atacar turistas em plena luz do dia.
A desordem no trânsito também foi abordada e levada a conhecimento da Comissão e integrantes das polícias Militar e Civil e Corpo de Bombeiros que estiveram presentes à reunião.
Segundo o presidente da ABIH-AM, Roberto Bulbol, o Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus precisam agir imediatamente para solucionar esses problemas.
Para Bulbol, a situação se agrava a cada dia e os hotéis enfrentam dificuldades para resguardar a integridade de seus hóspedes, bem como desviar os turistas das áreas mais comprometidas.
“É necessário que o Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus tomem uma atitude para mudar essa realidade que hoje denigre a imagem do Amazonas, em especial da cidade de Manaus, no exterior.
Agora os policiais tem um representante no parlamento

É preciso realizar um trabalho no sentido de diagnosticar os problemas e encaminhar aos setores competentes, seja do Estado ou do Município, com vistas a encontrar soluções, pois o turismo é uma atividade transversal e depende de todos os organismos, sobretudo da segurança e limpeza pública para crescer”, completou.
Participaram da reunião o comandante da Polícia Militar, coronel Dan Câmara, secretário executivo do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) representando a Secretaria de Segurança Publica do Amazonas, Almir Dias Davi Barbosa, delegada Graça Medeiros, da Polícia Civi, e Elias Moura Ferreira, da Polícia do Turismo (Politur).
Dep. Maciel disse que nem dobrando a tropa
Sobre a questão da segurança ao turista, não só no centro de Manaus, mas também em outros pontos da cidade, a comissão optou por tomar uma decisão de se criar mecanismos para evitar que aconteçam assaltos aos turistas.
Para Dan Câmara a questão da insegurança não ocorre somente na cidade de Manaus. Em relação ao turista, o índice de casos ocorridos é bem pequeno.
Roberto Bulbol mostrou a causa dos roubos no centro

O que ocorre é que eles não tem seguido as orientações que lhes são passadas e passam a andar por lugares não convenientes e portando objetos de valor, que despertam o interesse de ladrões.
Segundo o comandante, o governo investe pesado em segurança, mas a população deve fazer sua parte no sentido de não colaborar para que essas ações da bandidagem ocorram. Essa tese foi compartilhada pelos demais participantes da reunião.
Esse tema agora vai ser discutido na Comissão de Turismo e Empreendedorismo da Aleam.

Nenhum comentário: