quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Cabo Maciel destaca Sessão Especial dos dez anos do 1º Batalhão de Choque


A homenagem aos dez anos de criação do 1º Batalhão de Choque, em Sessão Especial que será realizada nesta sexta-feira (19), às 10h, no Plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), foi destaque do pronunciamento do deputado estadual Cabo Maciel (PR) na manhã desta quinta-feira (18), autor da proposta.

A Sessão Especial, como ressaltou o parlamentar, é o reconhecimento à unidade militar, importante na prestação de serviços à comunidade amazonense.
O Batalhão de Choque é oriundo da Companhia Independente de Polícia de Choque, fundado pelo Decreto nº 4.136 de 16 de janeiro de 1978, e tem como patrono o Coronel QOPM Raimundo Carlos Daniel Mar, o “Guerreiro do Choque”, o primeiro comandante. Ele atua como força de reação em ações de distúrbios civis, contra guerrilha urbana e rural, bem como em missões extraordinárias, entre as quais controle de rebelião em presídios, capturas de fugitivos de presídios na área urbana e rural, e na busca de pessoas que se perdem na selva em razão da prática de ecoturismo.
Cabo Maciel parabenizou, também, o governador Omar Aziz (PSD), pela reinauguração do 9º Distrito Integrado de Polícia (DIP), no bairro de São José, Zona Leste, na quarta-feira (17).
O parlamentar disse que o Governo do Estado está agregando a estrutura dentro da área da Segurança Pública para que o “Ronda no Bairro” seja aplicado em todas as áreas da cidade.

Itacoatiara
O parlamentar aproveitou para denunciar a falta de água, por seis dias, no município de Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus) por conta de uma adutora, com mais de 20 anos, que deu problema. “O município não está preparado para esse tipo de ocorrência”, disse ele. “Espero que o que essa gestão não fez essa próxima faça. Nem espero muito, porque já passou 20 anos no poder e pouco fez pelo município”, acrescentou.
Cabo Maciel anunciou que deu entrada em Requerimento Indicativo ao Governo do Estado, solicitando três ambulâncias para o município. “Além de não ter ambulância para atender as ocorrências dentro do município, as que fazem o transporte do município para a capital estão sucateadas”, disse ele, ao afirmar que nem culpa o governo tem por essa situação, pois no ano passado, foram repassadas duas ambulâncias novas, mas é preciso dar manutenção a esses veículos.
O deputado ressaltou a atuação do Corpo de Bombeiros no município, que faz o atendimento das necessidades.

Fuga dos presídios

O parlamentar aproveitou, ainda, para pedir à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos a contratação de mais agentes penitenciários para as unidades prisionais. Segundo ele, a Polícia Militar faz a guarda externa. “Estão tentando tapar o sol com a peneira. Tentando arranjar um culpado”, disse Cabo Maciel, ao afirmar que o efetivo para fazer a guarda externa necessária é de cerca de 40 policiais. “E desse efetivo só vão 15, que não têm como cobrir as guaritas que fazem a guarda dos presídios. E quando há fuga, querem culpar o policial, fazem sindicância e o excluem”, disse. 
     Para o deputado, é necessário que se coloque o mínimo de policias na segurança dos presídios, porque não temos 30% do efetivo que é necessário. “O policial não entrou no presídio para abrir cela para ninguém. É necessário que as secretarias de Justiça e de Segurança façam uma avaliação. Onde é para ter 40 policiais só tem 12 ou 13. Fica o alerta”, assegurou, destacando que o setor jurídico da Associação dos Cabos e Soldados vai acompanhar esse trabalho (sindicância). “Tem que ter agente penitenciário para abrir e fechar a porta dos presídios”, argumentou.

Nenhum comentário: