quinta-feira, 17 de maio de 2012

Cabo Maciel destaca solidariedade às vítimas da cheia recorde


Deputado Cabo Maciel destacou sua preocupação com a presença de bichos peçonhentos, afogamento de crianças e o prejuízo com as plantações e criações dos ribeirinhos


Dep. Cabo Maciel destaca campanha Itacoatiara Solidária

A enchente recorde do rio Negro, que atingiu na manhã desta quinta-feira (17), 29,80 metros, ultrapassando três centímetros da cheia de 2009 (máxima de 29,77) foi destaque do pronunciamento do deputado estadual Cabo Maciel (PR), na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), por ter se transformado em uma situação alarmante.
“Se o rio mantiver o comportamento atual, de subir dois centímetros por dia, em 17 de junho a cota estará em 30,38. É alarmante porque nós que temos visitado várias comunidades observamos o sofrimento da população”, afirmou.
O deputado lembrou que já existem 52 municípios em estado de emergência e três municípios em calamidade pública: Careiro da Várzea (a 25 quilômetros de Manaus), Anamã (a 165 quilômetros) e Barreirinha (331 quilômetros da capital). “Com a cheia, a Polícia Militar começa a trocar viaturas por lancha, para atendimento e ocorrências, tendo em vista municípios que não tem mais área de terras para trafegar com veículo”, disse. 
Ruas centrais de Itacoatiara engolidas pelas águas

Cabo Maciel destacou as ações solidárias da comunidade às vítimas das cheias. Na sede do município de Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus), onde mais de dez bairros foram afetados, a prelazia de Itacoatiara, a Igreja de Santo Antônio, na pessoa do padre Graciomar, e o coordenador da Secretaria de Educação e Qualidade de Ensino (Seduc), professor Raimundo, mobilizaram igrejas e escolas estaduais para o lançamento da campanha “Itacoatiara Solidária”. “Esse exemplo poderia ser seguido pelos demais municípios”, disse ele, ao assegurar que empresários e pessoas carentes que não foram atingidas pela enchente estão ajudando, com doação de alimentos não perecíveis. 
Campanha mobilização população itacoatiarense

O parlamentar informou que em Manaus, os itacoatiarenses radicados na capital, também arrecadaram, em ação independente, três toneladas de alimentos, que serão encaminhadas ao município. “Reforço, que independente da ação do governo e do município, a população possa colaborar com alimento e vestuário”, disse ele, fazendo questão de parabenizar as ações de solidariedade.

Nenhum comentário: