segunda-feira, 21 de maio de 2012

Enchente demonstra a urgente necessidade do aumento do efetivo do Corpo de Bombeiro, diz Dep. Cabo Maciel

A Defesa Civil vai necessitar da ajuda dos Bombeiros para atender a população vítima da enchente
Dep. Cabo Maciel mostra sua preocupação com a cheia

Atual enchente que levou os níveis dos rios Amazonas e Rio Negro, ambas, sendo as principais bacias hidrográficas do Estado, registrado com a maior de todos os tempos, deixou em estado de emergência 52 municípios, dos quais três já estão em estado de calamidade pública, do total de 62 municípios Amazônicos, deixando desabrigadas centenas de famílias, que tiveram de abandonar suas casas, que ficaram submersas, para serem abrigadas em colégios e outros abrigos improvisados.

Estima-se que quase um milhão de pessoas estão sofrendo prejuízos irreparáveis em razão da maior enchente já registrada em todos os tempos no Estado.

Mais preocupante ainda assenta-se no ínfimo do efetivo do Copo de Bombeiros, que hoje para atender a capital e o interior dispõe de menos de 700 BM.

Com a enchente histórica apenas 20 BMs redobram esforços para atender as centenas de famílias vitimas da enchente, nas ações de defesa civil, necessitando a retirada de mais BMs da capital, em cujo o efetivo já trabalha em situação precária. E pasmem, municípios que são considerados grande centros, como: Tabatinga, Tefé, Humaitá, Coarí, e outros não possuem brigadas de combate a incêndio, desabamentos, naufrágios, e outros sinistros, não haverá Bombeiros para combater o sinistro e nem auxiliar nos casos de calamidades publicas.
Deputado conversa com Bombeiros no interior

Na realidade atual, exige em caráter de urgência o aumento do efetivo do Corpo de Bombeiros, já que neste item o Senhor Governador do Estado, sensível a esta situação, prorrogou a validade do ultimo concurso publico realizado para aumentar o contingente do Corpo de Bombeiros no Estado, o que carece de decisão urgente, para um melhor enfrentamento de calamidades publicas, como a enfrentada com a histórica enchente atual.

Não menos importante, a necessidade urgente de viaturas fluviais para os municípios pólos que se encontram na rota das drogas conforme consta do relatório da Comissão de Segurança Pública da ALEAM, denunciados as autoridades estaduais e federais, referentes aos municípios afetados com a rota das drogas oriundas da tríplice fronteiras (Brasil – Peru – Colômbia).
Dep. Cabo Maciel ouve os Bombeiros Militares

Observe-se por oportuno, o brilhante exemplo demonstrado pelo comandante do 3º Batalhão em Tefé/AM – “Batalhão Solimões”, em conjunto com a Polícia Federal, que com poucos recursos no primeiro semestre/2012 já efetuou a apreensões e prisões de traficantes que portavam, em duas operações distintas, 54 (cinqüenta e quatro) kilos de pasta base de cocaína, das quais 38 (trinta e oito) kilos foram retirados do fundo do lago de Tefé, em uma área de igapó. E ainda, em 2011 efetuou a apreensão e incineração de 41 (quarenta e um) mil pés de maconha; e no município de Maués, esta semana, a Polícia Militar em conjunto com a Polícia Civil, apreenderam e incineram 60 (sessenta) mil pés de maconha.

Observa o Presidente da Comissão de Segurança Pública, que da parte da Polícia Militar existe grande esforço e dedicação com as causas da Segurança Pública do Estado do Amazonas, no entanto, também prescinde da existência dos meios.

Nenhum comentário: