domingo, 26 de fevereiro de 2012

Responsabilidade na escolha do seu candidato a Vereador

Aprenda a votar e deixe de reclamar. Em outubro você terá a grande chance de mudar o rumo do parlamento municipal trocando seu representante na Câmara Municipal.

Antes até de escolher seu candidato a vereador é preciso saber para que ele serve. Muitos candidatos prometem melhorar a segurança pública, a saúde, a educação, o esporte, a geração de empregos… Ora, é impossível que um candidato possa fazer tantas coisas ao mesmo tempo, até porque não tem competência pra isso.

O vereador tem a função de legislar, ou seja, de criar leis que auxiliem a administração municipal (o prefeito) a melhorar a cidade. Ele não pode, por exemplo, construir uma praça ou hospital, mas pode criar uma lei para aumentar a carga horária do ensino municipal. Outra função do vereador é a de fiscalização da administração municipal.

Ele atua como um verdadeiro fiscal do prefeito, indicando o que está errado, desaprovando contas públicas, etc.

Agora que você já tem uma idéia sobre o que faz um vereador, é hora de saber suas propostas. Não caia na lábia daqueles que dizem que irão melhorar, saúde, moradia, segurança, educação, tudo ao mesmo tempo.

Isso não existe. Acredite naqueles que se dedicam a um segmento em especial, como por exemplo, um candidato que tenha suas propostas pautadas em maioria na área da segurança. Ou ainda naqueles, que prometem trabalhar por um bairro em especial. Quando um vereador tem uma atuação mais segmentada, fica mais fácil, cobrar suas promessas de campanha.

Algo importantíssimo em um vereador é o seu caráter. O seu candidato deve ser extremamente honesto, e o seu currículo não deve ter sequer um arranhão com relação a isso. Na câmara, ele receberá inúmeras tentativas de suborno, e para resistir a isso, deve ter uma honestidade e caráter, inabaláveis.

Por ultimo, um vereador deve ser alguém extremamente preparado intelectualmente, pois se não for assim, não saberá o que fazer na câmara. Para legislar bem, é preciso conhecimento e preparo, coisas que um analfabeto não tem. Portanto, se você pretendia votar num conhecido que é analfabeto ou quase isso, mas é boa pessoa, pode esquecer. No mínimo um curso superior, o vereador deve ter. Dê preferência aos formados em direito, que possuem um conhecimento mais especifico para a função. Não se preocupe se o candidato nunca ocupou um cargo público, o que o povo costuma dizer de “nunca ganhou pra nada”. Para ser um bom vereador não é preciso ter essa experiência.
Vote em alguém com propostas concretas, honesto e com muito preparo intelectual.

Um comentário:

ACIOLLY ENTORNO SUL 190 disse...

parabens nobre companheiro e Ir. por representar a familia miliciana visitamos vosso blog estamos sendo seguidor estamos no entorno de Brasilia a 60 km da Camara Federal Luziania Goias acesse nossa pagina e seja seguidor tambem . quando vir a nossa região conte com nossos humildes prestimos ao vosso dispor...SGT ACIOLLY 10BPM/5CRPM GO/ENTORNO NOSSO BLOG http://sgtaciolly.blogspot.com.br/