terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Deputado Cabo Maciel foi patrono dos concludentes de Educação Física da UEA em Itacoatiara


O clima de muita festa e descontração tomou conta dos formandos de Educação Física da UEA de Itacoatiara.

 Por Jerson Aranha / Rafael S. Nobre
Deputado Cabo Maciel com a turma no palco do auditório

Dos 633 concludentes do curso de Educação Física, oferecido simultaneamente em 16 cidades do interior pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), 34 pertenciam ao município de Itacoatiara, (distante 175 quilômetros de Manaus). O evento aconteceu no auditório do CETAM, sob a coordenação do Mestre e diretor da UEA, Antoniou Caupe, representantes da Prefeitura do município e do Deputado Cabo Maciel (PR), representante da Velha Serpa na Assembleia Legislativa do Estado.

A formatura de 633 pessoas foi considerado importante aliado para reduzir o déficit de professores da área em todo o Estado. Essa foi a aposta do coordenador de Educação Física da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (Seduc/AM), Joel Soldera.
Dep. Cabo Maciel fala da sua alegria pela conquista

Destacou ele, que “De quase 1.230 professores dessa disciplina lotados na secretaria pouco mais de 410 têm graduação na área. Só do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental o déficit gira em torno de 150 professores”, explica Soldera.

Os professores do curso de Educação Física ministram as aulas em Manaus e os alunos assistem, em tempo real, nos 16 municípios, em uma modalidade de educação chamada Sistema de Ensino Presencial Mediado por Tecnologia (SPMT). Esta modalidade utiliza a tecnologia IPTV e permite que as aulas produzidas na capital cheguem ao vivo, hoje, a quase 5 mil estudantes de diversos cursos do interior.
Turma presta juramento perante as autoridades presentes

A formatura da última quinta-feira (16), foi realizada em Manaus e simultaneamente em cada um dos 16 municípios onde o curso acontece, sendo veiculada ao vivo em todas as unidades da UEA através do IPTV. “Posso dizer que não foi fácil estudar Educação Física a distância, mas cada esforço valeu a pena quando, hoje, chegamos à formatura”, disse o orador da turma de Tefé, Raimundo Nonato Pereira de Souza, representando todos os alunos do curso de Educação Física.

Para o vice-governador do Amazonas, José Melo, “a educação é o maior bem que uma sociedade pode passar à posteridade”. Ele lembrou que a UEA foi criada com o objetivo principal de formar professores e “vem cumprindo o seu papel de maneira primorosa formando homens e mulheres capacitados para desenvolver o Estado”.
Dep. Cabo Maciel destaca o trabalho da UEA em Itacoatiara

Visivelmente emocionada, a reitora em exercício da UEA, Marly Guimarães, afirmou que 221 formandos (35% do total) conseguiram aprovação no último concurso público da Seduc/AM. “Estou até com a voz trêmula de emoção ao ver tanta gente se formando de uma vez. No total, 77% dos alunos que iniciaram o curso estão se formando hoje. Em Humaitá, dos 50 que começaram o curso, 49 conseguiram concluir o curso”, afirmou a reitora.

Mercado
Familiares orgulhosos pela conquista dos jovens

O licenciado e bacharelado em Educação Física poderão atuar como professores em instituições de ensino; em editoras e em órgãos públicos e privados com produção e avaliação de programas e materiais didáticos para o ensino presencial e a distância. Além disso, podem trabalhar em espaços de educação não-formal, como clubes, academias de ginástica, clínicas, hospitais, hotéis e parques; em empresas que demandem sua formação específica e em instituições que desenvolvem pesquisas educacionais. Também pode operar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria.
O nervosismo no inicio da solenidade
 
O curso é ofertado nas cidades de Boca do Acre (1.028 quilômetros de distância de Manaus), Carauari (786 quilômetros), Careiro (83 quilômetros), Coari (362 quilômetros), Eirunepé (1.159 quilômetros), Humaitá (591 quilômetros), Itacoatiara (175 quilômetros), Lábrea (701 quilômetros), Manacapuru (69 quilômetros), Manicoré (332 quilômetros), Maués (257 quilômetros), Parintins (368 quilômetros), Presidente Figueiredo, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga (1.106 quilômetros) e Tefé (520 quilômetros).

Nenhum comentário: