sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Prefeitura de Itacoatiara incinera medicamentos no lixão



Quer remédio vá procurar no lixão! Esse deveria ser o slogan do prefeito de Itacoatiara.
Reclamações feita em frente ao Hospital José Mendes

A revolta contra o prefeito Antonio Peixoto cresce a cada dia em Itacoatiara. Foi o que disse ontem, o deputado Cabo Maciel (PR) destacando a ação destemida dos moradores do bairro da Paz, que revoltados impediram que uma segunda carga de remédios vencidos e outros ainda na validade até 2012, fossem incinerados no lixão da Prefeitura de Itacoatiara, no início da noite de ontem, (06). Peixoto deve explicar por qual motivo os medicamentos foram parar no lixão da cidade, enquanto a população reclama da falta de remédios e do péssimo atendimento no setor da saúde.
Medicamentos expostos ao Sol
Os homens foram flagrados no momento em que incineravam dezenas de caixas lacradas com medicamentos entre elas: soro, pomadas, glicose, até remédios usados no tratamento de doentes renais que faziam parte da montanha de lixo e entulho, além de outros de média e alta complexidade.
O vice-prefeito José Augusto Aguiar apareceu no local com uma retro-escavadeira, mas ao perceber a revolta da população se retirou do local, ficando impedido de concluir seu crime que foi fotografado e filmado por alguns curiosos.
Remédio jogado no lixão
O deputado Cabo Maciel caracterizou a falha administrativa dos gestores da Prefeitura de Itacoatiara como peculato culposo e orientou os moradores do bairro da Paz a registrarem o fato na 2ª. Delegacia Regional da Cidade de Itacoatiara para que ele possa formalizar a queixa crime no Ministério Público Federal (MPF).
Esse ainda não foi queimado
Disse Cabo Maciel que não e de hoje que a população cobra resultados da administração e melhorias na área da saúde. Ele considerou um afronto a população que vive diariamente em uma via crucia, nas madrugadas nos postos de saúde do município sem ter atendimento médico, e quando consegui não tem os medicamentos prescritos ao recorrer ao serviço de fornecimento de medicamento da prefeitura.
É grande a quandidade de remédios
Lembra Cabo Maciel que são muitas as denuncias feitas por ele pela falta de leitos e principalmente falta de medicamentos para atender aos internos no Hospital José Mendes, por isso, é importante a Secretaria de Estado de Saúde tomar as providências necessárias para apurar o motivo do desperdício de medicamentos que foram jogados no lixão da cidade.
Tem remédio que ainda está no prazo
Destacou Cabo Maciel que os remédios como: Amoxilina, Fosfato Ferroso, Nilozain, cuja validade vai até 2012, conforme consta no lote Y5-617978 são essenciais para resolver os problemas de saúde da população, mas em Itacoatiara depois de ficarem dias expostos ao sol, vão para os armários até perder a validade e normalmente os que sobram no depósito são incinerados a exemplo do que aconteceu ontem.



VEREADOR MARCONDES DENUNCIOU NA CÂMARA

Um dos volume antes do fogo

O vereador Marcondes Martins (PR) confirmou que denunciou no último dia (26.09), da tribuna da Câmara Cidadã de Itacoatiara, que havia uma grande quantidade de medicamentos vencidos na Casa Médico da Família, situada na rua 15 de Novembro, 420, e, que parte dessa carga já havia sido queimado num dos ramais do município de Itacoatiara.
Disse ainda Marcondes, que como havia ameaçado acionar o Ministério Público Federal para constatar a irregularidade, devido o grande volume de caixas existente na Casa do Médico da Saúde, talvez eles tenham se apressado na retirada dos medicamentos para incinerar no lixão da cidade.

Nenhum comentário: