quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Cabo Maciel cobra Terminal Pesqueiro para Urucurituba


A conquistade um Terminal Pesqueiro para Urucurituba irá beneficar dezenas de pescadores e seus famíliares. Por isso, Maciel redobra sua luta em favor dos trabalhadores
Deputado Cabo Maciel cobra Terminal Pesqueiro

         O líder do Partido da República na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas(ALEAM), deputado Cabo Maciel encaminhou requerimento cobrando um Terminal Pesqueiro para o município de Urucurituba, com baseado na elevada produção de pescado devido a existencias de vários lagos e rios próximos ao município.

         Em sua justificativa, Cabo Maciel disse que o município de Urucurituba representa relevante importância no cenário regional, seja por sua posição geográfica, seja por sua infra-estrutura, seja por sua economia, seja por sua quantidade populacional (17.837 habitantes), sendo ainda considerada uma das mais importantes cidades do Estado do Amazonas.
É grande a quantidade de pescado que é jogado fora

         Além disso, - continuou Cabo Maciel -, o municí9pio tornou-se pela sua localização, um grande centro para compra de pescados. Atualmente a produção realizada com pesca nos rios e lagos do município cresceram desordenamente ficando o escoamento literalmente prejudicado, sendo um problema para os pescadores, pois esbarra na precariedade de não tem um Terminal Pesqueiro Público.
Pescadores artesanais de Urucurituba

         Acrescentou ainda Maciel que com a construção de um Terminal Pesqueiro Público(TPP) no município de Urucurituba trará ínúmeros benefícios tais como: empregos diretos e indiretos, além de ampliar as agroindústrias de beneficiamento do produto, produção de insumo, distribuição e comerciação do pescado. O TPP terá ainda outro impacto social importante, pois, trará a melhoria de renda para milhares de pescodores e produtores. Os pescadores principalmente os artesanais são reféns dos atravessadores, pois, como não tem como conservar o pescado por uito tempo, são obrigados a vender o objeto de seu trabalho a qualquer preço insignificante. 
         No entanto, com a construção do Terminal, o pescador desembarcará o pescado e poderá mantê-lo nas câmaras frigoríficas até negociar a preço justo. Isto vaqi aumentar substancialmente a renda do pescador, além de revitalizar a área portuãria, pois, em sua esttura o Terminal terá um comércio específico com lojas relacionadas ao setor pesqueiro, e terá câmaras frigorificas higiênicas para o armazenamentodo produto, concluiu Cabo Maciel.

Nenhum comentário: