sexta-feira, 6 de maio de 2016

Cabo Maciel destaca iniciativa de Desembargadora Presidente do TJAM, Graça Figueiredo, para melhorias no atendimento dos Fóruns do inteior do Amazonas.

Por determinação da presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargadora Graça Figueiredo, um convênio com o Comando do Exército está pronto para ser assinado, caso haja interesse, pela próxima gestão do Poder Judiciário estadual. O objetivo da parceria é regular os procedimentos para a execução do Programa Amazônia Conectada, que vai integrar, via fibra óptica subfluvial, o interior do Estado, melhorando a infraestrutura de Tecnologia da Informação na Região Amazônica e permitindo, dessa forma, o desenvolvimento de políticas públicas para a área.

Como a execução do projeto alcança a próxima gestão e prevê custos ao Fundo de Modernização e Reaparelhamento do Poder Judiciário, a desembargadora-presidente do TJAM entendeu que ficará a cargo da próxima presidência a eventual assinatura do convênio. A parceria vai expandir a infraestrutura de comunicações e contribuir para as ações do Governo Federal desenvolvidas no âmbito do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) na região amazônica.

De acordo com o convênio, será disponibilizada uma rede de fibra óptica subfluvial para expansão e melhoria nas transmissões e comunicações entre as unidades judiciárias do TJAM. Enquanto uma rede deve interligar Manaus e o município de Tefé, outra rede subfluvial vai ligar Tefé ao município de Tabatinga até julho de 2017.

Ao todo, o custo para o Tribunal de Justiça deve chegar a R$ 1,5 milhão. O valor será para custear as despesas voltadas exclusivamente ao convênio, havendo repasse de recursos do Fundo de Reaparelhamento para que os trechos do Programa sejam executados. O projeto será concluído mediante a captação destes recursos para a conclusão de cada infovia, tornando possível a comunicação entre os Fóruns de Justiça instalados nas comarcas do interior do Amazonas.

Nenhum comentário: