segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Aquaviários do Madeira impossibilitados de retirar habilitação da Capitania dos Portos

        O Deputado Cabo Maciel esteve no último final de semana visitando as comunidades do baixo Madeira e conversou com as lideranças da região sobre a dificuldade que estão encontrando para realizarem seus exames junto a Agência da Marinha em Humaitá.
(Por:Jerson Aranha)
Deputado Cabo Maciel recebido pelos moradores

            A Marinha aumentou sua presença com a Eco-Agência Fluvial de Humaitá-AM (AgFluHumaitá), situada na margem esquerda do Rio Madeira, 250 km a jusante de Porto Velho. A sua área de jurisdição compreende os municípios de Humaitá, Manicoré, Novo Aripuanã e Apuí. Só que a maioria dos fluviários não possuem ensino fundamental completo para realizarem os exames que dá direito a Carteira de Habilitação Aquaviária.
As pequenas embarcações são utilizadas só na região

            Diante da dificuldade resolveram procurar o Deputado Cabo Maciel (PR), para que intervenha junto ao Capitão dos Portos do Amazonas, para que seja encontrado uma solução para solucionar o problema, uma vez que a maioria nasceram e cresceram na região e nunca puderam frequentar uma escola, porque não existia na região.
Uma das embarcações usadas na região do Madeira

O parlamentar republicano destacou a implantação da Agência de Humaitá que é subordinada à Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental, importante OM do 9º Distrito Naval, sediado em Manaus e que vai contribuir muito para a segurança do tráfego aquaviário e para a prevenção da poluição hídrica na mais promissora das hidrovias brasileiras.
Deputado Cabo Maciel chegando em Humaitá
           Disse Cabo Maciel que todos os proprietários das pequenas embarcações que navegam no Rio Madeira concordam em regularizar suas embarcações seja para o transporte de carga ou passageiros.
            Mas, quanto à realização do exame para retirar sua habilitação para poder pilotar as embarcações, estão encontrando dificuldades por não possuírem o ensino fundamental completo, concluiu Cabo Maciel.

Nenhum comentário: