sexta-feira, 19 de outubro de 2012

ALEAM homenageia os 10 anos do Batalhão de Choque com Sessão Especial


Deputado Cabo Maciel tem sido uma voz incansável da Polícia e Bombeiro Militar na Assembleia Legislativa. Seu foco agora será em direção a Lei de Carreira.
Plenário da ALEAM lotado com os PMs do Choque

     A luta pela aprovação da lei de carreira dos praças e bombeiros da Polícia Militar (PM) foi o destaque do pronunciamento do deputado estadual Cabo Maciel (PR), na manhã desta sexta-feira (19), na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), por ocasião da homenagem aos dez anos do 1º Batalhão do Choque (criado pelo Decreto Nº 4.136 de janeiro de 1978), em Sessão Especial presidida pelo deputado estadual Abdala Fraxe (PTN).
Policiais foram participar da homenagem

     Para um plenário lotado de policiais do Choque e uma mesa de trabalho formada pelo comandante da Polícia Militar, coronel Almir David Barbosa, representante do governador Omar Aziz (PSD) no evento, do comandante do 1º Batalhão de Choque (homenageado), major Antônio Júnior de Souza Brandão, titular do Comando do Policiamento Metropolitano de Manaus, tenente-coronel Gilberto de Andrade Gouvêa e do subcomandante do Comando do Batalhão Especial da capital, tenente-coronel Antônio José de Oliveira, Cabo Maciel fez uma explanação sobre o andamento da tramitação do projeto.

     Segundo ele, hoje já existe uma lei de carreira dos oficiais, que já funciona, mas os praças e bombeiros militar ainda não têm. Por isso, apresentou à Casa Legislativa um indicativo ao governo do Estado, que cria a Lei de Carreira dos Cabos e Bombeiros da Polícia Militar. A lei foi encaminhada da ALEAM à Casa Civil do governo.
Homengem merecida aos policiais do Choque

     “No período de recesso sentamos com o comando da Polícia Militar e com entidades de classes e discutimos item a item, chegando a um consenso”, disse Cabo Maciel.
     De acordo com essa proposta, pede-se dez anos para que o praça seja promovido a cabo; dois anos depois da graduação chega a 3º sargento, e de 3º sargento para passar para 2º, que hoje é de cinco anos, a alteração é para dois anos; e do 1º sargento para suboficial mais dois anos. “Com 19 anos de serviço chega-se ao último posto de praça, podendo seguir quadro de oficial administrativo e chegar até o posto de major”, disse o deputado.

     O parlamentar explicou, ainda, que o anteprojeto da lei já tem o parecer prévio jurídico positivo da Casa Civil para que ela tramite. “Depois das eleições vamos pedir que a Casa Civil encaminhe o anteprojeto à Procuradoria Geral do Estado (PGE) para que ela seja aprovada pelo Estado. Essa é uma bandeira de luta nossa”, enfatizou.
Cmte. Almir David representou o governador Omar 

     O deputado parabenizou a todos e disse que serviu no Choque em 1992, como cabo da PM, e tem muito orgulho por isso. “Tive a oportunidade de aprender muito, com a disciplina, hierarquia e respeito, como soldado do pronto atendimento. Toda vez que precisamos do batalhão ele está preparado para fazer a intervenção”, disse ele, destacando a atuação dos comandantes anteriores e atuais.

Durante o evento, em nome da ALEAM foram entregues placas comemorativas à data aos comandantes da corporação e ex-comandantes, como ao patrono do Choque, o coronel Raimundo Carlos Daniel Mar, o Guerreiro do Choque, que foi o primeiro comandante da antiga Cia de Choque.
Comandante e ex do Batalhão de Choque

     Nos seus agradecimentos, o major Antônio Júnior Brandão explicou que a atuação do Batalhão de Choque não se resume aos dez anos, mas aos 34 anos desde que foi fundado, na década de 70, devido aos distúrbios no Distrito Industrial. “A tropa é treinada e está pronta a dar resposta às demandas operacionais. Se houver necessidade nos municípios a guarnição está pronta para viajar”, argumentou ele, ao afirmar que a busca por excelência é uma constância na tropa. “O êxito da excelência vem 100% da tropa treinada e adestrada com armamento diferenciado”, garantiu.

Combatentes
Comandante do 1o Batalhão do Choque, Maj. Brandão

     Representando o governador, o coronel Almir David destacou a atuação do 1º Batalhão de Choque desde o combate à guerrilha urbana e rural em 1978, no controle de rebeliões em presídios, capturas de fugitivos de presídios na área urbana e rural, entre outros. “Parabéns a todos e que continuem desenvolvendo seu trabalho com essa conduta exemplar e que tenham muitas histórias para contar na preservação da vida e dos direitos humanos, apesar da utilização da força em suas ações”, disse.
O deputado Abdala Fraxe, que presidiu a sessão, assim como deputado Chico Preto (PSD), fez questão de deixar sua parabenizaçâo aos policiais do Choque. “Na condição de cidadão, quero agradecer a oportunidade de presidir a Sessão e ter o prazer de vivenciar o momento em que os índices de criminalidade vêm diminuindo”, ressaltou.

Nenhum comentário: