quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Cabo Maciel defende mudanças na Lei de Ingresso da Polícia Militar

Deputado Cabo Maciel em busca de mais um benefício para a Segurança Pública com foco direto a Polícia e Bombeiros Militares. Sua propositura visa beneficiar a todos não só as Praças Policiais Militares que trabalhassem próximas às autoridades públicas recebiam esse benefício, vez que cabia a essas mesmas autoridades o direito de indicar seus protegidos, promoções estas que ocorriam em detrimento das demais Praças Policiais Militares que diuturnamente, sob o sol e a chuva, enfrentam a criminalidade e expõem suas vidas ao risco direto, situação esta inconcebível em pleno século XXI, onde as regras dos direitos humanos primam pela igualdade na sua mais plena forma.
Dep. Cabo Maciel defende a PMAM / BMAM

O deputado estadual Cabo Maciel (PR) apresentou requerimento de indicativo ao Governo do Estado para fazer mudanças na Lei de Ingresso na Polícia Militar (PM), por entender que está havendo prejuízos para os militares no que dispõe sobre os critérios para a evolução na carreira dos praças da PM do Estado do Amazonas e futura aposentadoria.

O requerimento será encaminhado ao Poder Executivo para análise e discussão com os órgãos e entidades pertinentes e posterior encaminhamento a Casa Legislativa, na forma de Projeto de Lei. “O requerimento visa fazer mudanças na Lei de Ingressos, citando como exemplo a aposentaria compulsória que trata da idade limite do policial militar”, assinalou Maciel.

Segundo o parlamentar, conforme estabelece a lei atual, o cabo e o soldado com 51 anos de idade vão “ex-ofício” para a reserva remunerada, os sargentos e subtenentes com 54 anos e os oficiais com 57 anos.

Cabo Maciel fala de seus projetos aos alunos
Para o deputado Cabo Maciel, “muita gente está sendo prejudicada por estar próximo de ser promovido”. Segundo ele, a idade limite é severa, pois por questão de dez, 15 ou 20 dias, o policial militar passa para a reserva para receber aposentadoria compulsória e, com isso, ele deixa de receber a promoção que, por lei, lhe é merecida. “O policial é totalmente prejudicado. A proposta é que a idade limite para todos os policiais seja de 59 anos para a aposentadoria normal, a idade limite para ingresso seja de 28 anos na carreira militar, perfazendo 30 anos de serviços prestados”.

Deputado Cabo Maciel e Secretária
de Administração Ligia Fraxe
Segundo o parlamentar, ao longo dos seus 175 anos de existência, a Polícia Militar do Amazonas e o Corpo de Bombeiros Militar, sempre foram deficientes quanto a uma legislação que tratasse de forma clara e objetiva sobre a evolução nas respectivas Carreiras das Praças Policiais e Bombeiros Militares.

Nesse sentido, o deputado ressalta que o requerimento tem como escopo corrigir essa necessidade histórica, vez que define requisitos e estabelece critérios para promoções por antiguidade (artigos 5º e 6º), por merecimento (art. 7º), por bravura (art. 8º), à graduação e ao posto imediato (artigos 9º e 10) e post-mortem (art. 11).

2 comentários:

SDPM LUIZ disse...

SRº DEP. CABO MACIEL, NÓS PRAÇAS DA POLICIA E BOMBEIRO MILITAR DO ESTADO DO AMAZONAS, VENCEMOS A 1ª BATALHA NESSES LONGOS 175 ANOS, QUE FOI ELEGER UM REPRESENTANDE DA NOSSA CLASSE.A 2ª É APROVAÇÃO DA LEI DE SUBSÍDIO. QUE ESTA LEI VENHA BENEFICIAR À CATEGÓRIA DOS PRAÇAS E A 3ª BATALHA A SER VENCIDA É A CARREIRA DE PRAÇAS POIS NÃO TEM NENHUMA LEI, A NÃO SER AS MEDIDAS PROVISÓRIAS.
O NOBRE DEPUTADO É A VOZ DESTAS DUAS INTITUIÇÕES DE HEROIS PM E BM DO AMAZONAS.
( JUSTIÇA SEJA FEITA ).

Jander Santos disse...

Senhor Deputado Cabo Maciel, gostaria que o ilustríssimo Deputado, verificasse nessa nova lei de ingresso, que não fosse exigido a idade limite de 28 anos de idade para nós que já estamos na ativa. Pô, não interessa que o praça tenha 40 ou 50 anos, preencheu todos os requisitos, como o TAF por exemplo, pronto, que deixem o camarada proseguir no certame, não sei se o senhor me entendeu!