terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Vergonha: Com baixa adesão, PM e bombeiros suspendem greve no Rio

O governador Omar Aziz em conversa com os presidentes das
entidades lembra o tempo de estudante em que ia para as
ruas protestar contra aumento das passagens de ônibus
Enquanto isso, o governador em conversa com os líderes das Entidades lembrou seu tempo em que comandava greve em Manaus e a defasagem existente no salário dos PMs.
Após a baixa adesão ao movimento, líderes dos PMs e bombeiros do Rio de Janeiro decidiram suspender a greve iniciada na quinta passada.

A assembleia de hoje tornou-se uma reunião para discutir como negociar a libertação dos manifestantes presos: nove PMs e 11 bombeiros detidos em Bangu 1; outros sete PMs em um quartel da corporação e 162 bombeiros em detenção administrativa.

A Defensoria Pública do Rio decidiu atuar na defesa dos PMs e bombeiros presos. O Tribunal de Justiça do Rio disse que alguns pedidos já foram encaminhados para parecer do Ministério Público.

"Ainda não conseguimos falar com eles. Estão incomunicáveis. São presos políticos", disse à Folha a estudante Ana Paula Matias, 29, mulher do sargento do Corpo de Bombeiros, Alexandre Gomes Matias, 32, preso em Bangu 1.

O deputado Marcelo Freixo (PSOL), da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia do Rio, disse que a prisão dos militares em Bangu 1 é "inaceitável" e "arbitrária".

A ida dos presos para Bangu 1 é defendida pelo governo Sérgio Cabral (PMDB) como forma de isolar os líderes do movimento e "sufocar" a greve. As prisões foiram feitas já nos primeiros dias.
Omar Aziz que já foi vice-governador lembra que a PMAM
ficou cerca de 8 anos sem aumento. Por isso, ele disse
reconhecer que os Militares merecem um aumento digno
O Estado diz fundamentar sua decisão com a Constituição Federal, que não permite que militares façam greve, e o Código Penal Militar (CPM) que aponta como crime o "incitamento à greve".

Mas o Superior Tribunal Militar entende que os militares só devem ficar em presídios comuns ao perder a condição de militar.

Além disso, 162 bombeiros foram postos em prisão administrativa e responderão a processos disciplinares --incluindo 123 indiciados na sexta-feira e 39 guarda-vidas que faltaram ao serviço no GMar (Grupamento Marítimo) da Barra da Tijuca (zona oeste).

As três categorias rejeitaram um aumento aprovado na sexta (10) que eleva de R$ 1.277 para 1.969 o salário-base de PMs e bombeiros. Elas reivindicam um piso unificado de R$ 3.500.

Nenhum comentário: