quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Deputado Cabo Maciel cobra ponte para o Lago do Arrozal em Urucurituba

Cabo Maciel defende a construção da ponte, uma vez que é muito grande a produção existente pelos moradores do Lago do Arrozal
Os moradores transportam produção
em canoas

Requerimento legislativo de autoria do Deputado Cabo Maciel (PR) foi encaminhado ao governador do estado, Omar Aziz e a Secretária de Estado de Infraestrutura (SEINF), Valdívia Alencar, cobrando a construção de uma ponte em alvenaria no Lago do Arrozal, no município de Urucurituba (Distante em linha reta da capital a 212 Km), possuindo uma área territorial de 3.157 Km quadrados, com uma população de aproximadamente 26,5 mil habitantes.
Dep. Cabo Maciel fala sobre a
importancia da ponte

Cabo Maciel defendeu a construção da ponte por ser Urucurituba componente da Mesorregião do Centro Amazonense e desenvolver como atividade econômica a agricultura, com destaque para o cultivo da juta e da mandioca, seguindo-se ainda das culturas de abacaxi, arroz, malva, milho e tomate.
Entre as pertinentes destacam-se a banana, laranja, limão e o principal de todos, o cacau, que é produzido em massa, sendo largamente utilizado para a população de vários tipos de guloseimas.
Dep. Cabo Maciel fala sobre os
produtos que existem no Lago

A maior parte desses produtos é cultivada em áreas que estão localizadas na estrada e Lago do Arrozal onde, na margem direito do lago, existe uma estrada que dá continuidade da mesma, situadas em sua extensão várias comunidades que praticam a agricultura, a pecuária, a piscicultura, a pesca, a avicultura e o extrativismo vegetal.
Cabo Maciel fala sobre distância

Cabo Maciel justifica seu pedido devido a dificuldade encontrada pelos agricultores para realizarem o escoamento de seus produtos do local produzido até a sede do município, para comercialização em feiras, colônias e comercio. Enquanto a ponte não sai, os produtores estão se arriscando a transportar seus produtos em canoas, botes que não são adequados, podendo alagar a qualquer momento e podendo perder o produto, que serve para o sustento da família, mas também é utilizado para obtenção de renda, citando o risco a que é exposto o seu principal bem, a sua vida e de seus familiares, representando, isto sim, a maior perda, e não queremos que isso aconteçca. Contudo há relatos de que muitos já perderam seus produtos na travessia do lago.
Ele lembra as 50 comunidades que
existem dentro do Lago
Ressaltou ainda Cabo Maciel que o Lago do Arrozal possui o comprimento aproximado de 200 metros e atende cerca de 50 comunidades, podendo, ainda, a estrada ser utilizada para interligar o município de Urucurituba aos municípios de Boa Vista do Ramos e Maués, havendo a necessidade de construção de uma ponte, para que seja vencido esse maior obstáculo, a travessia do Lago do Arrozal.

Nenhum comentário: