terça-feira, 22 de maio de 2012

Cabo Maciel denuncia descaso do atendimento na área da Saúde

Cabo Maciel moustrou-se bastante revoltado com a falta de compromisso de alguns profissionais da saúde.

O deputado estadual Cabo Maciel (PR) criticou na manhã desta terça-feira (22), o descumprimento do Projeto de Lei de autoria do deputado Wanderley Dallas (PMDB), aprovado pelo Poder Legislativo Estadual, que obriga os hospitais públicos a divulgarem o nome dos médicos plantonistas nos hospitais públicos. Segundo o parlamentar, passaram-se cinco meses e essa lei não está sendo cumprida.
No segmento da Saúde, ainda, Maciel denunciou o descaso no atendimento nos hospitais, exemplificando o caso de uma senhora que veio a falecer durante o parto por não ter recebido atendimento imediato, conforme foi publicado nos jornais.
Dep. Cabo Maciel vai acompanhar o sistema de saúde

O deputado disse que, no final de semana viveu uma situação difícil. Segundo ele, uma moça, no rio Urubu (município de Itacoatiara, a 176 quilômetros de Manaus), foi encaminhada para Manaus com 21 dias de hemorragia. Levada ao Instituto da Mulher, foi atendida por uma médica que a tratou mal. “Simplesmente ela medicou a moça e mandou para casa”, disse o parlamentar.
Como a moça não tinha onde ficar, o deputado a levou para sua casa. “Vi essa moça perder sangue hora a hora. Vi o momento dela morrer dentro de minha residência e liguei para o secretário de Saúde, Wilson Alecrim. Vale ressaltar aqui um grande parceiro, que pediu que levasse a moça ao instituto novamente. Chegando lá, se deparou com a mesma médica, que disse que não tinha o que fazer e que procurasse um ginecologista. Mas tinha que estabilizar o quadro para encaminhar. Simplesmente ela ficou em uma cadeira jogada e eu vi a médica lá fora, dando as maiores gargalhadas com outra médica. E eu vendo aquilo na frente do Instituto da Mulher. Quando liguei novamente para o doutor Alecrim, é que as coisas funcionaram. É uma pouca vergonha o que fazem com o povo do Amazonas nos hospitais públicos. Não são todos os funcionários. Mas meia dúzia que não tem compromisso com a Saúde Pública do Estado. Os investimentos estão sendo feitos. O que me entristece é a coisa funcionar por meio de um parlamentar que liga”, enfatizou. Outro caso mencionado pelo deputado foi o de um rapaz que veio a óbito e sua morte foi comunicada 12 horas depois aos familiares. “É uma pouca vergonha, um descaso e muita falta de respeito”, argumentou.
Cabo Maciel disse que vai passar a fazer visita aos hospitais e relatar esse descaso, inclusive, cobrando o cumprimento da lei, de sua autoria, que obriga a colocação na porta dos hospitais não somente do nome dos plantonistas, mas também o número de leitos que estão ocupados e livres para serem utilizados pela população.



Um comentário:

Anônimo disse...

concordo plenamente, muitos funcionarios de hospetais e pronto socorro, humilham as pessoas, fazem descaso com a necessidade das pessoas, se acham reis do pedaço,