domingo, 5 de agosto de 2012

Falta de Iluminação pública contribui para insegurança


Deputado Cabo Maciel
A iluminação pública é responsável pelo aumento da violência em Manaus. O pior é que não se trata daquele apagão provocado pelo excesso de consumo de energia, mas de um apagão decorrente da falta de capacidade da Prefeitura em realizar uma tarefa relativamente simples, que é zelar pela manutenção da coisa pública. Essa é a opinião do presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Estado (ALEAM), Deputado Cabo Maciel (PR).
Maciel disse que esse desleixo com a iluminação municipal é muito preocupante, uma vez que aumenta a sensação de insegurança dos cidadãos, facilitando as ações de marginais que atentam à nossa vida e ao nosso patrimônio. Como se não bastasse, também expõe pedestres e motoristas aos riscos do trânsito em vias escuras. Por outro lado, a iluminação bem cuidada e em perfeito funcionamento valoriza e embeleza o patrimônio público, proporciona a melhor utilização noturna da cidade (por exemplo, a realização e a prática de atividades de lazer, culturais e esportivas), e garante um pouco mais de confiabilidade para o cidadão exercer o seu direito de ir e vir, conforme estipulado na Constituição Federal.
“A Segurança pública é um direito humano essencial e cabe a (União, Estados e municípios) assegurá-la a todos os cidadãos. Portanto, defendo maior preocupação do Poder municipal a cuidar devidamente da iluminação pública”. Concluiu Cabo Maciel.

Nenhum comentário: