quinta-feira, 14 de junho de 2012

Itacoatiara recebe Escola Solidária e novo Centro Integrado de Segurança da Polícia Militar


O grande ausente foi o representante de Itacoatiara, Deputado Cabo Maciel que ao se deslocar sofreu acidente na rodovia AM-010. Tendo que retornar para Manaus.
Momentos da solenidade de inauguração do CIS

   A população de Itacoatiara (a 270 km de Manaus) foi beneficiada nesta quarta-feira, 13 de junho, com importantes ações da gestão Omar Aziz na área social e de segurança. Com uma média de 20 mil atendimentos, o programa Escola Solidária ofereceu para aproximadamente 10 mil pessoas serviços na área da saúde, cidadania e assistência social. Para melhorar os serviços de segurança do município, foi reinaugurado o 2º Batalhão da Polícia Militar do município que passa a ser chamado de Centro Integrado de Segurança (CIS), o primeiro do interior do Estado.
1a. dama junto ao povo em Itacoatiara

   As duas ações foram coordenadas pela presidente do Fundo de Promoção Social (FPS) e primeira-dama do Estado, Nejmi Jomaa Aziz, que representou o governador Omar Aziz na ocasião e esteve na cidade para participar também das celebrações de Santo Antônio de Itacoatiara. Segundo a primeira-dama, esses investimentos representam a determinação do governador Omar Aziz em investir em segmentos prioritários para população do interior.
   “O governador Omar Aziz tem a preocupação de ir aos municípios para acolher as pessoas da melhor forma possível com cuidado e carinho. Seja na saúde ou segurança, tudo isso é feito para melhorar a vida das famílias do Amazonas. Este Centro Integrado faz parte da reestruturação do sistema de segurança pública, onde estará integrando em um mesmo local o Detran, o Conselho Tutelar, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros”, destacou a primeira-dama.
Nejmim e Dom Carillo

   Moradores beneficiados - A Escola Solidária chegou a sua sexta edição na Região Metropolitana de Manaus (RMM) e já ultrapassa a marca de 100 mil atendimentos realizados nos seis municípios que compõem a RMM (Iranduba, Novo Airão, Manacapuru, Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo e Itacoatiara).
   Desde a expedição de documentos a consultas médicas, um dos principais objetivos da Escola Solidária é conceder oportunidade para as famílias que não possuem acesso aos serviços básicos de saúde, assistência social e documentação. Esse é o caso da dona de casa Maria de Paula da Silva, 39, que, na edição de Itacoatiara, pode tirar documentos para os dois filhos deficientes físicos. “Sempre tentei e não conseguia, mas tive o privilégio de tirar os CPFs dos meus filhos que não possuem condições de fazer isso e eu não tinha como realizar no dia a dia”.
PMAM, DETRAN e POLICIA CIVIL e BOMBEIROS

   Durante a mobilização, as mulheres com gravidez também puderam contar com o apoio do programa que realizou a doação de 150 enxovais. “Eu não tenho muita condição para comprar fraldas e outras coisas para meu bebê, e aí consegui na ação o meu kit que já vai ajudar muito”, disse a costureira Danoemi Lima, 35, moradora de Itacoatiara.
   Entre os serviços oferecidos gratuitamente na Escola Estadual Berezith da Silva, estavam a emissão de carteiras de Identidade e de Trabalho, CPF, Certidão de Nascimento, orientações sobre direitos do cidadão, por meio da Defensoria Pública. Assim como consultas médicas de clínica geral, pediatria, dermatologia, hipertensão e diabetes, oftalmologia, atendimento odontológico e ginecológico, corte de cabelo e distribuição de lanches.
Policiais sendo passado em revista

   Centro Integrado de Segurança – Com um efetivo de 119 policiais militares, o 2º Batalhão da Polícia Militar de Itacoatiara passa a ser chamado de Centro Integrado de Segurança (CIS), que vai abrigar o Detran, Conselho Tutelar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiro do município. As próximas cidades que receberão o CIS serão Manacapuru, Tefé e Tabatinga.
   Para o secretário de Segurança Pública, coronel PM Paulo Roberto Vital, o CIS vai poder integrar as atividades policiais para reforçar a segurança nos municípios. “O objetivo é que haja uma integração entre esses órgãos para que possam somar com a segurança pública em nosso Estado”.
Policiais em forma em frente ao prédio do CIS

   A primeira-dama esteve presente na solenidade de inaguração e destacou que os investimentos na cidade são resultados do trabalho do Governo do Estado, que visa oferecer mais qualidade de vida para a população. O Batalhão da PM de Itacoatiara atende também aos municípios de Silves, Itapiranga, Nova Olinda do Norte, Urucará, São Sebastião do Uatumã e Urucurituba.     
   Procissão - Para encerrar a programação na cidade, Nejmi Aziz participou da Procissão, Missa e Arraial de Santo Antônio junto a mais de 20 mil pessoas pelas ruas da cidade e no Centro de Convenções de Itacoatiara.

Nenhum comentário: