quinta-feira, 16 de maio de 2013

ANIVERSÁRIO DE HUMAITÁ - Cabo Maciel destaca os 144 anos de aniversáro da cidade


humaita-vista



A comemoração do centésimo quadragésimo quarto aniversário do município de Humaitá (distante 675KM de Manaus) foi destacado pelo líder do Partido da República na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), deputado Cabo Maciel (PR). O parlamentar republicano tem presença marcante em Humaitá, inclusive comunidades da zona rural onde ter percorrido para atender demandas da população ribeirinha.
Cabo Maciel já formalizou requerimentos legislativos reivindicando Agencia da Caixa Econômica, construção de um Centro Integrado de Segurança (CIS) para abrigar o Batalhão da PMAM, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e DETRAN.
Conseguiu ainda implantar água potável nas comunidades de São Rafael e Caiarí e já encaminhou pedido para vinda de uma Ambulancha equipada para atender a população ribeirinha da parte de cima e debaixo do rio Madeira.
Lembra Cabo Maciel que Francisco Monteiro é considerado o fundador de Humaitá em 15 de maio de 1869. Oficialmente o município foi criado pelo Decreto Nº 31 de 4 de fevereiro de 1890, tendo sua área territorial desmembrada do município vizinho de Manicoré. A Comarca de Humaitá foi criada no ano seguinte, através do Decreto-Lei nº 95-A de 10 de abril de 1891, assinado pelo Governador Eduardo Ribeiro. neste ano também aconteceu a fundação do primeiro jornal da cidade, O Humaythaense (o segundo jornal, O Madeirense, foi fundado anos depois, em 1917), assim como a vinda do primeiro Destacamento da Polícia Militar do Amazonas para o município. Em outubro de 1894, no auge do Ciclo da Borracha, Humaitá é elevada à categoria de cidade.



Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigado ao deputado por lembrar da minha querida terrinha, tão abençoada pelo SENHOR DOS EXERCITOS.