segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Ronda no Bairro reduz crimes em 28 bairros da cidade


O governador Omar Aziz tem feito investimentos na Segurança Pública e os resultados já começam a aparecer
Dep. Cabo Maciel tem acompanhado o programa

     Implantado em três das seis zonas geográficas de Manaus, o Ronda no Bairro reduziu a criminalidade em 28 bairros onde o programa já está implantado, com benefício direto a uma população aproximada de 1 milhão e 100 mil pessoas, segundo informou nesta segunda-feira, dia 6 de agosto, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP).
     Na zona norte, a primeira área da cidade onde o Governo do Amazonas implantou o programa há 176 dias (de 16 de fevereiro a 31 de julho), a queda nos índices gerais de criminalidade alcança 4% quando comparado a igual período de 2011. A zona norte tem 10 bairros atendidos pelo programa.
Dep. Cabo Maciel conversa com os militares

     O secretário de Segurança Pública, coronel PM Paulo Roberto Vital, destaca que a zona norte registrou resultados expressivos no mês de julho, como a queda de 37% das ocorrências mais graves, entre elas homicídio, tentativa de homicídio, latrocínio, roubo, furto e tráfico de drogas. “Para se ter uma idéia de que o policiamento comunitário é importante, as tentativas de homicídio caíram 64% ante o mesmo período do ano passado. Isso é ótimo porque significa vidas preservadas”, disse.

     Vital ressaltou que a atuação do Ronda no Bairro em três zonas de Manaus leva o sistema de segurança a registrar queda no total de ocorrências em toda a cidade, como foi o caso deste fim de semana. “De sexta-feira até a madrugada desta segunda-feira, tivemos uma redução de 24% no total de ocorrências mais graves, como aquelas que atentam contra a vida e o patrimônio das pessoas”, afirmou.
Populares foram participar do lançamento na Zona Leste

     Embora com pouco tempo de operação, as zonas leste e centro-sul já apontam essa mesma tendência de queda na criminalidade. Nessas regiões, o Ronda no Bairro atua desde os dias 19 e 26 de julho, respectivamente. “Trabalhamos com a convicção de que a segurança da população vai melhorar muito em pouco tempo. Claro, todos nós queríamos estar logo livres dos criminosos, mas essa redução nas ocorrências, que se consolida a cada mês, aponta que Manaus vai voltar a ter paz e tranqüilidade muito em breve”, disse, otimista, o coronel Vital.
Militares são cumprimentados pelo Dep. Cabo Maciel

     Na zona centro-sul, em que o Ronda no Bairro está completando uma quinzena de operações em sete bairros, a redução das ocorrências gerais na comparação com 2011 é de 37% e chega à metade nos casos de lesão corporal, furto e roubo. 
Segundo a SSP, a polícia reduziu em 42% os homicídios na zona leste desde o dia 19 de julho, quando comparado com igual período de 2011. Também há queda de 50% nas tentativas de homicídio e de 35% nos de roubo. O Ronda no Bairro cobre 12 bairros nessa zona.

Nenhum comentário: