quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Governo confirma novo concurso para a PM no Amazonas


Por Janaína Andrade   -  portal@d24am.com


Serão oferecidas cerca de 2.500 vagas, segundo o vice-governador do Amazonas, José Melo.

Dep.Cabo Maciel e vice-governador José Melo

     Na manhã desta quarta-feira, 17, o vice-governador do Amazonas, José Melo, confirmou a realização de um concurso público para a PM, com cerca de 2.500 vagas. “Esse concurso já estava previsto, para que assim fosse possível ter o efetivo de policiais completos para atuar não somente na capital, mas também nos principais municípios do interior do estado, onde o Programa Ronda no Bairro também será implantado“, afirmou.

     A declaração foi dada durante a solenidade de entrega do novo prédio do 9º Distrito Integrado de Polícia, localizado na rua Urariá, bairro São José, zona Leste de Manaus, que integra o Programa Ronda no Bairro. O DIP é composto por uma companhia da Polícia Militar (PM) e uma delegacia da Polícia Civil (PC), e recebeu o investimento de R$ 2,4 milhões.
Os novos policiais vão atender o interior do Estado

     O novo DIP conta com auditório, sala de conforto, cela, refrigeração, cabines de atendimento individual, escritório para o delegado e para o comandante, cartório, refeitório e outros. Na solenidade o Secretário de Segurança Pública entregou, 25 motocicletas 250 cilindradas, 7 veículos tipo van, 75 capacetes, 13 tablets e 18 notebooks, que serão utilizados pelos delegados e comandantes.

     O Secretário de Segurança Pública, Paulo Roberto Vital, garantiu, durante a solenidade, que o governador Omar Aziz instalará nos próximos dias o Ronda no Bairro na zona Sul, completando assim todo o território de Manaus. Segundo o Vital, até o final do primeiro semestre de 2013, os 30 DIPs do Ronda no Bairro já serão entregues.
Cabo Maciel recepcionado pelos policiais da Banda da PM

     “O 9º DIP foi o primeiro a ser entregue, e os próximos distritos a serem entregues substituirão aqueles que já foram entregues e que funcionavam provisoriamente em contêineres ou em prédios cedidos às polícias“,  completou Vital.
     A unidade policial se estende por três etapas do bairro São José, onde moram aproximadamente 70 mil pessoas, e conta com 18 policiais militares, duas motocicletas e uma viatura quatro rodas, realizando o policiamento ostensivo 24 horas em cada perímetro de 3 quilômetros quadrados.
Os novos policiais que reconhecem o trabalho
parlamentar do Dep. Cabo Maciel

     Para a comerciante, Ana Patrícia de Sá, 34, após a implantação do programa, os furtos diminuíram e o atendimento da polícia ficou mais rápido. “Sou comerciante há dez anos, e antes quando precisávamos da polícia, nem adiantava ligar, por que eles demoravam muito, e após o Ronda no Bairro, um dia eu precisei, pois vi um carro suspeito na frente da minha casa, e os policiais chegaram em 5 minutos. “ relatou a comerciante, dizendo que agora está mais confiante no trabalho da polícia.
     A feirante Neisyane Matos dos Santos, 29, falou que antes da Ronda no Bairro, após às 20h ficava muito perigoso andar no bairro. “Agora com os policiais passando todo tempo, os bandidos sumiram. Me sinto mais segura para trabalhar com calma e voltar pra casa sem risco de acabar sendo assaltada. “ contou Neisyane.
Polícia de Choque será homenageada na 6a feira na ALEAM

        Segundo o Comandante da 9º Companhia Interativa Comunitária (Cicom), Major Carliomar Brandão, desde a inauguração do Ronda no Bairro na zona Leste, no dia 19 de julho, os índices de violência caíram, em média, 30%. “ O trabalho da PM já estava sendo realizado com excelentes resultados, e com a entrega do novo prédio, os policiais ganham um gás a mais, e com certeza a criminalidade na área do São José irá cair ainda mais“, enfatizou o comandante, falando que a população tem sido parceira da polícia.

Nenhum comentário: